Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça as diferenças entre monografia, dissertação e tese

Conheça as diferenças entre monografia, dissertação e tese

Olá Pessoal!

Os três termos acima são muito ouvidos no mundo acadêmico, mas a questão aqui é: você sabe explicar o que diferencia um do outro?

Comecemos pela similaridade, todos são trabalhos de conclusão de curso. Monografia é um trabalho acadêmico Lato sensu (expressão em latim que significa sentido amplo), enquanto a dissertação e a tese são trabalhos Stricto sensu (sentido estrito).

Monografia é um estudo apresentado para conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação (especialização e MBA) no Brasil. Não precisa apresentar resultados acadêmicos inéditos e sua etimologia já deixa claro que será abordado um único tema de forma dissertativa, obedecendo a uma rigorosa metodologia.

A dissertação valida o mestrado. Pode abordar ou não temas inéditos, onde o autor utiliza método investigativo científico, e é caracterizada pela contribuição do indivíduo para o tema abordado. As dissertações são incentivadas a incorporar materiais de pesquisa empírica (entrevistas, observação participante, etc.) e não apenas trabalhar com a compilação de livros ou artigos conhecidos sobre o assunto abordado.

A tese conclui o doutorado. Prima pela originalidade do tema e é resultado de investigação complexa e aprofundada de um tema inédito. É a resposta para uma pergunta, obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.

Todos esses trabalhos têm características comuns, porém a instituição de ensino dará as diretrizes para sua execução. Outro ponto importantíssimo, que não pode ser esquecido, é o papel do orientador, que será um guia, dará o norte, será a bússola do estudante nesse trabalho árduo, porém recompensador.

Ferramentas dadas, dúvidas esclarecidas, agora é hora de pensar qual será seu próximo passo na vida acadêmica.

Boa sorte!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo