Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como você pode procurar emprego no Linkedin?

Como você pode procurar emprego no Linkedin?

Olá, leitor!

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o desemprego em 2017 alcançou o patamar de quase 13%, ou seja, mesmo os economistas afirmando que a fase da crise financeira está passando, o reflexo dela ainda é bastante forte, visto que muitas empresas ainda não se recuperaram, e isso reflete diretamente na vida do trabalhador que não consegue emprego.

Essa crise financeira impede que ocorra nova criações de vagas de emprego, o que no lugar de impulsionar o crescimento econômico do país, puxa a economia para baixo, dando a sensação de que a crise nunca vai passar. Podemos chamar isso de um “efeito dominó”.

Por outro lado, mesmo com o baixo número de vagas de emprego no país, não podemos esperar de braços cruzados que essa crise acabe, temos sim que, “arregaçar as mangas e ir a luta” a procura de um bom emprego, e aí surge a questão: você está procurando emprego da forma correta?

Há alguns anos atrás, a procura de emprego era baseada na entrega de currículo porta a porta, ou seja, ir de empresa em empresa entregando currículo na esperança de ser chamado para uma entrevista, ou por meio de agências de emprego.

Não que essa forma de procurar emprego seja incorreta, mas hoje em dia, existem formas mais modernas e efetivas para isso, como procurar emprego no linkedIn. Confira!

O que é o linkedIn?

emprego_no_linkedin

De maneira bem simples de explicar, o LinkedIn é uma rede social de negócios, usadas por profissionais que procurar mostrar suas habilidades relacionadas ao emprego que busca, oferecendo assim, mais credibilidade para o seu currículo profissional.

O LinkedIn conecta empresas e pessoas em todo o mundo, formando assim uma extensa rede de contatos acumuladas, podendo ser usada para encontrar contatos antigos, aumentar seu network e, principalmente, encontrar oportunidades de trabalho.

Isso porque, hoje em dia, muitas empresas do mundo todo disponibilizam nessa plataforma, vagas de emprego. Dessa forma, caso alguém se interesse pela vaga, basta se candidatar por meio do próprio LinkedIn, ou seja, se você pretende ir trabalhar em outro país, essa é uma forma válida para procurar emprego, mas claro que lá estão cadastradas empresas brasileiras também.

Dicas para procurar emprego no LinkedIn?

Como você pode imaginar, todos os dias são publicadas milhares de vagas de emprego em todo o mundo no LinkedIn, o que muitas pessoas acham que pode ser uma grande vantagem, afinal, quanto mais vagas, mais candidaturas para vaga, e consequentemente mais chances de contratação, mas as coisas não são bem assim.

Para conseguir um emprego no LinkedIn você precisa elaborar uma estratégia de marketing pessoal, para isso, é fundamental que você se organize, ou seja, você tem que se programar para enviar propostas de candidatura de vaga de emprego no LinkedIn.

Isso porque, se você ficar enviando currículo para todas as vagas de emprego no LinkedIn, no final das contas você pode prejudicar a sua imagem.

Por mais difícil que seja ficar desempregado, não adianta “sair atirando para todos os lados”, lembre-se que essa é uma rede social, muitas pessoas tem acesso ao seu perfil, e essa atitude, faz a empresa entender que você não tem critérios para escolher o que deseja em sua vida.

Essa estratégia pode fazer com que demore um pouco mais para conseguir um emprego, mas é uma maneira eficiente. Você estará sendo criterioso e metódico na escolha de sua vaga de emprego, e a empresa entende que você pensa bem antes de fazer suas escolhas.

Além disso, é importante que você defina suas buscas no LinkedIn, no caso, vaga de emprego. Para isso você pode usar os filtros que a própria plataforma possui, o que irá te ajudar na busca, são elas:

  • Segmento de atuação;
  • Localização da vaga;
  • Remuneração oferecida;
  • Empresa que a disponibiliza;
  • Data de publicação da vaga;
  • Palavras-chave.

O interessante é que você pode salvar o formato de pesquisa que você quer e configurar no próprio LinkedIn que suas buscas serão baseadas nesses filtros, assim você terá mais facilidade quando estiver procurando emprego.

Outra maneira de fazer o marketing pessoal no LinkedIn para conseguir emprego, é fazer parte dos Grupos do LinkedIn. Os grupos existentes na plataforma tem a função de permitir que o profissional exponha suas habilidades, como sabemos, permite que você consiga uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Alguns participantes desses grupos podem postar vagas de emprego dentro do próprio grupo, isso aumenta consideravelmente suas chance de conseguir um emprego no LinkedIn. Mas olha a cautela, inscreva-se em grupos que façam parte de sua área de interesse.

Como ter sucesso no LinkedIn?

Como tudo na vida, existem estratégias para ter sucesso no LinkedIn, e a fórmula aqui é bem simples e pode ser resumida em uma única palavra: relacionamento. 

Ainda comparando com a nossa vida pessoal, quando conhecemos pessoas e temos bons relacionamentos, na hora de uma necessidade maior, sabemos a quem recorrer, correto? O LinkedIn também pode ter essa função.

Quando mantemos bons relacionamentos no LinkedIn podemos dizer que temos uma garantia ou maiores chances de indicação, é como se você estivesse seguro contra o desemprego, ou seja, com o tempo, estruturando um bom currículo e tendo bons relacionamentos na plataforma, você não fará mais parte das estatísticas que apresentamos no início desse post.

Como fazer para criar bons relacionamentos no LinkedIn? O primeiro passo é deixar um pouco de lado outras redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Não que elas não sejam relevantes para nossa vida, mas nesse momento você está procurando emprego no LinkedIn, então dedique-se a isso.

Isso não significa que você deve passar 24 horas do seu dia conectado no LinkedIn. Lembra quando falamos de organização? Foi exatamente por isso, ao ficar o tempo todo conectado você pode passar a sensação de que é uma pessoa inconveniente, e nenhuma empresa busca isso.

Outra dica é não usar conotações negativas em seu perfil do LinkedIn, como por exemplo, “estou procurando emprego”, esse tipo de informação passa para o recrutador da empresa que você está em uma situação difícil, ou seja, ele não sentirá segurança em você.

O que é a opção “advanced search”?

Na plataforma do LinkedIn existe a opção advanced search, que é uma forma de busca de emprego avançada, no qual você pode encontrar detalhes mais precisos e específicos da vaga no LinkedIn. Pode-se dizer que esse é um filtro muito eficiente presente nessa rede social.

Ao usar a opção advanced search para procurar emprego, você pode:

  • Obter mais detalhes sobre a função que irá desempenhar dentro da empresa;
  • Saber se o cargo é executivo ou funcional;
  • Saber quando a proposta de emprego foi publicada;
  • Saber a localização da vaga – isso é importante. Não vá se candidatar a uma vaga em outra cidade ou estado se não pretende se mudar para lá.

Ao usar o filtro advanced search, as suas chances de enviar sua candidatura errada para uma vaga de emprego no LinkedIn são reduzidas significativamente.

A opção “vaga em emprego” no LinkedIn é paga?

A rede social é gratuita, entretanto você pode aumentar as suas chances de conseguir emprego no LinkedIn se você pagar uma taxa que varia de R$32 à R$80 reais mensais. Essa taxa serve para você ter mais eficiência em suas buscas de emprego.

Ao pagar essa taxa você pode visualizar, por exemplo, as pessoas e empresas que visitaram  o seu perfil na plataforma, além disso, o seu perfil fica mais visível para as empresas aumentando as suas chances de ser convidado para uma entrevista.

Quanto maior a taxa paga, mais eficientes são os serviços contratados, entretanto, quando você escolhe um pacote anual, por exemplo, esses valores são reduzidos.

Posso procurar emprego de forma privada no LinkedIn?

Sim! Suas informações não precisam ser todas expostas no LinkedIn, ao ir na opção “Configurações e privacidade”, você pode selecionar quem pode ou não visualizar seu perfil e suas ações na plataforma.

Você ainda pode escolher os tipos de mensagens que irá receber de seus contatos e empresas, além de gerenciar as suas recomendações. Uma outra opção que você pode utilizar para procurar emprego é a de optar por não exibir a logomarca do grupo em seu perfil, ou ainda impedir o envio de atualizações ao se inscrever em um grupo, essa é uma maneira eficiente de manter sua privacidade dentro da plataforma.

Agora se você deseja que toda a redes saiba mais sobre você, e que você está procurando emprego, basta ir na opção compartilhe uma atualização que fica em sua página inicial do LinkedIn.

Mas já adiantamos que os especialistas em recrutamento não indicam que seja compartilhado o perfil completo na plataforma. Eles afirmam que, principalmente em cargo executivo, essa atitude pode comprometer sua imagem para as empresas, pois, você tem que vender o seu produto, ou seja, suas habilidades, para o público correto, e não para qualquer pessoa que passe e veja o seu produto.

Você pode usar o opção “emprego” no menu principal, vá na opção “atualizar preferências”e ative a opção “deixe que os recrutadores saibam do seu interesse por novas oportunidades”. Assim, o recrutador saberá que você está disponível para a vaga de emprego em sua empresa.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo