Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como você pode treinar para uma entrevista virtual

Como você pode treinar para uma entrevista virtual

Olá, leitor!

A tecnologia tem cada vez mais ajudado as empresas a melhorarem seus processos operacionais. No setor de RH e gestão de pessoas, por exemplo, está cada vez mais comum a entrevista virtual, que tem como finalidade a redução de custos, de tempo e a chance de encontrar candidatos ideais com diferentes perfis e múltiplas funções.

Por outro lado, os candidatos precisam ter um bom preparo, alta performance e treinar para uma entrevista virtual pode aumentar as oportunidades de carreira.

Mas se você ainda não está familiarizado com essa nova modalidade de entrevista, separamos aqui algumas dicas super importantes para te ajudar a se dar bem e conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Vamos conferir?

Como funciona uma entrevista virtual?

treinar_para_uma_entrevista_virtual

As entrevistas online costumam acontecer via Skype, Meetime, Google Hangouts e qualquer outra ferramenta que facilite o bate papo à distância. Esse tipo de entrevista evita que o candidato precise se deslocar até a empresa. Da mesma forma, possibilita que o recrutador prepare uma entrevista mais interativa com clareza nos objetivos.

A entrevista virtual permite também que as empresas realizem uma pré-entrevista, a fim de selecionar os perfis mais interessantes para uma entrevista presencial. Remotamente, os processos de seleção de candidatos, aptidões e perfis são bem mais rápidos e práticos de serem obtidos.

De modo geral, uma entrevista virtual possui duração reduzida, em comparação com uma entrevista presencial. Isso porque, via internet, tudo é mais direto ao ponto e objetivo, sem enrolação.

As reuniões normalmente acontecem via vídeo conferência, com suporte do chat para compartilhamento de alguma informação pertinente à entrevista.

Uma entrevista virtual por vídeo conferência permite que o recrutador e o candidato tenham um contato visual, alinhem as questões do trabalho e tenham uma conversa mais produtiva.

Veja a seguir como você pode se preparar e treinar para uma entrevista virtual!

10 dicas para se dar bem em uma entrevista virtual

1 – Boa conexão com a internet é fundamental

Uma reunião por vídeo conferência exige um pouco mais de conexão com a internet. Portanto, é fundamental que você desligue outros dispositivos que estejam conectados na rede para que não provoque problemas na hora da entrevista.

Qualquer oscilação na rede pode provocar cortes no áudio e travamento na imagem e isso pode arruinar toda a sua entrevista.

2 – Mantenha uma boa aparência

Quando você for chamado para uma entrevista virtual, é interessante encarar essa oportunidade como se fosse realmente presencial. Sendo assim, a vestimenta também é um importante fator a ser levado em conta.

Roupas sociais que transpasse uma boa aparência profissional são encaradas como fator fundamental para que você tenha uma entrevista bem-sucedida.

3 – Treine com um amigo

Antes de mais nada, aproveite para treinar para uma entrevista virtual com a ajuda de um amigo ou familiar. É claro, que o nervosismo não será o mesmo, mas te ajudará a ter uma boa noção de como se portar diante de um recrutador.

Se essa for sua primeira experiência, vale a pena criar um roteiro fictício ou pedir para seu amigo criar para você, tendo como base informações verdadeiras de uma entrevista de emprego online.

4 – De olho na câmera

Na maioria das vezes, quando há uma conversa via Skype, é comum que as pessoas fiquem se olhando ao invés de olharem para a câmera. Mas, em uma entrevista online, você precisa olhar diretamente para o entrevistador.

Um dos pontos observados pelos entrevistadores é o contato visual, que demonstra interesse, confiança e engajamento.

Dessa maneira, aproveite para treinar para uma entrevista virtual olhando diretamente para a câmera. O recrutador terá um contato visual e maior interação com você na entrevista, o que poderá aumentar suas oportunidades de conseguir a vaga de emprego.

5 – Fale pausadamente

É comum, em uma entrevista virtual, que o candidato fique nervoso e comece a falar sem parar. Porém, o candidato pode atropelar muitas informações importantes e acabar se perdendo no direcionamento da conversa.

A melhor maneira de se dar bem em uma entrevista virtual é ouvir com atenção tudo o que o recrutador tem a dizer e expor suas ideias, conceitos e respostas de maneira pausada, clara e objetiva.

6 – Interaja e mostre interesse

Não é porque a entrevista é virtual que você precisa somente ficar ouvindo o que o recrutador tem a dizer. Um dos requisitos básicos que os recrutadores observam é a interação do candidato e a postura profissional durante toda a reunião.

Você precisa concordar com o recrutador, se mostrar interessado nas informações passadas, fazer perguntas e desenrolar a conversa naturalmente. Outro fator importante é sua linguagem corporal. Mantenha a postura, gesticule enquanto fala e não desvie o olhar do entrevistador.

Tudo isso contará pontos e mostrará que você é um candidato preparado para o cargo pretendido.

7 – Atenção ao horário combinado

Esse é outro fator extremamente importante. Você precisa estar aguardando o momento da reunião no horário combinado, exatamente como se fosse em uma entrevista presencial. Envie uma mensagem ao recrutador 10 ou 5 minutos antes da reunião para que ele saiba que você já está de prontidão aguardando a entrevista.

Isso mostrará ao recrutador que você tem responsabilidade, disciplina e está apto para dispor do seu tempo para reuniões a distância. Em muitos casos, por ser a distância, os candidatos ficam acomodados, se perdem no tempo e acabam se atrasando por causa de algum imprevisto.

No entanto, isso pode prejudicar muito o seu desempenho em uma entrevista de emprego online. Pontualidade é essencial para ser bem visto!

8 – Trabalhe o seu marketing pessoal

Por que você deverá ser escolhido para o cargo? Qual o diferencial que você pode oferecer à empresa? Com o que você poderá contribuir?

Assim como em uma entrevista presencial, o recrutador espera ouvir de você seus pontos fortes e aptidões que farão diferença dentro da empresa. É nessa hora que você deverá “vender” o seu perfil profissional e trabalhar suas técnicas de persuasão.

Tenha todas as suas características e habilidades na ponta da língua. Preste atenção em toda a reunião, principalmente nos pontos importantes em que o recrutador fala sobre os objetivos da empresa.

Dessa forma, você poderá elaborar melhor essas respostas, a fim de torná-las bem alinhadas com o que a empresa precisa.

9 – Faça um checklist ou anotação

Aqui você precisa ter muito cuidado, pois em reuniões e entrevistas pela internet é comum que os candidatos “colem” e isso não é bem visto pelos recrutadores. Sendo assim, é importante sim que você faça anotações, porém, que não fique somente de olho no papel.

Faça um resumo de tudo o que você precisará ressaltar na entrevista, leia e estude bastante, mas deixe o rascunho em um local de fácil acesso somente para emergências. Talvez o nervosismo possa prejudicar sua memória e nesse caso, treinar para uma entrevista virtual pode não ser o bastante.

Assim, se você tiver em mãos um resumo que seja de fácil visualização te ajudará muito a se dar bem na entrevista.

10 – Se prepare para uma entrevista pela internet

Uma entrevista online não é menos importante que uma entrevista presencial. A partir do momento em que você sabe para qual empresa estará realizando a entrevista, procure saber mais sobre ela.

Pesquise sobre o perfil da empresa e sobre o perfil dos funcionários. Procure entender o segmento da empresa, seus maiores objetivos, seu posicionamento no mercado, posição da concorrência e leia tudo o que está presente no site da empresa.

Dessa forma, você estará muito mais preparado para dar uma opinião sobre melhorias, implementação de processos e impor suas ideias. Isso mostrará ao recrutador que você realmente está interessado na vaga e em colaborar com o sucesso da empresa.

Uma entrevista online pede muito profissionalismo e preparo. Exatamente por isso é que você precisa treinar para uma entrevista virtual o quanto antes para que tudo aconteça exatamente como o previsto.

Caso seja necessário, faça uma meditação 30 minutos antes da reunião para ajudar a acalmar os nervos. Os recrutadores buscam candidatos confiantes e seguros de suas habilidades. Portanto, é exatamente isso que você precisará fazer.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo