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Competência socioemocional: como preparar e ensinar o aluno

Olá, leitor!

As vezes é difícil dirigir uma sala de aula cheia de alunos, cada um com o seu jeito de ser. Mas, nos dias que estamos com problemas pessoais ou até com mal estar, essa missão se torna quase impossível, não é mesmo?

A inteligência emocional é uma característica marcante dos grandes líderes e educadores. Para desenvolver uma competência socioemocional é necessário mudar alguns hábitos e observar o passo a passo. Para facilitar a sua jornada, fizemos uma pesquisa para ajudá-lo a treinar a inteligência emocional.

Investindo 9 minutos de seu tempo, você terá acesso à informações sobre inteligência emocional, treinamentos mentais e as armadilhas da mente. Além disso, saberá como reagir em situações de conflitos em sala de aula. Confira!

O que são competências socioemocionais?

competências-socioemocionais

 

As competências socioemocionais são características necessárias ao educador, principalmente na educação especial e infantil.

As competências socioemocionais fazem parte da inteligência multifocal. Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, é muito importante saber o que vem a ser Inteligência multifocal.

Em um de seus estudos sobre a psique humana, Augusto Cury defende que nós possuímos capacidades incríveis, porém somos bloqueados pelas armadilhas da mente. Todavia, por outro lado sua obra também menciona alguns pontos cruciais para: construir bons relacionamentos, superar traumas e atingir objetivos.

E é diante da obra sobre os códigos da inteligência, de Augusto Cury que resolvemos basear esse conteúdo de hoje.

Gestão do intelecto

Essa máxima dos estudos de Cury e diz respeito a capacidade de gerenciar: memórias, sensações, sentimentos e outras características da psique. Além disso, discursa sobre o funcionamento da memória e a edição das janelas da memórias, estas que são conhecidas como janelas killers.

Na gestão de intelecto o indivíduo

Carisma

O carisma tem muito a ver com as relações sociais e humanas. Certamente uma pessoa agradável, dinâmica, alegre e sociável tem maiores chances de alcançar objetivos do que as pessoas introspectivas.

O indivíduo carismático tem o poder de criar atmosfera amistosa nos ambientes, além de sempre estabelecer excelentes redes de contatos.

A comunicação é uma ferramenta essencial para as relações humanas, mas o carisma sem dúvidas é a célula de onde surge todos os resultados positivos sobre as comunicações.Uma pessoa carismática transmite conhecimento, bem-estar e bom humor.

Resiliência

A resiliência é a capacidade de compreender e adaptar-se com os movimentos da vida. Diz respeito a reação das pessoas diante das adversidades da vida.

Aquela pessoa que consegue sobreviver as interperies da vida tem como recompensa a sabedoria. Usufruir dos ensinamentos que cada dor representa pra nós é como um aprendizado valioso que desbloqueia as novas etapas da vida. E por esse motivo, enfrentar a dor sem transformá-la em sofrimento é a base da resiliência.

ALTRUÍSMO

Assim como a empatia, o altruísmo tem como definição a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Viver a vida do outro e chegar a verdadeira sensação que ele experimenta em determinados momentos.

Imagine uma pessoa que viveu em um orfanato, que sofreu desde o ventre. Alguém que teve a infância difícil e com carência de afeto. Esta pessoa está diante de várias vagas de empregos de jornal, entre elas uma de babá. Você acha que ela escolheria essa função? Por que?

Colocar-se na vez do outro, tomando-lhe as dores, os êxitos e a vivência. Sentindo o seu sentimento e provando de sua vida. Certamente, será fácil compreender determinadas decisões de determinada pessoa e aprender que julgar é uma atitude ignorante.

AUTOCRITICA

A autocritica, feita de modo produtivo, tende a promover o aperfeiçoamentos contínuo de aprendizagem com os erros e outras observações. É um dos códigos da inteligência que facilita a absorção novas informações e remoção de informações irrelevantes.

Observar-se e fazer criticas e observações sobre nossos raciocínio faz porte do aperfeiçoamento dos pensamentos. Então, é importante que autocritica esteja presente em todos os momentos de nosso cotidiano.

DEBATE DE IDEIAS

O debate de ideias é a capacidade de realizar diálogos com atores e outros participantes por intermédio da interpretação do conhecimento.

INTUIÇÃO CRIATIVA

Nem todas as vezes que estamos em ritmo de ansiedade por um novo projeto, surgem boas ideias para o desenvolvimento deles. O fato é que a nossa criatividade está em um espaço a cada ano mais abafada dentro de nós.

GESTÃO DA EMOÇÕES

Esse é um código muito importante, ele possibilita que um individuo afaste-se de emoções tóxicas, e também a proceder bem em mediação de conflitos consigo mesmo e com os demais.

As armadilhas da mente

Coitadismo

Como  próprio nome já diz, tem ligação com a vitimização pela própria existência.

Conformismo

Para o ser humano, uma das atitudes mais preocupantes para com a vida, certamente tem a ver com o ato de se conformar.

Medo de correr riscos

Existem várias maneiras de aprender e uma das mais significativas, com certeza é sobre a transformação de um erro em uma habilidade. Sem erros seria impossível medir nossa competência diante de determinada prova da vida.

Medo de reconhecer os erros

Outro otimizador de inteligencia, sem dúvidas é o reconhecimento de erros. Reconhecer erros é o caminho mais rápido para o acerto e, posteriormente, o sucesso. É errando que se acerta.

Como desenvolver competências socioemocionais?

É comum que muitas pessoas não pare para pensar na gestão de suas emoções, mas isso é um fator importantíssimo para o relacionamento interpessoal em sala de aula.

O sistema de ensino vem modificando certas coisas, mas ainda não ouvimos falar em novidades notáveis em relação ao aumento de interesse do estudante para os estudos.

Vários são os motivos para o desinteresse dos alunos sobre os estudos: desmotivação, rotina monótona em sala de aula… A sala de aula invertida é uma ótima opção para mudar a rotina dos estudantes.

Quando eles se deparam com a oportunidade de demonstrar sua expressão sobre algo, a motivação é aguçada e a atividade desses alunos (em especial os que gostam de chamar atenção para si) é canalizada positivamente.

A interação ajuda também os mais tímidos, quando o professor orienta a aula em um senso de colaboração e união, todos se ajudam, todos se conhecem melhor. A participação do professor, como mediador e para manter o controle das aulas, é muito importante.

E é basicamente sobre isso que rodeia os assuntos que permeiam o desenvolvimento de competências socioemocionais, ou seja, essas competências são habilidades construídas durante o tempo de profissão, vivência e experiência dos indivíduos.

Você sabe a importância da inteligencia socioemocional no Ensino Médio?

No Ensino Médio é a faze onde os jovem se encontram com um turbilhão de dúvidas, insegurança e preocupações em relação ao futuro. E é exatamente, por esse motivo que o professor deve usar as competências socioemocionais.

Agora que você já sabe o quanto é importante treinar as competências socioemocionais, e como isso influencia no cotidiano da escola, já pode aplicar em seu comportamento em sala de aula e ver a mágica acontecer.

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Até breve!

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