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Complemento verbal: saiba como mandar bem no vestibular

Olá, estudante!

Se você percebe que está com algumas dificuldades para aprender gramática, saiba que isso é natural e ocorre com vários estudantes brasileiros.

Mas o que será que está faltando para que você supere essa dificuldade? A resposta é simples: estudar e praticar (resolvendo exercícios), e é justamente isso que você terá oportunidade de fazer por meio deste texto que preparamos.

Neste texto, vamos tratar dos tipos de complemento verbal que compõem parte da gramática, a qual é denominada “Sintaxe do período simples”.

Aqui no Canal do Ensino você pode também conhecer algumas dicas de análise sintática para aprimorar seus estudos e garantir acertos em provas da escola, vestibular ou concurso.

Complemento verbal

Fonte: Reprodução

Complemento verbal: um elemento da Sintaxe

Como já foi dito, esse conteúdo faz parte da sintaxe da Língua Portuguesa. É na sintaxe que as palavras são analisadas e classificadas em uma oração, observando-se as relações entre os termos.

Entre os elementos principais da sintaxe do período simples estão: o sujeito, o predicado, o complemento verbal, o adjunto adverbial entre outros.

Se você se lembrou de alguns desses nomes, isso já é o suficiente para prosseguir este estudo.

Complemento verbal: definição

Complementos verbais são termos que, em uma oração, estão diretamente ligados a um verbo, completando o seu sentido.

Para identificar o complemento verbal em uma oração, alguns conhecimentos são necessários. O primeiro passo é localizar o verbo para verificar se ele solicita um complemento obrigatório. Os passos seguintes podem ser realizados por meio da verificação de algumas características típicas deste elemento, como mostramos abaixo.

Algumas características comuns dos complementos verbais são:

  • Sempre está ligado ao verbo.
  • Se suprimido da oração, torna o sentido da frase incompleto.
  • Normalmente fica posicionado após o verbo.
  • Pode ser um substantivo, um pronome ou um numeral.

Complemento verbal: classificação

A classificação do tipo de complemento verbal existente em uma oração está diretamente ligado ao tipo de verbo identificado, que pode ser o verbo transitivo direto, o verbo transitivo direto ou o verbo transitivo direto e indireto.

OBS.: Para aprender definitivamente sobre complemento verbal é interessante que você saiba realizar a classificação dos verbos na sintaxe. Para isso, a dica é: estude também a matéria chamada de “predicação verbal”.

A) OBJETO DIRETO (OD)

Completa o sentido de um verbo transitivo direto (VTD) e não vem acompanhado de preposição obrigatória.


Comi muito arroz (comi: VTD, arroz: OD)

Amei-o minha vida inteira (amei: VTD, o: OD)

Comeu quantas trufas? Comi somente duas. (comeu: VTD; trufas: OD e Comi: VTD, duas: OD)

B) OBJETO INDIRETO (OI)

Completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTD) e sempre vem acompanhado por preposição.

 

Gostamos do show (gostamos: VTI, do show: OI)

Preciso de ajuda  (preciso: VTI, de ajuda: OI)

Acredito em E.T. (acredito: VTI, em E.T.: OI)

 

C) OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO (ODP)

Completa o sentido de um verbo transitivo direto (VTD) mas que possui uma preposição que o acompanha, ainda que ela não seja obrigatória.

 

Comi do pão (comi: VTD, do pão: ODP)

Amar a Deus sobre todas as coisas (amar: VTD, a Deus: ODP)

D) OBJETO PLEONÁSTICO (OPle)

É o complemento verbal que aparece repetido na frase, normalmente para causar o efeito de ênfase. Pode ser objeto direto (OD) ou objeto indireto (OI). O objeto direto pleonástico pode ser retirado da frase sem prejuízo geral do sentido.


As crianças, eu não as vi. (vi: VTD, crianças: OD, as: ODPle)
A eles, não lhes diremos nada. (diremos: VTDI, a eles: OI, lhes: OIPle)

Complemento verbal

Fonte: Reprodução

Exercícios para fixar o conteúdo

 

QUESTÃO 1 (Unesp)

Nós criamos produtos; fixamos preços; definimos os locais onde vendê-los; e fazemos anúncios. Nós controlamos a mensagem.

Nas orações que compõem os dois períodos transcritos, os termos destacados exercem a função de
a) sujeito

b) objeto direto

c) objeto indireto

d) predicativo do sujeito

e) predicativo do objeto

 

QUESTÃO 2 (EsPCEx 2015)

 

Assinale a oração em que o termo ou expressão grifados exerce a função de Objeto Indireto.
a) Cumprimentei-as respeitosamente.
b) Perderam-na para sempre.
c) Amava mais a ele que aos outros.
d) Eu culpo a tudo e a todos.
e) Obedeceu-lhe prontamente.

QUESTÃO 3 (EEAR 2018)

 

Leia as frases:
I. Gostava de doces caramelizados da doçaria de Dona Dalva.
II. No shopping, vigiava-a com a discrição de um investigador profissional.
III. Entre livros e cadernos velhos, na estante, encontrou um bilhete da antiga namorada.
IV. Lembrava-se ainda do período de sua infância vivida naquela cidadezinha do interior do Brasil.

Há objeto direto nas sentenças
a) I e IV
b) II e III
c) I e III
d) II e IV

 

QUESTÃO 4 (EEAR 2017)

 

Em relação aos complementos verbais, coloque C para correto e E para errado. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

(  ) Informei-lhes o horário de início da prova. (objeto direto)
(  ) Preciso de ti na execução do projeto. (objeto indireto)
(  ) Não admito irresponsabilidade, a má conduta incomoda a mim. (objeto direto preposicionado)

a) E – C – C
b) C – E – E
c) E – C – E
d) C – E – C

 

QUESTÃO 5 (EsPCEx 2013)

 

Assinale a alternativa que contém um complemento verbal pleonástico.

a) Assistimos à missa e à festa.

b) As moedas, ele as trazia no fundo do bolso.
c) Deste modo, prejudicas-te e a ela.
d) Atentou contra a própria vida e dos passageiros.
e) Técnica e habilidade sobram-lhe e aos adversários.

 

GABARITO

1) B

2) E

3) B

4) C

5) B

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