Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça 8 características do Humanismo que você deve saber para o vestibular

Conheça 8 características do Humanismo que você deve saber para o vestibular

Olá,

Os movimentos literários são comumente cobrados nas provas de Língua Portuguesa dos vestibulares. E, além de seus principais autores, é ideal que você conheça as características de cada movimento.

Neste texto, abordaremos as características mais marcantes do Humanismo. Contudo, vejamos primeiro o que foi o Humanismo.

Humanismo

Humanismo

Fonte: Reprodução

O Humanismo foi um movimento filosófico-literário surgido em meados do século XIII que marcou o fim da idade média.

Em contraste com os valores predominantes na época, o Humanismo é marcado pelo predomínio da razão sobre a emoção, e do antropocentrismo sobre o teocentrismo.

Vale ressaltar que o Humanismo marca uma época de transição de valores, pois está situado no fim da idade média. Com isso, suas características predominantes por vezes se viam mescladas com os valores sociais em declínio.

Confira a seguir as principais características do Humanismo:

 

Características do humanismo

As principais características do Humanismo que você precisa saber para o vestibular são:

  1. Florescimento da prosa: o período humanista foi marcado pela valorização do texto em prosa, pouco explorado pelos artistas anteriores a esse período.
  2. Declínio da poesia: com o florescimento da prosa, a poesia – expressão artística-literária predominante até então – vê-se em declínio.
  3. Antropocentrismo: o Humanismo representa o abandono do pensamento teocêntrico medieval, no qual Deus era o centro do universo. Com o abandono desse pensamento, temos no Humanismo o pensamento antropocêntrico, segundo o qual o homem é o centro do universo. Portanto, temos aqui uma valorização do ser humano.
  4. Racionalidade: sem deixar de lado por completo as emoções, os humanistas passaram a expressá-las de maneira mais racional e menos idealizada.
  5. Cientificismo: o fim da idade média está ligado a um grande desenvolvimento científico, que marcou também as expressões artísticas da época, assim como influenciou também a maneira como o homem passou a pensar o mundo a sua volta.
  6. Afastamento dos dogmas: essa característica é consequência das últimas três (antropocentrismo, racionalidade e cientificismo). A partir do momento em que o ser humano passou a se valorizar mais e também com o advento das descobertas científicas, isso ocasionou um afastamento dos dogmas até então dominantes.
  7. Surgimento da burguesia: o humanismo marca o fim do feudalismo e o início da sociedade burguesa.
  8. Busca pela beleza e pela perfeição: os humanistas tanto buscavam expressar o belo quanto tornar suas composições belas e perfeitas. Essa busca pela beleza e perfeição, portanto, encontra-se tanto na forma quanto no conteúdo da produção literária da época.

Conclusão

Você viu neste texto oito características do Humanismo que você deve saber para o vestibular. Agora, que tal resolver alguns exercícios para testar seus conhecimentos?

Um grande abraço, e até a próxima!

Exercícios

1 – (UNAMA/PA) “Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. HALE, John. Dicionário do renascimento italiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p. 187. De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

a) Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento.

b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

c) Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.

d) Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.

e) A valorização de ideias como a coletividade e a expropriação da propriedade privada.

 

2 – (Enem 2011) Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

a) fé e misticismo.
b) ciência e arte. 
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião

 

3 – (UESPI) Sobre o Humanismo, assinale a alternativa INCORRETA:
A)Houve a separação entre poesia e música.
B)Encontra-se a poesia palaciana que é declamada e ganha em expressão.
C)Gil Vicente é o fundador do teatro português.
D)Fernão Lopes é nomeado cronista-mor da Torre do Tombo e este fato é considerado o marco inicial do Humanismo.
E)O caráter humanista da Idade Média está relacionado ao Teocentrismo, onde Deus é o centro das atenções.

 

 

 

Gabarito

1 – B

2 – B

3 – E

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo