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Como você pode se tornar um professor interativo

Olá, leitor!

Uma das maiores necessidades do professor sempre foi tentar interagir com seu aluno. Interagir atualmente tem um sentido mais amplo, pois cabe às relações sociológicas e à comunicação com o uso de equipamentos tecnológicos.

Esse sistema de comunicação pede um professor mais envolvido e conhecedor de novas mídias de conversação. Como se tornar um professor mais interativo é do que trata esse artigo. Acompanhe!

O que é ser um professor interativo?

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Quando falamos em interatividade temos que lembrar de alguns aspectos que envolvem seu conceito:

  1. Perspectiva de sistema de comunicação: como forma de dialogar entre as pessoas realizando uma perfeita comunicação onde existe entendimento de ambos: interlocutor e o receptor;
  2. Perspectiva sociológica: relação entre duas ou mais pessoas que em determinado momento adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros;
  3. Perspectiva tecnológica: medida do potencial de habilidade que uma mídia permite ao usuário exercer influência sobre o conteúdo ou a forma de comunicação mediada (Wikipédia).

Levando esse conceito ao campo educacional, podemos concluir que, um professor interativo é o que usa bem as mídias em seu fazer pedagógico, interagindo com seus alunos, fazendo uso dessa tecnologia envolvendo os estudantes para que construam juntos um novo saber.

Para isso o professor precisa estar atualizado em relação as novas mídias, aos recursos tecnológicos, ao envolvimento dos jovens na internet e aplicar em sala de aula.

Algumas atualizações em relação à legislação educacional brasileira foram feitas para abranger essa definição. Essa legislação já está vigente, se atente a isso professor.

Vários educadores trazem suas contribuições para ampliar o entendimento dos professores e mostrarem sua importância no mundo hoje. Ainda nesse texto mostraremos algumas.

Legislação sobre interatividade

O decreto 9204 de 23 de novembro de 2017, institui o Programa de Inovação Educação Conectada, cujo objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomenta o uso pedagógico de novas tecnologias digitais na educação básica.

O programa contará com apoio técnico às escolas e às redes de educação básica para a elaboração de diagnósticos e planos locais para a inclusão da Inovação e da tecnologia na prática pedagógica, ofertas de cursos de formação de professores, entre outras providências.

Portaria 1602 de 28 de dezembro de 2017, visa a implementação das ações do programa de educação conectada a ser desenvolvido de 2017 até 2024 em fases cujas ações serão organizadas em 4 dimensões:

  1. Visão – estímulo da inovação tecnológica como elemento transformador da educação;
  2. Formação – oferta de formação continuada de professores, gestores e articuladores;
  3. Recursos Educacionais Digitais;
  4. Infra estrutura adequada às redes de ensino público.

Professor visite e interaja na Plataforma MEC.

Recursos Educacionais Digitais

A necessidade de buscar material sob esse aspecto é reconhecida pelo professor, porém, requer tempo e cuidado que geralmente lhe é escasso.

Pensando nisso, o Ministério da Educação e Cultura criou essa plataforma, juntando material disponível dos sites: Portal do Professor, Domínio Público, TVEscola e outros parceiros, em um só lugar.

O professor poderá utilizar uma rede social, onde poderá colocar seu material separado em coleções, curtir, compartilhar e comentar. Aliás, não é só para o professor: toda a comunidade escolar poderá usar.

Nessa página você encontrará recursos digitais como vídeos, animações e outros, para trabalhar com alunos da educação básica; material de formação completo oferecido pelo MEC, feito por uma equipe multidisciplinar e coleções de usuários.

Leia também: Professor como exemplo.

Atividade que envolve interação

Sala de aula interativa: Marcos Silva

Marcos Silva, sociólogo, Doutor em Educação e professor universitário, organizador do livro Educação Online, escritor do livro Sala de aula interativa, baseia-se na ideia de Paulo Freire onde a educação não se dá de A para B, mas de A com B, mediados pelo mundo e diante da realidade do aluno da geração digital.

O professor deve aproveitar recursos que a tecnologia oferece, mas ainda hoje é um “excluído digital”. Poucos professores aplicam efetivamente a interatividade, mas ainda está preso no formato onde é o professor que transmite, em uma direção unilateral.

É preciso mudar isso de uma vez por todas. A inclusão digital é mais uma possibilidade de mudar isso.

Nesse vídeo o professor elucida muito bem como o professor precisa reconhecer e utilizar as tecnologias digitais como meio de educação.

Leia mais: Professor como facilitador da aprendizagem.

Como usar novas tecnologias na educação? André Azeredo

Professor André Azeredo de Fonseca, professor universitário, Doutor em História, pós-doutorado (Programa Avançado de Cultura Contemporânea UFRJ) em um vídeo do seu canal no YouTube dialoga sobre a necessidade de se utilizar a tecnologia em sala de aula: como e quando.

Segundo ele, existe o momento que precisa sim estar desconectado da tecnologia: quando a necessidade de foco e concentração for primordial.

A internet oferece muito conteúdo para os alunos se envolverem, a maioria leva à distração, à procrastinação.

A internet deve estar presente na escola mas de forma crítica. O professor deve estimular os alunos a se superarem, não aceitarem simplesmente o conteúdo pronto que o Google oferece numa pesquisa rápida, por exemplo.

Além disso, o aluno deve aprender a discernir uma fonte confiável em sua busca na internet, aprender a interpretar uma mensagem nas redes sociais de acordo com a fonte, tem que saber que tudo que ele faz na internet fica registrado e que ele precisa se salvo-guardar.

Na interação com o aluno o professor terá a chance de ensinar sobre isso também.

Os alunos precisam aprender que não são simples usuários na internet, mas poderão ser também construtores de conteúdo.

Devem aprender a linguagem da tecnologia, pois a necessidade de saber cada vez mais presente, e fundamental daqui pra frente.

Professores devem o quanto antes aprender juntos aos alunos como produzir material de aprendizagem de acordo com essa linguagem de programação.

Saiba mais: 12 ferramentas digitais para usar em sala de aula.

Outras plataformas úteis ao professor interativo

Uma plataforma gratuita é a página Professor Interativo. Um site feito pelo professor Ivan Tavares Scotelari de Souza, onde compartilha jogos, softwares, avaliações digitais, tudo gratuito.

Um exemplo de interatividade que mostra material feito por alunos e professores da Escola Estadual Celso Abbade Mourão ainda em 20o3, um verdadeiro exemplo de que é possível construírem juntos, conteúdo de qualidade que poderá ser usados por todos.

Outra página interativa é Professor Globalintegra educação com tecnologia T.I. Aplicativos, nuvem, vídeos, avaliações eletrônicas, simulados, totalizando 12 formas de interatividade gratuita online, tudo para auxiliar o professor em sua interação com seus alunos.

Possui material para o ensino básico, técnico e superior. Parte do conteúdo é restrita, podendo ser utilizada após cadastro.

Artigos do Canal do Ensino que poderão ser úteis ao professor interativo:

Como pode ver, existem sites, livros e aplicativos que o auxiliarão nesse processo. Para profissionais da escola pública há ainda a garantia do MEC em apoiá-los em sua formação complementar.

Acompanhe como funciona essa formação em seu Estado e busque ampliar seu conhecimento no assunto. Dessa forma, ganharão você, seu alunos e a comunidade em geral.

Essas foram nossas informações sobre sua atuação com a interatividade em sala de aula. Não tem como fugir: por mais que se sinta com dificuldades em acompanhar a tecnologia, por mais que seus alunos deem um show em mídias e internet, você precisará acompanhar para cumprir seu papel de facilitador da aprendizagem, lembrando que no processo educacional tanto professor como alunos aprendem.

Até breve!

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