Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como você pode fazer pós-graduação no exterior de forma gratuita

Como você pode fazer pós-graduação no exterior de forma gratuita

Olá, leitor!

Estudar no exterior é um grande sonho para muitos. No entanto, é comum encontrar pessoas que acreditam que é muito caro ou inviável realizá-lo.

E se você soubesse que é possível fazer sua pós-graduação no exterior de maneira gratuita? Pois saiba que existem muitas opções de bolsas de estudo para aqueles que sabem onde procurar.

A pós-graduação é uma etapa importante no seu desenvolvimento profissional. Afinal, com o cenário atual de um mercado extremamente concorrido, é essencial se especializar e criar diferenciais para sua carreira. Conquistar mais essa etapa do seu ensino no exterior pode ser o destaque que faltava para seu currículo.

Quer aprender mais sobre bolsas de estudo no exterior? Leia também esse outro artigo no Canal do Ensino para ficar por dentro das etapas do processo e de toda a documentação!

A seguir, você encontrará todas as informações que precisa sobre como fazer a pós-graduação no exterior sem gastar nada. Confira!

Por que fazer uma pós-graduação no exterior?

pos-graduacao_no_exterior

Ir para fora do Brasil para fazer uma pós-graduação é uma decisão importante, que precisa ser considerada com cuidado. Por exemplo, é preciso lembrar que você estará, por pelo menos dois anos, afastado do mercado onde deseja se inserir.

No entanto, se o seu objetivo é expandir seus horizontes, se especializar e contar com a educação das melhores universidades no mundo, essa pode ser a melhor opção para você.

Segundo um levantamento da revista britânica Times Higher Education, das 100 melhores universidades do planeta, 45 estão nos Estados Unidos. O restante divide-se entre Europa, Ásia e Oceania. O Brasil, infelizmente, não possui nenhuma representante na lista.

Dessa forma, para aqueles que aceitam apenas o melhor em seus históricos acadêmicos, estudar fora acaba sendo a única opção. Frequentemente, os professores nessas universidades não são apenas especialistas no conteúdo: são seus criadores.

No exterior, você terá a oportunidade de aprender diretamente com os grandes pensadores contemporâneos.

Além disso, existe a questão do diferencial competitivo que uma pós-graduação no exterior oferece para sua carreira. É inegável que o nome de uma das grandes universidades do mundo no currículo impressiona na hora da contratação.

O que preciso para fazer uma pós-graduação no exterior?

Para se preparar para essa jornada, é preciso um pouco de planejamento. A primeira coisa a fazer é se informar sobre quais universidades oferecem o curso que você pretende fazer. A partir daí, é preciso verificar com cuidado a grade para se certificar de que você está escolhendo a melhor opção possível.

Só então você deve começar a pensar nos programas de bolsa. Escolher a universidade com base nas oportunidades de bolsa de estudo pode fazer com que você acabe em um curso que não é exatamente o que você precisa. Não adianta ter uma universidade de renome no currículo se o curso não é compatível com sua carreira, não é mesmo?

Existem muitas formas de encontrar oportunidades de programas de bolsa. Mais à frente falaremos um pouco mais sobre isso, então não se preocupe.

Uma vez que você tenha escolhido o curso e conheça quais são as possibilidades de bolsas nele, é hora de se preparar para o processo.

Você deverá cuidar para que toda a documentação esteja em dia. Por isso, não deixe de ler atentamente o edital da bolsa de estudos. Confira uma checklist para não se perder:

  • O programa de bolsas se aplica ao curso escolhido?
  • O benefício é garantido por necessidade ou por mérito?
  • Você se encaixa em todos os requisitos especificados no edital?
  • Você se encaixa nos requisitos para tirar o visto de estudante para o país de destino?
  • Você já preparou toda a documentação necessária?
    • Passaporte e visto;
    • Provas padronizadas (SAT, proficiência na língua, entre outras);
    • Cartas de apresentação e recomendação;
    • Redações requisitadas pelo processo de seleção;
    • Histórico acadêmico e profissional;
    • Inscrição nos sistemas de bolsas padronizados do país.

Onde encontrar oportunidades de bolsas de estudo para pós-graduação no exterior?

Essa é uma das questões que causam mais confusão entre os candidatos à bolsas de estudo no exterior. Onde encontrar oportunidades e editais?

Primeiramente, fique de olho no Canal do Ensino! Acompanhe nosso blog, pois sempre estamos trazendo as melhores oportunidades para aqueles que pretendem conquistar uma bolsa de estudo no exterior. Veja alguns exemplos!

E tem muito mais de onde esses vieram! Confira nossa seção de dicas e acompanhe as atualizações para não perder nenhuma oportunidade.

Também é interessante acompanhar sites de instituições educacionais, como a Fundação Estudar está disponibilizando oportunidades de pós-graduação no exterior para 2018. Outro ótimo recurso é o Partiu Intercâmbio. O site oferece links e descrições para editais abertos no mundo todo.

Confira também os sites internacionais sobre o assunto, como o HotCourses, que traz um banco de dados sempre atualizado sobre bolsas disponíveis no exterior. Outro recurso interessante é o Scholarships for Development.

Veja outros recursos interessantes:

  • Study USA: bolsas específicas para quem quer estudar nos EUA;
  • Estudar Fora: o site reúne oportunidades de bolsas de estudo em diversos países e modalidades de ensino diferentes, incluindo a pós-graduação;
  • Canal do Intercâmbio: no site você encontra oportunidades de bolsa de estudo, além de dicas sobre viver em outros países e outras informações muito úteis para quem pretende passar por essa experiência;
  • Harvard: a universidade de Harvard frequentemente publica editais para diversos programas de intercâmbio. Assim como ela, outras universidades fazem o mesmo, portanto, não deixe de acompanhar as notícias do site da sua instituição de escolha.

CAPES: Conheça essa iniciativa

O CAPES, ou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, trata-se de um programa voltado para o incentivo da formação profissional no Brasil. O órgão oferece oportunidades de bolsas de estudo para pós-graduação, mestrado e doutorado, por meio de parcerias com o Governo Federal Brasileiro e com diversos outros países.

Visite também o portal EduCAPES. Lá você encontra material de estudo gratuito em diversas temáticas, cursos grátis e oportunidades incríveis.

Confira os países que possuem parceria com o CAPES atualmente:

  • Alemanha: informe-se sobre os requisitos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico clicando neste link;
  • França: parceria com o Centro de Estudos Superiores de Matérias Primas (CESMAT), para cursos nas áreas relacionadas a minas e matérias primas;
  • França: por meio da Associação Francesa da Indústria Aeroespacial (GIFAS);
  • Espanha: através do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (USAL).

Mais informações sobre como fazer pós-graduação em outro país

Vale lembrar que todo programa de bolsa de estudo tem suas exigências específicas. Aqui no Brasil, o Enem é usado como referência pela maioria dos programas. Essa prova, no entanto, só é válida em território nacional.

Enquanto os outros países normalmente possuem suas próprias avaliações padronizadas para bolsas por mérito, como o SAT nos Estados Unidos, é importante lembrar que o processo inteiro costuma ser bem diferente. Lá fora, é muito importante que o seu currículo acadêmico seja impressionante: ele deve estar recheado de boas notas, conquistas e atividades extra-curriculares.

Também é comum que as universidades no exterior peçam cartas de recomendação, normalmente escritas por algum professor ou profissional que possa atestar sua competência e potencial na área.

Caso você tenha dúvidas sobre como funciona esse processo, basta ler esse outro artigo no Canal do Ensino. Nele, detalhamos com maior cuidado tudo que você precisa saber para estudar no exterior através dos programas de bolsa.

Esse artigo inclui instruções sobre as cartas de apresentação e outras redações importantes, que destacam suas qualidades e demonstrem que você merece esse benefício.

Conclusão

A pós-graduação é o próximo passo para o seu sucesso profissional! Com o aumento da competitividade no mercado, é importantíssimo buscar o maior número de diferenciais possível. Por isso, além de se especializar, você precisa contar com universidades de renome no seu currículo.

As 100 melhores universidades do mundo estão no exterior! Por isso, a pós-graduação fora do país pode oferecer um enorme destaque para sua vida profissional. Além disso, você também sai na frente por aprender com os nomes que são referência na sua área, direto da fonte.

Muitas pessoas se desanimam do sonho de estudar no exterior por conta dos custos. No entanto, conquistar uma bolsa de estudos pode ser a solução para esse problema.

Como revisamos nesse artigo, as bolsas para pós-graduação no exterior podem ser conquistadas:

  • Por meio de iniciativas do Governo Federal;
  • De parcerias do CAPES com instituições de ensino;
  • De programas de bolsas e intercâmbio das próprias universidades;
  • De sites que reúnem informações sobre oportunidades de bolsas;
  • Das notícias sempre atualizadas do Canal do Ensino

Portanto, munido de informação, dedicação e disciplina, é possível sim conquistar a bolsa de estudo para pós-graduação. Informe-se!

Se quiser mais dicas sobre bolsas de estudos, leia também esses outros conteúdos no blog:

Ficou com alguma dúvida? É só deixar um comentário no final da página com a sua pergunta! Aproveite para dividir conosco as suas fontes para se informar sobre novas oportunidades e para compartilhar esse artigo com os seus colegas que também estão procurando essa experiência!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo