Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Química » Conheça a tabela periódica que mostra para que serve cada elemento

Conheça a tabela periódica que mostra para que serve cada elemento

Olá,

A química faz parte das nossas vidas mesmo que de forma indireta e principalmente na época da escola quando ela é parte da grade curricular para o ensino médio. Muito do que é estudado na disciplina envolve a tabela periódica, que pode parecer o terror para os estudantes.

A tabela periódica é responsável pela organização de diversos elementos químicos encontrados na natureza, sendo ordenada pelos números atômicos de cada um dos elementos e suas classes.

Muitos dos elementos são conhecidos como o hidrogênio, que faz parte inclusive da composição da água, e outros como o carbono e o cálcio. Mas outros tantos elementos passam despercebidos por nós, já que não são tão utilizados no nosso cotidiano e isso acaba confundindo os estudantes.

Dar exemplos de como esses elementos químicos são utilizados na natureza e no nosso cotidiano é uma boa opção para o entendimento. Recentemente, uma tabela interativa foi lançada na internet e dá ao menos uma utilidade para cada um dos elementos.

A ideia foi lançada pelo desenhista americano, Keith Enevoldsen, que produziu a tabela periódica com os desenhos. Embora não seja popular, essa tabela pode auxiliar e muito os professores na hora de explicar a aplicabilidade dela no dia-a-dia.

Por que utilizar a tabela interativa

O nosso primeiro contato com a tabela periódica acontece já na adolescência, uma vez que a química só entra na grade curricular no primeiro ano do ensino médio aqui no Brasil. Mesmo nessa idade ela não é muito atrativa, agora imagine isso para uma criança.

Quando o desenhista desenvolveu a ideia foi pensando nessa facilidade que a interativa dá ao professor, que consegue explicar melhor do que se trata por conta dos desenhos. Fica bem mais fácil para o aluno identificar onde está inserido tal elemento enxergando para o que ele é usado, mesmo que não seja algo que ele conheça ou seja popular.

Você provavelmente não tem noção de que o amerício, um dos elementos presentes na tabela, é utilizado na confecção de detectores de fumaça, sendo um dos responsáveis pela identificação de um incêndio.

A tabela interativa dispõe de pelo menos um desenho para o que será utilizado aquele elemento, alguns apresentam até mais itens.

Conheça a tabela interativa aqui

Curiosidades

Não é a primeira tabela a desenvolver essa interatividade com o estudante ou profissional que a utiliza, sendo apenas a mais recente. A tradicional já apresenta um colorido, representando as classes nas quais aqueles elementos estão inseridos, mas continua não sendo muito atrativa.

Apesar de boa, a ideia não é inovadora, mas desperta a curiosidade de quem a utiliza. Como muito dos elementos não são convencionais e mais populares, fica bastante interessante saber para o que são utilizados.

Por exemplo, o tântalo é um elemento utilizado nos celulares, sendo que o Brasil é um grande produtor do mesmo. Ele pode ser extraído de um mineral chamado de tantalita. O escândio é outro que está presente em nosso dia-a-dia, já que ele é utilizado no alumínio de bicicletas, inclusive este é um outro elemento que faz parte da tabela.

Conheça a tabela interativa aqui

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo