Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Comunidades de aprendizagem: A construção coletiva do conhecimento

Comunidades de aprendizagem: A construção coletiva do conhecimento

Ola leitores!

Você sabia que discutir um tema em grupo gera uma aprendizagem 1000% mais efetiva do que uma aula expositiva? As discussões em grupo também proporcionam uma taxa de aprendizagem 500% melhor do que a leitura. E por que isso acontece?

O ser humano é um ser social. Ele precisa de outros seres para viver e aprende a partir das diversas interações sociais que faz ao longo da vida. É a partir dos nossos relacionamentos que construímos nossa visão de mundo, nossos valores e a maior parte das coisas que aprendemos.

As comunidades de aprendizagem utilizam-se de um mecanismo natural de todo ser humano – a aprendizagem via relações sociais – para proporcionar conhecimento e desenvolvimento dos indivíduos que delas participam. Elas podem estar inseridas em cursos on-line, redes sociais (como Linkedin e Facebook) e até mesmo em aplicativos (como o Whatsapp). Aqui o foco é a construção coletiva do conhecimento. Através da troca com os demais membros da comunidade, a pessoa pode descobrir novos conceitos, novas formas de se fazer alguma coisa.

Dentro de uma comunidade de aprendizagem, o conhecimento se desenvolve de forma colaborativa. Para facilitar este processo, os participantes do grupo devem trabalhar juntos em torno de um objetivo comum. De algumas formas você pode contribuir em comunidades de aprendizagem: desenvolvendo e compartilhando um conteúdo, compartilhando sua compreensão sobre determinado tema, respondendo aos questionamentos de outros membros, permitindo que os outros membros possam contribuir no esclarecimento de suas dúvidas etc.

atividade-em-grupo-com-a-uniao-de-bracos-e-pernas

Ainda subutilizadas, as comunidades de aprendizagem são um excelente recurso, pois o que é o conhecimento senão uma construção a partir das experiências que temos nos relacionando com o mundo? Veja alguns exemplos de comunidades que você pode usar já para ampliar o seu conhecimento:

  1. No Linkedin há uma série de grupos para troca de conhecimentos sobre temas específicos, como Recursos Humanos, Gestão de Projetos, Coaching etc.
  2. Blogs também são comunidades de aprendizagem. As postagens podem ser feitas por um único redator, mas também é possível que um grupo de pessoas compartilhe conteúdos. As trocas também podem ser feitas através dos comentários nas postagens.
  3. O examtime, aplicativo com diferentes recursos para aprendizagem, permite que você crie a sua própria comunidade virtual, possibilitando conectar pessoas que queiram trocar conhecimentos sobre um determinado tema. Além disso, você pode compartilhar conteúdos criados com os próprios recursos do aplicativo, como quizzes, mapas mentais, notas e flash cards.
  4. É possível criar grupos de email para troca de conteúdos e compartilhamento de informações. Cuide para que todos os participantes sejam consultados previamente sobre o interesse em participar do grupo.
  5. O Livemocha é uma rede social voltada para a aprendizagem de idiomas. Com videoaulas e lições, o grande destaque dessa rede é que você pode interagir com estudantes das nacionalidades correspondentes ao idioma que deseja estudar.
  6. Pontes: lançado recentemente, o aplicativo mobile é focado em processos colaborativos de aprendizagem. Ao se cadastrar, você indica os temas em que tem facilidade e aqueles em que precisa de ajuda. Você pode oferecer ou pedir ajuda através da interação com seus amigos. Também é possível criar grupos de estudo.
  7. Você também pode criar um grupo no Whatsapp, por exemplo, para trocar ideias e conhecimentos sobre algum assunto de seu interesse.

Utilizar comunidades virtuais para adquirir ou consolidar conhecimentos é enriquecedor e pode proporcionar a você uma aprendizagem efetiva. Há um curso que faz a introdução a dinâmica em grupo, que pode facilitar as comunidades de aprendizagem.

Bons estudos e até breve!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo