Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça 9 acervos on-line gratuitos da USP

Conheça 9 acervos on-line gratuitos da USP

Olá, leitor(a)! 

Se você tem dificuldade ao procurar referências para seus trabalhos acadêmicos, seus dias de sofrimento acabaram! No artigo de hoje, vamos listar 9 acervos on-line gratuitos da USP (Universidade de São Paulo) que reúnem diversos materiais de acesso aberto, incluindo livros, teses e até mesmo revistas. Acompanhe! 

9 acervos on-line gratuitos da USP 

Conheça 9 acervos on-line gratuitos da USP

Fonte: Reprodução

Os repositórios são fáceis de consultar. Basta clicar nos links abaixo e digitar o que deseja nos campos de busca. 

1. Portal de Busca Integrada 

PBi (Portal de Busca Integrada) compila conteúdos disponíveis nas bibliotecas físicas e digitais da USP. No site, ao selecionar o botão “Busca Geral”, você consegue pesquisar em todas as coleções. Já clicando em “Acervo Físico”, os resultados mostrarão os materiais disponíveis nas dependências físicas da instituição. Finalmente, se você optar pelo botão “Produção USP”, terá acesso à produção intelectual de pesquisadores da Universidade.  

2. Portal de Livros Abertos 

Portal de Livros Abertos reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelos diversos órgãos da USP e produzidos ou organizados por membros da instituição. Todas as obras são de livre acesso e possuem texto completo sob licença Creative Commons. 

3. Portal de Revistas USP 

O Portal de Revistas USP é uma biblioteca de revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisa da USP. Tem como objetivo aperfeiçoar e preservar as publicações científicas editadas por órgãos da instituição. 

4. Repositório da Produção USP 

Repositório de Acesso Aberto da Produção USP existe desde 2012 e reúne conteúdo científico, artístico, acadêmico e técnico em formato digital. Coleta informações dos registros do Catálogo Dedalus, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, da Plataforma Lattes e até de bases internacionais, como Web of Science, Scopus, Dimensions e Altmetrics. 

5. Catálogo Dedalus 

Dedalus é um catálogo on-line das bibliotecas da AGUIA (Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica). Possibilita acesso ao banco de dados bibliográficos da Universidade e permite a localização de obras disponíveis tanto nas prateleiras quanto no ambiente on-line. Viabiliza também empréstimos de itens dos acervos das bibliotecas para usuários que possuem vínculo atual com a USP. 

6. Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica 

A Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica reúne a versão digital de vários materiais raros de relevância histórica, como livros, revistas, mapas, desenhos e folhetos, incluindo itens que vão do século XV ao XX. A digitalização tem o objetivo de facilitar a consulta pública, gratuita e on-line de pesquisadores, alunos e demais interessados.  

7. Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos 

Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos dá acesso ao conteúdo integral dos Trabalhos de Conclusão de Curso realizados na USP em cursos de graduação, de especialização (MBA) e de residência (TCR).  

8. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações 

Na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, são disponibilizadas as versões on-line completas de teses e dissertações defendidas em qualquer um dos programas de mestrado, doutorado e livre docência da Universidade de São Paulo. 

9. Repositório Cruesp 

O Repositório da Produção Científica do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas tem a missão de reunir, preservar e divulgar trabalhos de professores, pesquisadores e alunos da USP, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). A iniciativa amplia o acesso às pesquisas desenvolvidas nas universidades e intensifica o diálogo entre as instituições. 

Gostou de conhecer 9 acervos on-line gratuitos da USP? Compartilhe com os amigos e ajude o conhecimento a chegar mais longe. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo