Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Conheça as Funções de Agente Censitário e Analista Censitário do IBGE

Conheça as Funções de Agente Censitário e Analista Censitário do IBGE

Olá,

As principais vagas oferecidas pelo Concurso do IBGE é de agente censitário e analista. A quantidade de vagas oferecidas a cada edital e a remuneração são os principais atrativos para os concurseiros de todo o país.

O que o IBGE faz?

É a sigla para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e é uma organização pública responsável pelos levantamentos e gerenciamentos dos dados e estatísticas brasileiras. É conhecido principalmente por executar o censo demográfico, que consiste na pesquisa sobre a população nacional, reunindo dados sobre a vida das pessoas, entre outras informações, como o número de habitantes, o número de homens, mulheres e crianças, entre outras.

Os profissionais que auxiliam na captação destes dados são:  agente censitário administrativo (ACA), o agente censitário regional (ACR) e o analista censitário (AC).

Abaixo você confere as funções de cada um dos cargos:

Agente censitário administrativo (ACA)

A função do agente censitário é, basicamente, participar da apuração dos dados do Censo Agropecuário desde o planejamento até o desenvolvimento final das análises, registrando e arquivando todas as informações. “Os ACAs atuarão junto às equipes administrativas nas capitais dos estados, exercendo atividades ligadas a recursos humanos, materiais e financeiros, e também na organização da logística da operação”, explica a coordenadora.

Agente censitário regional (ACR)

agente censitário regional integra a equipe que atua nas agências do IBGE na função de coordenador de subárea, sendo responsável pelo preparo da logística e pela execução da coleta de dados.

Conforme afirma Maria Vilma, os ACRs serão responsáveis pela coordenação das atividades de preparo e execução da operação em um grupo de municípios, desde a instalação dos postos de coleta, contratação de pessoal da coleta de dados, treinamento, acompanhamento e supervisão dos trabalhos de campo. “Os ACRs, dadas as suas atribuições, devem ter perfil gerencial”, destaca.

Analista censitário (AC)

Os analistas são profissionais especializados de diversas áreas como tecnologia da informação, comunicação e administração. Estes atuam junto às equipes das Unidades Estaduais do IBGE em atividades operacionais e tecnológicas participando das etapas de planejamento, análise e disseminação dos dados da operação censitária nas especialidades de: análise de sistemas, análise socioeconômica, auditoria, biblioteconomia e documentação, ciências contábeis, design institucional, engenharia agronômica, engenharia cartográfica, gestão e infraestrutura, jornalismo, logística, métodos quantitativos, produção gráfica/editorial, programação visual, recursos humanos, relações internacionais, relações públicas e webdesign. No edital de abertura, você tem acesso à todas as competências de cada função.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo