Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça 8 características do Naturalismo que você deve saber para o vestibular

Conheça 8 características do Naturalismo que você deve saber para o vestibular

Olá,

As provas de Língua Portuguesa dos vestibulares costumam cobrar as características dos movimentos literários. Pensando nisso, preparamos para você um texto com as principais características do Naturalismo.

Vamos lá?

Naturalismo

Naturalismo

O fado, de José Malhoa (1910)/ Fonte: Reprodução

O Naturalismo surgiu na segunda metade do século XIX, e faz parte de um movimento maior que era conhecido como Escolas Realistas. Por isso, o Naturalismo é considerado também uma vertente do Realismo.

O Naturalismo tem esse nome porque seus autores focavam em uma descrição do homem baseada em suas características biológicas e pela influência do meio.

Vale lembrar que, por ser parte do Realismo, o Naturalismo foi influenciado pelo mesmo contexto histórico. Esse contexto foi marcado pela ascensão do capitalismo e os desenvolvimentos industrial, científico e filosófico.

Além disso, o movimento também foi uma reação ao Romantismo, que se caracterizava por forte tendência à fantasia e à subjetividade, enquanto que o Naturalismo, em oposição, enfatizava a realidade e objetividade.

Confira a seguir as principais características do Naturalismo.

8 características do Naturalismo

  1. Realismo radicalizado: os autores do Naturalismo tendiam a exagerar a racionalização e a objetividade dos realistas.
  2. Investigação do homem de fora para dentro: os naturalistas viam o homem como refém dos fatores biológicos e sociais. Ou seja, são as condições naturais e sociais que conduzem o homem, e não o homem que conduz a sociedade.
  3. Ênfase na coletividade: ao invés de criar personagens complexos, os naturalistas focavam em uma descrição coletiva do homem.
  4. Visão negativa do homem: descrição do homem com ênfase em seus vícios, patologias, taras e defeitos.
  5. Visão animalesca do homem: os naturalistas buscavam enfatizar as semelhanças entre o homem e os animais irracionais, focando na condição animalesca do ser humano.
  6. Determinismo: a visão do autor perante o homem e a sociedade eram claras, o que inibia a oportunidade de o leitor tirar suas próprias conclusões em relação aos textos.
  7. Dissecação da realidade: os autores do Naturalismo buscavam dissecar o real tal qual um pesquisador, buscando na ciência determinista e positivista da época as razões para explicar a realidade.
  8. Temas obscuros e polêmicos: devido a visão que tinham do homem e da sociedade, os naturalistas abordavam temas obscuros e polêmicos à época.

Exemplo de texto naturalista

O texto a seguir é um trecho do livro O cortiço, de Aluísio de Azevedo:

 

“No dia seguinte, com efeito, ali pelas sete da manhã, quando o cortiço fervia já na costumada labutação, Jerônimo apresentou-se junto com a mulher, para tomarem conta da casinha alugada na véspera.

A mulher chamava-se Piedade de Jesus; teria trinta anos, boa estatura, carne ampla e rija, cabelos fortes de um castanho fulvo, dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos, cara cheia, fisionomia aberta; um todo de bonomia toleirona, desabotoando-lhe pelos olhos e pela boca numa simpática expressão de honestidade simples e natural.

Vieram ambos à boleia da andorinha que lhes carregou os trens. Ela trazia uma saia de sarja roxa, cabeção branco de paninho de algodão e na cabeça um lenço vermelho de alcobaça; o marido a mesma roupa do dia anterior.

E os dois apearam-se muito atrapalhados com os objetos que não confiaram dos homens da carroça; Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro, das primitivas, dessas em que se podia à vontade enfiar uma perna; e a Piedade atracada com um velho relógio de parede e com uma grande trouxa de santos e palmas bentas. E assim atravessaram o pátio da estalagem, entre os comentários e os olhares curiosos dos antigos moradores, que nunca viam sem uma pontinha de desconfiança os inquilinos novos que surgiam.”

 

Conclusão

Você viu neste texto o que foi o Naturalismo e oito de suas principais características. Agora, resolva os exercícios que selecionamos para você e teste seus conhecimentos.

Um grande abraço, e até a próxima!

Exercícios

1 – (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:
a) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.
b) pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.
c) defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.
d) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.
e) estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.

 

2 – (MACK-SP)Assinale a alternativa incorreta sobre a prosa naturalista:
a) As personagens expressam a dependência do homem às leis naturais.
b) O estilo caracteriza-se por um descritivismo intenso, capaz de refletir a visualização pictórica dos ambientes.
c) Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
d) Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.
e) Comportamento das personagens e sua movimentação no espaço determinam-lhe a condição narrativa.

 

3 – (FUVEST“E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco.”

O fragmento de “O cortiço”, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
a) Uma compreensão psicológica do Homem.
b) Uma compreensão biológica do Mundo.
c) Uma concepção idealista do Universo.
d) Uma concepção religiosa da Vida.
e) Uma visão sentimental da Natureza.

 

Gabarito

1 – E

2 – D

3 – B

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo