Você está aqui:Home » Enem » Confira temas atuais que podem cair na redação do Enem

Confira temas atuais que podem cair na redação do Enem

Olá pessoal!

Bom… A esta altura do campeonato, a maioria dos estudantes já deve estar preparado para o Enem 2014. Como a redação é um dos itens mais importantes da prova, a Universia junto com a professora Andrea Provasi, do Cursinho da Poli, aponta temas de atualidades que podem cair na redação. Assim, os candidatos podem treinar ainda mais e mais focados nesses últimos dias.

A nota da redação do Enem tem um peso enorme na média final e, por isso, é importante saber que o tema da redação vai ser sempre de relevância nacional. Confira:



– Racismo

O racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas da professora para a redação do Enem 2014. “Eu acredito que o tema possa cair por vivermos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas”, comentou. A professora de redação ainda acredita que o tema pode ser relacionado ao futebol e à formação de identidade devido aos acontecimentos recentes de racismo com o jogador Daniel Alves, do Barcelona, e com o goleiro Aranha, do Santos.

– Redes sociais x Direitos Humanos

Outra característica marcante do Enem é o fato de que o exame sempre vai buscar assuntos próximos do cotidiano dos estudantes e não há como negar que as redes sociais estão sempre presentes na vida desses candidatos. A discussão que poderia ser levantada na redação é a questão da privacidade e os limites que englobam as redes sociais com foco nos Direitos Humanos. Segundo a professora, “seria interessante que o jovem estivesse bem informado sobre o Marco Civil da Internet, marco que não foi muito divulgado e que aborda como a neutralidade da rede, o armazenamento de dado e o sigilo só poderiam ser quebrados judicialmente”.

– O Futebol

Principalmente devido à Copa do Mundo ter sido aqui no Brasil este ano, o futebol torna-se um candidato forte para a redação do Enem. Para a professora Andrea, existem diversas formas de abordar o tema como a sua dimensão cultural e histórica e o futebol como representante de uma sociedade democrática. Outra abordagem seria a relação entre o futebol nos dias atuais e o mesmo esporte na ditadura militar. Com os 50 anos do Golpe Militar de 64, a professora acredita que “existe muita possibilidade de que essa relação seja feita. Seria pensar o futebol como método de alienação e o posicionamento das pessoas quanto ao mesmo”.

– Escassez de água

O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. Em 2014, o País está sofrendo com problemas relacionados à escassez de água. Em São Paulo, especialistas se preocupam com o nível das reservas do Cantareira e dizem que no cenário mais otimista essa reserva se esgotará agora em novembro. “O Enem pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão”, comentou a professora. “É importante que os jovens estejam informados sobre o que pode ser feito para amenizar o problema e as discussões que envolvem a utilização do volume morto das respostas, assim como os problemas relacionados à economia”, completou Andrea.

– Papel da mulher no século XXI

Por se tratar de um tema social, o papel da mulher no século XXI é aposta de professores como tema da redação do Enem e de outros vestibulares há algum tempo. “A mulher está mostrando um protagonismo, principalmente nas posições políticas, e esse tema ainda não foi cobrado”, comentou a professora. Ainda para a professora, esse tema apresenta uma necessidade de discussão social e “pode ser articulado com algo como os progressos na sociedade e o problema de que a mulher ainda tem que enfrentar dificuldades comuns no cotidiano”.

– Os “justiceiros”

Recentemente, observamos no país casos de pessoas que tomaram a justiça para suas próprias mãos. Um dos casos mais notórios foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus que foi linchada até a morte por moradores do Guarujá que acreditaram que ela sequestrava crianças. Episódios como esse tiveram grande repercussão de mídia. A professora Andrea diz: “Acredito que as redes sociais, o papel da mídia e o processo de convocar as pessoas para fazerem justiça com as próprias mãos e afirmarem que o Estado não está presente é uma forma de o Enem tratar o assunto”.

– Campanhas de Vacinação

Recentemente, foram lançadas Campanhas de Vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV. Essas vacinas geraram problemas envolvendo o preconceito que ainda existe sobre as campanhas de prevenção e a sexualidade em si. “Este é um tema interessante por ser de saúde pública e o Enem trabalha bastante as questões sobre a sexualidade. É importante refletir sobre as políticas públicas de prevenção às DSTs e encarar esse tema de uma forma ampla”, afirmou a professora.

– O Brasil diante dos estrangeiros

O Brasil vai recebeu um grande número de estrangeiros neste ano devido à Copa e ainda vai receber em 2016 para as Olimpíadas. Diante disso, a professora também aposta em um tema relacionado à imagem dos brasileiros para esses viajantes. “Como brasileiro quis se mostrar e como ele se mostrou? Qual é a cara do Brasil? O Enem pode cobrar essa relação e o encontro de culturas que acontece em 2014”, concluiu a professora Andrea.

Agora com essas dicas, é só ler bastante, ficar atualizado e treinar, treinar e treinar a redação.

Bons estudos!

comentários (1)

  • André Gazola

    Muito interessante a abordagem do artigo!

    É bem difícil prever o que pode cair na redação do ENEM, mas sem dúvida quanto mais propostas e mais conhecimento, mais bem preparado o aluno estará para o grande dia.

    Eu fiz um vídeo em que abordo alguns temas adicionais que também devem fazer parte do repertório dos candidatos. Ele pode ser visto no Youtube, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Wyw8qYcWFPI

    Abraços do prof. André!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo