Você está aqui:Home » Livros Grátis » Conheça a história do escritor Ziraldo e algumas de suas obras online

Conheça a história do escritor Ziraldo e algumas de suas obras online

Olá, leitores!

Conhece o Ziraldo? Sim, ele mesmo, o autor de O Menino Maluquinho. Um grande nome para crianças de todo Brasil, principalmente para aqueles que cresceram nos anos 80 e 90.

A história de Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu e cresceu em Caratinga, e é irmão do também desenhista, cartunista e escritor Zélio Alves Pinto. Ele estudou cerca de dois anos no Rio de Janeiro e então voltou para sua cidade natal, onde concluiu o ensino médio, na época chamado de módulo científico, e se formou em Direito logo depois. O talento com desenho já se manifestava desde a infância, chegando a publicar um desenho no jornal Folha de Minas, com apenas 6 anos de idade.

Em 1960, Ziraldo lançou a sua primeira revista em quadrinhos. Ela foi a primeira revista completamente brasileira feita por apenas um autor. A revista tinha o nome de Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil.  Infelizmente a Turma do Pererê, mesmo com tiragem alta, foi cancelada em 1964, no início do regime militar.

No mesmo ano, o autor recebeu o prêmio “Nobel” Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, e também recebeu o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.

Ziraldo também fez oposição à ditadura fundando o periódico “O Pasquim”, que foi um dos prováveis motivos da sua prisão.

Foi em 1980 que o autor lançou a sua mais famosa obra “O Menino Maluquinho”, livro que ganhou adaptação para televisão e cinema.

As principais obras de Ziraldo

livro-com-elementos-infantis

Ziraldo tem inúmeros livros e obras, são muitos mesmo, vale a pena conferir todos. Mas alguns se destacam acima dos outros, Menino Maluquinho já é conhecida e dispensa comentários, mas há muito mais para se explorar, como por exemplo:

O bichinho da maçã

Um livro excelente para crianças em fase de alfabetização. O Livro fala da importância de dar valor e gostar do lugar que você mora. Ele é composto de figuras e versos simples contando a história do bichinho da maça e seus amigos em suas devidas casas, como a Pêra, Laranja, etc..

O Joelho Juvenal

Uma obra extremamente interessante com uma perspectiva didática não muito vista. O livro faz parte de uma coleção chamada “Corpim”, e conta a história de um joelho chamado Juvenal, mostrando da perspectiva dessa parte do corpo todas as felicidades e tristezas do corpo de um menino até virar um adulto.

Vito Grandam

Esse livro contém uma leitura mais séria e dramática. Ele conta a história de um garoto de dezessete anos que sonha em ser escritor. O narrador era apaixonado por uma de suas professoras, e vivia a viajar com o seu pai.

Uma professora muito maluquinha

Um livro muito importante para quem gosta de educação. A história fala de uma professora que estudou na cidade grande e volta para a sua cidadezinha natal com métodos de ensino completamente novos e revolucionários, não condizentes com os padrões da época que a narração se passa, década de 1940.

A ideia da professora maluquinha é conquistar o carisma de seus alunos, e mostrar que a leitura é uma forma de aprendizado e de viagem mental.

Algumas obras de Ziraldo Online

Infelizmente não é fácil achar tantas obras online de forma gratuita do Ziraldo, mas a procura tem que ser feita, afinal ele merece reconhecimento e remuneração pelo seu trabalho. Mas, ainda assim, é possível achar algo online para ler sobre ele.

Uma dica é entrar nesse site, onde há uma série de manuais e cartilhas desenhadas por Ziraldo, algumas até estrelando o próprio menino maluquinho.

Outra opção é pesquisar no Google Books, e ver as previews de seus livros.

E então leitores, alguma dica de mais obras do Ziraldo gratuitas?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo