Você está aqui:Home » Livros Grátis » Cursos e Concursos Públicos » Concurso para Tribunais: Confira dicas e benefícios

Concurso para Tribunais: Confira dicas e benefícios

Olá,

Com vagas abrindo durante o ano todo em diversos estados do país, os concursos dos Tribunais de Justiça (TJ´s) são sempre muito visados por quem estuda para concursos. As funções dentro dos Tribunais são ótimas oportunidades de estabilidade, bons salários e benefícios para os concurseiros. Veja mais detalhes das carreiras:

  • Cargos de Nível Médio e Superior

As oportunidades para as carreiras em tribunais são amplas. Há vagas tanto para formação em nível médio como para nível superior; sendo Analista e Técnico Judiciário respectivamente. Os salários para ambas as funções são excelentes.

Na maioria das vezes, os conteúdos para os cargos são os mesmos e as provas são realizadas em dias diferentes, dando assim mais chances aos candidatos.

  • Remuneração

Técnico Judiciário – Nível Médio: Salário médio de R$5.400,00 (varia de acordo com o estado).

Analista – Nível Superior: Salário médio de R$8.800,00.

Ambos os cargos têm carga horária de 40 horas semanais.

  • Estabilidade

Além do ótimo salário, o servidor adquiri a estabilidade; que é uma garantia concedida aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público; após o decurso de três anos de efetivo exercício. Dependendo do cargo, o concursado também tem direito a vários outros benefícios.

  • Preparação básica é a mesma

A vantagem na preparação é que os conteúdos cobrados são bem parecidos para todos os tribunais, o que permite o candidato fazer provas para diversos tribunais.

  • Contéudo programático das provas – Técnico

Geralmente são cobrados: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária (AFO), Administração Geral e Pública (com gestão de recursos humanos e materiais), Raciocínio Lógico (com pontos de matemática de nível médio), Informática e Arquivologia.

  • Contéudo programático das provas – Analista Administrativo

Geralmente são cobrados: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, AFO, Administração Geral e Pública (com gestão de recursos humanos e materiais) Raciocínio Lógico e Informática.

  • Contéudo programático das provas – Analista da Área Judiciária:

Geralmente são cobrados: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Raciocínio Lógico e Informática.

*Raciocínio lógico e informática não constam em todos os editais, mas aparecem com bastante frequência. O mesmo acontece com arquivologia, para o cargo de técnico.

De modo geral, há prova discursiva para o cargo de técnico e para o de analista, mas em alguns editais é cobrada somente para os cargos de nível superior. Pode ser uma redação sobre tema geral, questões discursivas ou até estudo de casos relacionados à futura atividade do servidor.
A preparação antecipada é essencial já que o candidato pode tomar como base de estudos os editais anteriores.

  • Bancas Examinadoras

Duas bancas examinadoras são consideradas “favoritas” para concursos de tribunais:

  1. Fundação Carlos Chagas (FCC);
  2. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB); atualmente chamado
  • Mais convocações

Outro ponto a ser considerado de concurso para tribunais é que normalmente são chamados um número maior do que as vagas ofertadas. Há também a possibilidade de transferência, a justiça federal, a justiça do trabalho e a justiça eleitoral são ramos especializados da justiça da União, portanto, é possível solicitar transferência de uma localidade para outra.

  • Outros cargos

Além das funções de técnico e analista, há chances para outras especialidades de nível médio/técnico e superior, como: Segurança, Arquivologia, TI, Psicologia e áreas Médicas, Engenharia, Comunicação Social etc.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo