Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça 13 características do Barroco que você deve saber para o vestibular

Conheça 13 características do Barroco que você deve saber para o vestibular

Olá,

Estudando literatura para o vestibular? Conheça as principais características do Barroco e mande bem na prova.

Vamos lá?

Barroco

O Barroco foi um movimento literário e ideológico influenciado pelos conflitos gerados pela reforma luterana, a contrarreforma e a ascensão do capitalismo. Além disso, houve forte influência entre as contradições criadas pelo antropocentrismo e o teocentrismo.

Confira algumas das principais características do Barroco:

Características do Barroco

Barroco

Fonte: Reprodução

  1. Conflito entre a razão e a emoção: o Barroco é marcado pelo desequilíbrio em suas composições, esse desequilíbrio gerava um forte conflito entre a razão e a emoção.
  2. Pessimismo: marcado por um período conflituoso, esses conflitos influenciaram a arte barroca tornando seus autores pessimistas em relação à vida.
  3. Tendência à ilusão: fuga da realidade objetiva através da subjetividade.
  4. Dualidade: essa característica é marcada pela contradição gerada pela oposição entre uma vida religiosa e uma vida mundana.
  5. Cultismo: o Cultismo, também conhecido como Gongorismo, consiste no uso de uma linguagem bastante trabalhada, repleta de figuras de linguagem, como, metáfora, antítese, paradoxo, sinestesia, hipérbole e hipérbato.
  6. Conceptismo: jogo de ideias e conceitos. Enquanto os cultistas buscavam trabalhar mais a linguagem, os conceptistas focavam nas ideias e nos conceitos, tornando suas obras mais analíticas através de jogos intelectuais.
  7. Alusão: expressar indireta ou implicitamente uma ideia ou sentimento.
  8. Irregularidade: fuga a formas fixas. A irregularidade era uma maneira de expressar os conflitos barrocos através também da forma.
  9. Metáfora: é o emprego de uma palavra com um sentido que não lhe é próprio, derivado de uma comparação entre dois seres. Ex.: Amar é mudar a alma de casa. (Mário Quintana). Nesse exemplo, o ato de amar é comparado com a mudança da alma de casa.
  10. Antítese: a aproximação de palavras ou expressões de sentidos contrários. Ex.: amor e ódio / guerra e paz / alegria e tristeza / bonito e feio
  11. Paradoxo: emprego de palavras ou expressões que se contradizem, mantendo, contudo, um sentido no enunciado. Ex.: Só sei que nada sei. Nesse exemplo, ao Sócrates dizer que sabe que não sabe, ele criou um paradoxo, pois a partir do momento que sabe que não sabe de nada, ele passa a saber alguma coisa.
  12. Hipérbole: consiste em expressar exageradamente uma ideia. Ex.: Estou morrendo de fome. Perceba que, quando alguém diz isso, embora possa estar com muita fome, não estar de fato morrendo, o que consiste num exagero que chamamos de hipérbole.
  13. Hipérbato: figura de linguagem que consiste em inverter a ordem direta da oração (sujeito + verbo + complemento e/ou adjunto adverbial). Essa era também uma forma de insinuar os sentimentos e as ideias barrocas. Ex.: Onde estava você? Nesse exemplo, a ordem direta (sujeito + verbo + complemento e/ou adjunto adverbial) foi invertida, colocando o sujeito após o verbo.

Exemplo de texto Barroco

O poema seguir é de Francisco Rodrigues Lobo, poeta Barroco português:

 

A uma Ausência

Sinto-me, sem sentir todo abrasado 
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal que me consome me sustenta,
O bem que entretém me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado,
O que mais perto vejo se me ausenta,
E o que estou sem ver mais me atormenta;
Alegro-me de ver atormentado.

Choro no mesmo ponto em que me rio,
No mor risco me anima a confiança,
Do que menos se espera estou certo.

Mas, se de confiado desconfio, 
É porque, entre os receios da mudança,
Ando perdido em mim como em deserto. 

 

 

Conclusão

Você viu neste texto treze características do Barroco. Agora, que tal resolver uns exercícios e testar seus conhecimentos?

Um grande abraço, e até a próxima!

Exercícios

1 – (FEI)

Em tristes sombras morre a formosura,
em contínuas tristezas a alegria

Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:

a) metáfora
b) aliteração
c) eufemismo
d) antítese
e) sinédoque

 

2 – (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:

I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.

III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Quais estão corretas:

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

 

3 – (Fatec) “Quando jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos, na salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores, ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de palavras ditas com esforço de pensamento, poucas – ou nenhuma delas – havia surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si mesmo.”

Ana Miranda, BOCA DO INFERNO.

Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:

a) gongorismo, caracterizado pelo jogo de idéias.
b) cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.
c) cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.
d) conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.
e) conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.

 

4 – (Faculdade Objetivo – SP) Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única alternativa incorreta:

a) O cultismo opera através de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.

b) Cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É possível localizar no mesmo autor e no mesmo texto os dois elementos.

c) O cultismo é perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo abuso no emprego de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, o que se concretiza no discurso pelo emprego de sofismas, silogismos, paradoxos, etc.

d) O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da Sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.

e) Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.

 

Gabarito

1 – D

2 – D

3 – E

4 – D

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo