Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Competências socioemocionais: como preparar alunos para o século 21

Competências socioemocionais: como preparar alunos para o século 21

Olá,

Você que é professor sabe muito bem que o educador atual não pode apenas chegar na sala e começar a falar e explicar como faziam alguns anos atrás. Muita coisa mudou, por isso é necessário se preparar. As competências socioemocionais vão te ajudar a ter uma visão diferente e a preparar os alunos para o século 21.

Se quer saber mais sobre o assunto e entender o que são as competências socioemocionais, não deixe de acompanhar nosso artigo, vamos mostrar o que é e explicar como obter informação para preparar os alunos para o século 21. Os professores mais antigos tinham um método bem diferente de trabalhar, muitas vezes repetiam o exercício e os testes várias vezes até o aluno conseguir uma nota melhor. Isso pode até resolver, mas não vai preparar o aluno de forma completa.

Além disso, esse estudante talvez consiga desenvolver todas as competências necessárias para enfrentar o século 21. Você já deve ter observado que o mundo tem cobrado muito que o jovem deste século seja o protagonista do seu próprio desenvolvimento. Muitas escolas já mudaram a forma de ensinar e muitas vezes é o próprio aluno que vai aprender sozinho. 

Com o processo desenvolvido pelo professor as crianças e até mesmo os adultos vão aprender a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Dessa forma vão conseguir controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.

Isso tudo vai ajudar a preparar o jovem para o século 21 e vai começar o trabalho das competências socioemocionais desde pequeno, quando começar a frequentar a escola. Essa abordagem pode ajudar o professor a criar práticas pedagógicas mais justas e eficazes. O desenvolvimento dessas características deve ser o objetivo da educação e precisa ser entendido como um processo de formação integral.

Como trabalhar as competências socioemocionais na educação

Essa visão de competências socioemocionais na educação não implica em deixar de lado o grupo de competências conhecidas como cognitivas, mas melhorá-las. Já foi feito pesquisas nessa área e elas comprovaram que alunos que têm competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade de aprender os conteúdos acadêmicos.

Trabalhar com os alunos as competências não será um trabalho simples. No site Especial Socioemocionais que você pode acessar clicando aqui, é possível encontrar um conteúdo bem completo sobre o assunto, eles abordam o tema de forma bem detalhada e vai te ajudar.

Lá você vai entender o que é e ainda como aplicar na escola para que os alunos consigam desenvolver essas competências socioemocionais. O interessante é que você deve começar logo com o ensino infantil, são eles que precisam estar preparados para o século 21. Você vai aprender a planejar políticas públicas e atividades para o cotidiano das escolas brasileiras. No ponto de partida vai aprender:

  • Quais competências socioemocionais são mais importantes;
  • Por que essas competências precisam ser trabalhadas;
  • Quem deve promover o desenvolvimento das competências socioemocionais;
  • Que cuidados se deve ter ao trabalhar essas competências.
  • Também vai conhecer o currículo, a formação de professores, avaliação, práticas pedagógicas, gestão, recursos, entre outros.

Não deixe de entrar no site, basta clicar aqui. Você vai aprender muito e pode ajudar seus alunos, é importante prepará-los para o século 21. Pode ter certeza que seus alunos serão profissionais mais competentes e vão se destacar na área que atuam.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto não deixe de comentar que podemos ajudar, compartilhe esse artigo com seus colegas de trabalho também. Eles também vão gostar de aprender sobre o assunto e vão querer trabalhar as competências socioemocionais com os alunos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo