Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Confira 5 dicas fáceis para introduzir a leitura para uma criança

Confira 5 dicas fáceis para introduzir a leitura para uma criança

Olá,

A leitura é muito importante em qualquer idade, mas quanto antes começar melhor será, por isso não deixe de incentivar a leitura, existem formas bem interessantes de introduzir a leitura em uma criança e por isso vamos dar aqui 5 dicas fáceis. Com toda certeza você vai conseguir incentivar a leitura em seu filho ou alunos, a infância é uma fase muito importante e é nessa época que as crianças devem aprender que leitura é necessária.

Uma criança que lê torna-se um adulto que gosta de ler e praticar a leitura de várias formas, se o hábito da leitura não começa cedo o adulto provavelmente não vai ler muita coisa. Por isso não deixe de introduzir a leitura para uma criança, ela é importante e vai ajudar muito no desenvolvimento.

Você precisa saber que a leitura traz inúmeros benefícios, ela não é apenas um lazer, a leitura é importante e pode ajudar em diversas situações, até mesmo na hora de conseguir um emprego. Uma pessoa que cresceu lendo sabe falar melhor e se expressar, pois conhece mais palavras e sabe como lidar com diversas situações.

Confira agora as 5 dicas fáceis para introduzir a leitura, que separamos para você, pode ter certeza que colocando em prática o que vai aprender aqui terá grandes leitores e crianças que realmente gostam de ler. Por isso aprenda e anote as dicas.

  1. Leia para eles – Toda criança gosta de ouvir história quando é pequeno, principalmente antes de dormir, por isso comece desde pequeno. Seu filho ou seus alunos podem nem saber ler ainda, mas se você começar a ler desde pequeno, eles vão se sentir mais motivados para ler sozinhos. Se você lê, principalmente histórias interessantes e empolgantes as crianças vão começar a ler também, mesmo não sabendo ainda, essa é uma forma até de incentivar a criança a aprender a ler mais cedo.
  2. Deixe os livros de fácil acesso – Você quer introduzir a leitura para uma criança e não tem livros para a idade deles? É importante ter livros que aguçam a curiosidade da criança e que esteja de fácil acesso, dessa forma a criança não precisa pedir para ler, ela vai pegar o livro que está no quarto, em uma estante na altura dela ou em cima da mesa.
  3. Mostre que também lê – Você já deve saber que as crianças copiam os adultos o tempo todo, por isso se você tem o hábito de leitura e mostra que gosta de ler, a criança também vai querer ler. Pais que falam que ler é bobagem que não gostam e que não tem nada de interessante só vão fazer os filhos pensarem da mesma forma. Por isso fale bem dos livros, indique um livro que leu quando era pequeno, mostre que gosta de ler, isso já vai incentivar e essa é uma boa forma de introduzir a leitura.
  4. Apresente diferentes livros – Você não precisa mostrar apenas os livros mais comuns, é possível apresentar outros livros, com temas diferentes e gêneros diferentes, pode ser uma revistinha em quadrinho, um livro de poesias, contos, entre outros. Você precisa deixar a criança escolher o estilo de livro que mais gosta, você não precisa incentivar apenas um tipo de leitura, qualquer leitura é válida.
  5. Leve a criança em feiras de livro e livrarias – Essa é uma forma muito interessante de introduzir a leitura para uma criança, levando ela em feiras e livraria a criança vai ficar a vontade para escolher o que quer e ver diversos tipos de livros. Nas feiras, por exemplo, pode até entrar em contato com o autor de um livro que leu e gostou muito, essa é uma forma bem interessante que você não pode deixar de fazer com seus filhos ou alunos.

Essas são apenas 5 dicas fáceis para introduzir a leitura para uma criança, você não precisa de muito para mostrar a seu filho ou alunos que a leitura é importante e também interessante. Não deixe de compartilhar essas dicas com outras pessoas também, muitas vezes os pais têm dificuldade de começar a introduzir a leitura, mas a verdade é que é sempre mais fácil do que parece.

Se tiver alguma dúvida ou outra dica legal para compartilhar, conte nos comentários, muitas vezes os pais e professores têm alternativas diferentes e que funcionam muito bem para as crianças.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo