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Conheça as seis funções da linguagem

Olá, estudante!

Se você é apaixonado por português ou tem muita dificuldade nessa área, veio ao lugar certo!

Neste texto, iremos tratar das Funções da Linguagem, um conteúdo muito relevante na área da Interpretação de Textos.

Aprender sobre este conteúdo irá te ajudar a se sair bem em atividades e avaliações de Português na escola, vestibular ou concursos, já que é uma matéria super importante que é vista desde o  Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Funções da linguagem

Fonte: Reprodução

Os elementos da comunicação

No nosso cotidiano, quando realizamos um diálogo, uma conversa, uma leitura ou escrita, estamos em uma comunicação (que também pode ser chamada de “processo comunicativo”, “ato comunicativo” ou “cena comunicativa”).

Nestes processos de comunicação, podemos identificar alguns elementos que sempre estão presentes. São eles:

  • Emissor: aquele produz ou transmite a mensagem.
  • Receptor (interlocutor ou destinatário): aquele que recebe a mensagem.
  • Mensagem: a informação transmitida.
  • Código: o sistema de sinais utilizado na comunicação.
  • Canal: o meio físico ou virtual pelo qual a mensagem é veiculada e transmitida.
  • Contexto/Referente: a situação à qual a mensagem se refere.

As 6 Funções da Linguagem

Agora que você já aprendeu sobre os elementos da comunicação, basta raciocinar o seguinte: todo texto (que é um ato comunicativo) tem uma função da linguagem predominante que está focada em um dos 6 elementos da comunicação que apresentamos no tópico anterior.

Conheça, então, quais são essas funções e suas características:

1. Função emotiva ou expressiva

Essa função da linguagem pode ser identificada quando o texto está focado no emissor da mensagem. Predominantemente textos que possuem essa função destacam a expressão de sentimentos, emoções, e opiniões do autor.

Algumas características são normalmente encontradas nos textos com essa função:

  • Linguagem expressiva
  • O uso da primeira pessoa gramatical
  • Uso de adjetivações
  • Sinais de pontuação expressivos (exclamação e reticências).

Gêneros textuais em que a função emotiva é predominante:

  • Poema
  • Diário
  • Relato Pessoal
  • Narrativas em 1ª pessoa

Exemplo:


Minha primeira professora

A primeira presença em meu aprendizado escolar que me causou impacto, e causa até hoje, foi uma jovem professorinha. É claro que eu uso esse termo, professorinha, com muito afeto. Chamava-se Eunice Vasconcelos, e foi com ela que eu aprendi a fazer o que ela chamava de “sentenças”.[…]

(Paulo Freire, publicado pela Revista Nova Escola em dezembro de 1994).

Disponível em: Relato pessoal 

2. Função apelativa ou conativa

Nesta função da linguagem, o foco está no receptor da mensagem. Dessa forma, a intenção do emissor é convencer, persuadir, envolver o destinatário da mensagem com o objetivo de influenciar o destinatário.

Algumas marcas gramaticais podem ser utilizadas nesse tipo de função

  • Presença de vocativo
  • Uso de segunda pessoa do discurso
  • Uso de verbos no imperativo
  • Interlocução

Gêneros textuais em que a função emotiva é predominante:

  • Textos publicitários
  • Artigo de Opinião
  • Editorial
  • Carta Argumentativa

Exemplo:

Funções da linguagem

Fonte: Reprodução

3. Função referencial

O enfoque dos textos dessa natureza é no contexto, e isso tem como objetivo transmitir ao receptor dados da realidade de uma forma objetiva e direta.


Alguns aspectos gramaticais são comuns nesses textos, como:

  • O uso da terceira pessoa do discurso
  • Opção pelo sentido denotativo

Gêneros textuais em que a função emotiva é predominante:

  • Notícia
  • Reportagem
  • Textos acadêmicos
  • Relatório

Exemplo:

Novo Bolsa Família

R$ 110,20, R$ 104,70 ou R$ 99,75. Um desses será o novo valor do benefício máximo do Bolsa Família. As três cifras estão em estudo pela equipe econômica do governo. Desde que foi criado, em outubro de 2003, o benefício não foi reajustado. As três opções de reajuste levam em consideração índices distintos. O valor chegaria a R$110,20 se o governo decidisse corrigir o benefício pela inflação acumulada até o mês passado.

(O Globo, 07/01/2007)

4. Função fática

Está focada no canal por onde a comunicação ocorre. Tem o objetivo de testar o canal para iniciar, prolongar ou terminar o processo comunicativo. Possui, ainda, a intenção de manter um ambiente de relacionamento amistoso e favorável.

É muito presente em conversas telefônicas, com expressões como “alô”, “está me ouvindo”, ou pessoais, com o uso de “uhum”, “sei..”, “ahan”. Também pode ser notada no contexto virtual atual com o uso de emojis.

Exemplo:

“ – Olá, como vai ?
– Eu vou indo e você, tudo bem?
– Tudo bem, eu vou indo correndo pegar meu lugar no futuro, e você?
– Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranquilo, quem sabe…
– Quanto tempo…
– Pois é. Quanto tempo…”


“Sinal fechado”, de Paulinho da Viola

5. Função poética

O foco nesta função é a mensagem. A seleção vocabular, a arrumação e jogo de palavras, o ritmo, as figuras de linguagem marcam essa função. Muitas poesias, peças publicitárias e ditados populares apresentam, de maneira marcante, essa preocupação formal, e, por isso, podem ser tomados como exemplo.

Algumas características são normalmente encontradas nos textos com essa função:

  • Vocabulário conotativo
  • Ritmo
  • Rima
  • Figuras de linguagem

Gêneros textuais onde a função poética pode ser verificada:

  • Poemas
  • Narrativas poéticas
  • Letras de músicas

Exemplo:

Funções da linguagem

Fonte: Reprodução

6. Função metalinguística

Em textos em que se manifesta essa função, o enfoque é dado ao código. Observamos isso quando a mensagem tem por tema o próprio código ou quando o código é explicado por si mesmo na mensagem. Podemos perceber na poesia a comparação do ato de catar feijão ao de escrever. Observe que o eu-lírico escreve um poema cuja temática é a própria arte da escrita.

A função metalinguística pode estar presente nos seguintes gêneros textuais:

  • Verbete de dicionário
  • Poema
  • Arte (como em uma pintura ou fotografia)

Exemplo:Catar feijão se limita com escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

(João Cabral de Melo Neto)



Exercícios para fixar o conteúdo

QUESTÃO 01 (FGV)

A função de linguagem que mostra uma relação equivocada com o elemento da teoria da informação é:
A) emotiva ou expressiva / emissor;
B) metalinguística / código;
C) apelativa ou conativa / contato;
D) fática / canal;
E) poética / mensagem.

QUESTÃO 02 (ENEM 2010)

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Predomina no texto a função da linguagem

A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

QUESTÃO 03 (ENEM 2007)

Sobre uma das funções da linguagem podemos afirmar que: “Tem o código como fator essencial. Por exemplo: definições, verbetes dos dicionários e poesias.” Esta definição está representada na seguinte alternativa:
A) Referencial conativa
B) Metalinguística
C) Fática
D) Nenhuma das alternativas.

QUESTÃO 04 (UFRR)

No trecho: “Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), a cada ano são aplicados, gratuitamente, cerca de 300 milhões de doses de 25 diferentes tipos de imunobiológicos em 36 mil salas de vacinação espalhadas por todo o País.”, quanto às funções da linguagem, prevalece a função:
A) Conativa
B) Referencial
C) Expressiva
D) Fática
E) Metalinguística

QUESTÃO 05 (UFAL)

Alô, cotovia! Aonde voaste, Por onde andaste, Que saudades me deixaste? – Andei onde deu o vento. Onde foi meu pensamento Em sítios, que nunca viste, De um país que não existe… Voltei, te trouxe a alegria.
Os melhores poemas de Manuel Bandeira. SP, Global, 1994, p. 130.
Em cada mensagem, podem-se encontrar elementos envolvidos correspondentes a diferentes funções da linguagem. Pela estrutura linguística, marcada tanto pelas formas verbais e pronominais, quanto pelo emprego de figuras de linguagem, na estrofe predominam as funções da linguagem
A) apelativa e fática, centradas no receptor e no contato.
B) emotiva e poética, centradas no emissor e na mensagem.
C) referencial e apelativa, centradas no contexto e no contato.
D) emotiva e metalinguística, centradas no emissor e no código.
E) poética e referencial, centradas na mensagem e no contexto

GABARITO

1) C

2) E

3) B

4) B

5) B

Bons estudos e até mais!

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