Você está aqui:Home » Dicas » Música » Competição de playlists leva a Copa para o mundo da música

Competição de playlists leva a Copa para o mundo da música

A bola está em campo, leitor(a)! 

Os jogos clássicos não ocorrerão somente nas areias do Catar. Também acontecerão duelos de titãs nas ondulações sonoras. Isso porque o Sesc Digital deu início à segunda edição do Mundial de Playlists. 

A ação leva a Copa do Mundo de Futebol para o campo da música e promove uma competição entre playlists que representam os 32 países participantes do campeonato. Até o meio de dezembro de 2022, as listas com o maior número de interações passarão de fase e as mais votadas se enfrentarão na grande final.  

Mundial de Playlists 2022 

O Mundial de Playlists conta com regras claras. Cada lista é composta por 12 músicas, que fazem alusão aos 11 jogadores e à comissão técnica, abrangendo os diferentes estilos musicais dos países, do clássico ao contemporâneo. Cada faixa ocupa uma posição de acordo com suas características.  

Por exemplo, na seleção brasileira, o posto do goleiro, responsável por garantir a segurança do time, é representado por Me Apaixonei pela Pessoa Errada, do Exaltasamba; por Lucy in The Sky with Diamonds, dos Beatles, na equipe inglesa; e, no grupo espanhol, por La Carretera, de Julio Iglesias, cantor, compositor e antigo goleiro da divisão juvenil do Real Madrid. 

a comissão técnica, que rege o jogo (e a orquestra), é sempre simbolizada por um ícone do país em questão. Por isso, no caso do Brasil, a canção O Descobridor dos Sete Mares, de Tim Maia, ocupa essa posição. Na seleção norte-americana, o posto é preenchido por nada menos do que Respect, de Aretha Franklin. 

Competição de playlists leva a Copa para o mundo da música

Fonte: Reprodução

Os times foram escalados para conquistarem o coração de toda a torcida. Portanto, apresentam formações bastante ecléticas. O grupo brasileiro, que derrotou a equipe portuguesa na primeira edição do evento, em 2018, contém artistas como Gilberto Gil, Racionais MC’s e Chitãozinho & Xororó. Os destaques dos demais países trazem ainda Amália Rodrigues, Lady Gaga, Whitney Houston, Édith Piaf, Justin Bieber, Drake, Céline Dion e Adele. 

Até o dia 15 de dezembro de 2022, os(as) espectadores(as) poderão escutar as seleções, disponíveis no perfil do Sesc São Paulo nas plataformas Spotify, Deezer e Apple Music, e seguir a playlist preferida. De acordo com a quantidade de interações, oito listas passarão para a próxima fase. A cada rodada, o placar é zerado e podem ocorrer alterações na composição. Veja o cronograma completo: 

Primeira rodada: 

  • 24/11: Apresentação dos oito selecionados 

Segunda rodada – Quartas de final: 

  • 28/11: Definição das partidas  
  • De 28/11 a 02/12:   
    • Partida 1: 1º Colocado X 8º Colocado   
    • Partida 2: 2º Colocado X 7º Colocado   
    • Partida 3: 3º Colocado X 6º Colocado   
    • Partida 4: 4º Colocado X 5º Colocado   

Terceira rodada – Semifinais: 

  • 05/12: Apresentação dos classificados e das partidas  
  • De 05/12 a 09/12:  
    • Partida 5: Vencedor da partida 1 X Vencedor da partida 2  
    • Partida 6: Vencedor da partida 3 X Vencedor da partida 4   

Quarta rodada – Final: 

  • De 12/12 a 15/12:   
    • Partida 7: Vencedor da partida 5 X Vencedor da partida 6   

Para acompanhar os resultados, basta ficar atento(as) às redes sociais do Sesc São Paulo (Facebook, Twitter e Instagram) e ao site oficial da ação. 

Sesc Digital 

Lançado em 2020, o Sesc Digital é uma iniciativa do Sesc São Paulo, que constrói sua presença no ambiente on-line desde 1996. Por meio da plataforma, a instituição pretende tornar suas ações acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas que não conseguem participar das atividades presenciais.  

Portanto, o Sesc Digital conta com cursos, palestras, exposições, publicações, filmes e músicas que contemplam diferentes áreas do conhecimento, como literatura, artes visuais e cênicas, arquitetura, turismo e esporte. Todos os conteúdos são gratuitos. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. 

E então? Que tal escutar as playlists e apoiar a sua seleção preferida? Compartilhe o artigo com os(as) amigos(as) e torça com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom jogo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo