Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Conheça mais recursos do Google para educação

Conheça mais recursos do Google para educação

Olá professores!

Mais dicas para vocês. Depois do Google Sala de Aula (ou Google Classroom), a gigante da internet lança mais um recurso para educação, para incrementar as aulas dos professores de todo o mundo: o Google Maps for Education.

Trata-se de uma nova plataforma gratuita que oferece recursos específicos para os professores utilizarem as ferramentas do Google em sala de aula – Google Maps, Google StreetView e Google Earth – , em disciplinas como Geografia, História, Ciências, Artes e Matemática.

Além de oferecer uma série de recursos bacanas aos educadores, o Google Maps for Education ainda conta com uma porção de tutorias online, que dão dicas aos professores de como usar cada ferramenta em classe.

Recursos do Google para Educação

Ficou curioso? Então, confira, abaixo, algumas maneiras de utilizar os recursos do Google com a turma. Com o Google Maps for Education você vai ver que é possível explorar o mundo sem sair de dentro da sala de aula.

Google Maps

Os mapas interativos oferecidos, gratuitamente, pelo Google Maps podem ser uma ferramenta e tanto nas aulas de Geografia e até de Matemática. Com eles, é possível ensinar aos alunos o processo de leitura de mapas e de mensuração de distâncias, além de conceitos como latitude e longitude. Dá, até mesmo, para comparar diferentes cidades e regiões do mundo em quesitos como trânsito e transporte público.

Google StreetView

Usado para explorar, por meio de fotos, quase todos os lugares do planeta, o Google StreetView é um excelente recurso para ser usado em aulas de História, Ciências e Artes. Com ele, os educadores podem mostrar aos alunos monumentos históricos, obras de arte e a fauna e flora das regiões que estão sendo estudadas em classe. Dá, até mesmo, para explorar o fundo do mar e o espaço com a classe. Uma ótima ferramenta para deixar as aulas mais visuais.

Google Earth

Este também é uma excelente opção para fazer tours virtuais com a turma para qualquer lugar do mundo. Com o Google Earth é possível explorar construções e terrenos em 3D e estudar minuciosamente as cidades. Confira alguns exemplos do Google, selecionados com a ajuda do Google Cultural Institute, de educadores que utilizaram a ferramenta em classe, em aulas sobre o Holocausto e o Apartheid, entre outras.

Os recursos do Google para educação estão aí para facilitar a vida dos professores e ajudar a melhorar o ensino no mundo. Não tenha medo de utilizar, experimente!

Até a próxima.

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo