Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Conheça detalhes do exame IELTS de proficiência em inglês

Conheça detalhes do exame IELTS de proficiência em inglês

Olá pessoal!

Mais de 1,7 milhões de pessoas prestaram o IELTS em 2011, segundo o relatório oficial do exame de proficiência no ano em que ele começou a crescer em popularidade pelo mundo, principalmente entre as instituições britânicas e americanas, tornando-se o exame de língua inglesa para educação e imigração mais prestado no mundo.

De fato, o Reino Unido deixou de pedir o TOEFL como parte do processo seletivo no país, para aceitar, quase unicamente, o IELTS. Mais de 3 mil instituições dos Estados Unidos requerem de candidatos internacionais uma nota mínima no exame como prova de proficiência em inglês, além de ser um dos exames aceitos pelo programa brasileiro Ciência sem Fronteiras.

O exame

Quando você se inscrever para estudar no exterior em um curso ministrado em inglês, terá de prestar uma prova de proficiência em inglês para comprovar fluência suficiente no idioma, Cada instituição estipula uma nota mínima, de acordo com o curso, a área de estudo, entre outros fatores. O IELTS é reconhecido por mais de 90 mil instituições e organizações do mundo todo, em países como Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Irlanda, e aplicada em mais de 900 centros autorizados em 130 países, inclusive no Brasil.

Inscrição

O primeiro passo é encontrar um centro autorizado do IELTS mais próximo de você. Clique aqui para pesquisar os centros brasileiros – eles estão localizados em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos e Vitória. Cada um destes centros têm datas diferentes para aplicar o teste, por isso, informe-se e se inscreva adequadamente para prestá-lo a tempo de enviar o seu resultado dentro do prazo de inscrição em sua instituição internacional.

IELTS Acadêmico e IELTS Geral

Há dois tipos de exames IELTS: o acadêmico e o geral. Qual teste você deverá prestar irá depender do tipo da sua organização ou do país onde ela estiver localizada. Sua instituição deverá lhe informar qual versão de IELTS você deve realizar. Ambos possuem seções de listening (compreensão oral) e speaking (conversação).

A estrutura do IELTS

O exame dura duas horas e 40 minutos no total, sem intervalos (o estudante é permitido entrar na sala com apenas uma garrafa transparente de água), e é dividido em quatro seções: Listening (compreensão oral), Reading (leitura), Writing (escrita/redação) e Speaking (conversação).

Listening

Com duração de 30 minutos divididos em quatro partes, nesta seção, você escutará quatro áudios, monólogos e conversas em inglês. As vozes terão diferentes sotaques – britânico, norte-americano e australiano. Após ouvi-las, você terá que escrever respostas referentes às principais ideias, informações, tons e opiniões contidas nos áudios. Fique atento, você só ouvirá as gravações de cada questão uma vez.

A primeira parte de Listening é um trecho de uma conversa do cotidiano entre duas pessoas; a segunda é um monólogo em um contexto social; a terceira é uma conversa entre até quatro pessoas em um ambiente educacional (por exemplo, entre professores e estudantes); e, finalmente, a quarta é um monólogo sobre uma disciplina acadêmica (como, por exemplo, um trecho de uma aula universitária).

Reading

A seção de leitura do IELTS é formada por 40 questões, que devem ser completadas em 60 minutos, e serve para testar a compreensão de ideias, a progressão do estudante, usos específicos do idioma e o registro de textos escritos. Normalmente, as questões são retiradas de trechos de livros, jornais, revistas, artigos e publicidades.

Writing

Com 60 minutos totais, esta seção é dividida em duas partes. Na versão acadêmica do IELTS, o estudante deve, primeiramente, resumir as informações contidas em um gráfico, tabela, diagrama ou quadro – seja explicando os dados, oferecendo uma curta análise ou descrevendo o processo usado, dependendo do que o enunciado pedir. Na segunda parte, o candidato deve escrever uma redação sobre um tópico sugerido na prova, que pode ser um ponto de vista, um argumento ou um estilo de linguagem.

Já na versão geral do IELTS, a primeira parte do Writing trará uma situação e pedirá para que o estudante escreva uma carta para explicá-la ou para pedir informação sobre a situação. O tom e o estilo exigidos na redação podem variar de pessoal para formal, dependendo do tema sugerido na questão. A segunda parte é a mesma que na versão acadêmica: o estudante deve escrever uma redação em resposta a um ponto de vista, argumento ou problema, mas, na prova geral, o estilo costuma ser mais informal.

Speaking

Esta seção da prova geralmente acontece separadamente das demais – no mesmo dia, após um intervalo, ou uma semana antes/depois do restante do teste, dependendo do centro. A seção de conversação é dividida em três partes de aproximadamente 11 a 14 minutos totais. Todas as avaliações de speaking são gravadas. Na primeira parte, de cinco minutos, o estudante responde questões pessoais e participa de uma conversa geral sobre trabalho, estudos, interesses, família, etc. Na segunda parte, o candidato recebe um cartão com um tema mais específico sobre o qual terá de falar por até dois minutos. Depois, o estudante tem um minuto para se preparar e, então, responderá questões sobre o mesmo tema do cartão. Na terceira parte de cinco minutos, serão feitas mais perguntas sobre o tema, no entanto, desta vez, o examinador avaliará a forma com que o candidato discute e prontamente contribui com suas próprias ideias e comentários.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo