Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como você pode buscar um emprego de professor

Como você pode buscar um emprego de professor

Olá, leitor!

Ao se candidatar a qualquer emprego de professor, você com certeza quer fazer uma ótima impressão ao apresentar uma carta de apresentação e um currículo. Mas você sabe qual é a melhor estratégia para se destacar?

Nós preparamos esse guia com dicas essenciais para você conquistar um emprego como professor, mesmo que seja o seu primeiro emprego na área de ensino. Confira!

Como conseguir seu emprego de professor

emprego_de_professor_primeiro_emprego_vagas_educacao_infantil_escola_particular_contrata professor_SP_universitarios

1 – Procure oportunidades e novas experiências

Ainda durante seus estudos procure aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado e formas de colocar em prática o que tem aprendido, este é o período ideal para iniciar no mercado.

Mesmo recém-formado e sem ter ainda conquistado seu emprego como professor você poderá dar aulas, que podem ser até como um tutor on-line num curso EAD.

Pense em possibilidades de dar aulas particulares, para algum tipo de projeto, por menor que possa parecer, é uma oportunidade de adquirir experiência em sala de aula.

2 – Faça e mantenha atualizado seu Currículo Lattes

Para quem decidiu entrar no universo acadêmico ter um Currículo Lattes é essencial para participar de processos seletivos em universidades públicas e privadas, e até mesmo para quem busca de um mestrado ou doutorado.

A plataforma Lattes é indicada para profissionais de diferentes áreas, pesquisadores, cientistas, estudantes universitários, e o cadastro podem ser feito gratuitamente.

Acesse aqui a plataforma Lattes e faça o registro de suas experiências, incluindo:

  • Dados pessoais;
  • Formação acadêmica;
  • Titulação;
  • Idiomas, analisando a fluência na fala, escrita e leitura;
  • Área de produção científica e Projetos de pesquisa;
  • Participação em congressos, seminários, apresentações de trabalho;
  • Cursos complementares;
  • Projetos de extensão;
  • Instituições de ensino em que já atuou;
  • Produção bibliográfica com os artigos publicados;

É importante manter o conteúdo do seu Currículo Lattes sempre atualizado, o seu perfil fica publicado com acesso a todos que pesquisam na plataforma e também aparece em buscadores da internet.  Você poderá imprimi-lo ou baixá-lo em PDF para encaminhar por e-mail por exemplo.

3 – Faça um cadastro no LinkedIn e uma Fanpage como professor

Depois de listar suas qualificações no Currículo Lattes, você irá selecionar experiências e atividades acadêmicas para criar seu perfil na rede profissional LinkedIn.

Aprenda a utilizar essa rede social para encontrar vagas em escolas particulares, oportunidades de aulas particulares, contatos com faculdades, reitores, diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais da sua área de licenciatura e também com profissionais de outras áreas.

Uma das funcionalidades interessante desta rede é a possibilidade de publicar postagens no formato de artigos no Pulse, ao fazer isso com certeza irá contribuir para aumentar sua influência e autoridade.

Você pode ainda usar o link do LinkedIn  e dos artigos que publicar no Pulse em outras redes sociais para divulgar suas ideias sobre educação.

Aproveite e crie uma página no Facebook a partir da sua conta pessoal, separando suas postagens de temas de educação e experiências de ensino.  É importante sempre separar suas postagens pessoais da sua vida profissional.

É um investimento na sua imagem e também vale a pena ter todo o conteúdo organizado, com o passar dos anos letivos que atuou como professor, você poderá arquivar e organizar fotos, organizado como num livro de memórias, e ainda utilizar esse material num portfólio de ensino.

Outra vantagem de compartilhar suas ideias sobre educação nestas redes sociais é que poderão ser utilizadas para demonstrar numa entrevista de emprego de professor. Imagine o impacto positivo ao compartilhar com o diretor imagens e experiências reais do seu trabalho como educador?

Ao demonstrar os desafios que superou para ensinar de forma criativa seus ex-alunos e estudantes você terá mais resultados do que uma lista de participações em eventos e palestras no seu currículo de papel.

4 – Faça um portfólio on-line

Um bom portfólio on-line é muito mais do que ter amostras de todo o trabalho que realizou durante seu semestre de ensino e artigos, é um reflexo de quem você é como professor.

Com isso em mente, você deve construir um portfólio e atualizar ao longo do tempo, e para cada processo seletivo para emprego de professor, adapte-o para atender às qualificações específicas listadas na descrição da vaga, com amostras de seus planos de aula e trabalhos com alunos.

Você poderá utilizar o LinkedIn para isso ou ainda optar por outra plataforma gratuita para construir seu  portfólio, e ainda fazer um resumo numa apresentação do PowerPoint e utilizar em slideshows nas entrevistas de emprego para professor.

Ao fazer isso você também demonstra familiaridade com a tecnologia, algo que está mais do que presente na vida dos jovens e crianças, e também das escolas que estão se modernizando cada dia mais investindo em tecnologias em sala de aula.

5 – Resgate sua rede de contatos

Liste ex-colegas de faculdade, colégios, coordenadores pedagógicos que conhece, orientadores que teve durante a faculdade, colegas de estágio, diretores, secretários de ensino, gestores de escolas que já visitou durante a graduação, colegas que já participaram de projetos de pesquisa juntos, colegas da pós graduação. Liste também professores e diretores de escolas particulares que gostaria de trabalhar.

Entre em contato com essas pessoas e troque informações sobre projetos educacionais, planos de aula, aplicativos e sites para professores, ofereça ajuda primeiro e depois peça ajuda para conquistar seu emprego de professor.

Converse com os professores que trabalham nas escolas que gostaria de ensinar, pesquise os sites das escolas, vá a reuniões e eventos abertos da escola, procure entender como é a dinâmica da escola, suas metas, desafios, perfil dos estudantes e da comunidade.

Essa pesquisa servirá também para você procurar vagas de emprego, mas também priorizar em quais realmente quer participar e se inscrever para concorrer a um cargo.

6 – Participe de fóruns e congressos de educação

Existem várias feiras, congressos e fóruns para discutir e apresentar trabalhos no setor educacional que são realizadas em vários lugares. Faça uma pesquisa na internet e encontre eventos próximos a você, pesquise sobre os eventos e como pode participar.

Nestes eventos você tem a chance de fazer conexões pessoais com os administradores, gestores escolares, diretores, coordenadores pedagógicos e professores.

Aproveite para se destacar da multidão e se apresente aos diretores e gestores de escolas particulares.

Além disso, aproveite também para se atualizar sobre as tendências do setor de educação, tome notas, troque informações com outros professores, compre revistas especializadas para pesquisar outras oportunidades.

7 – Liste seus potenciais empregadores

Revise a lista das escolas participantes das feiras e congressos educacionais com antecedência e escolha potenciais empregadores que deseja conhecer, vá para estes eventos com essa pesquisa já feita.

Explore também os sites das potenciais escolas que poderão ter um emprego de professor para te oferecer. Verifique como é a cultura dessas escolas, leia declarações de missão, veja se elas utilizam sistemas de gestão informatizados, como é a estrutura física, os recursos didáticos e propostas de ensino e como é o processo seletivo para conseguir seu emprego como professor.

Anote se o processo seletivo é por entrevista, quais os critérios de seleção, se há requisitos específicos de titulações, se há testes. Verifique também e pesquise sobre as escolas públicas e universidades públicas, como é o processo de seleção e organize-se para conquistar seus objetivos profissionais.

8 – Divulgue e entregue seu currículo nas escolas

Você poderá utilizar lista de contatos que fez e a lista de escolas particulares com informações de contato (e-mail, telefone e endereço) para entregar seu currículo.

O ideal é que entre em contato, se apresente e diga que está interessado e gostaria de se candidatar para um emprego de professor, pergunte se pode enviar seu currículo Lattes e uma amostra do seu portfólio para o diretor. Você poderá receber alguns nãos, mas agindo assim com certeza pelo menos irão indicar para enviar pelo menos um e-mail ou se cadastrar no site da escola.

Aproveite para enviar um e-mail se apresentando, com link para seu portfólio on-line, publicações do Pulse e assinatura com dados de contato e telefone, as chances de conseguir uma entrevista fazendo isso são muito maiores do que enviar seu currículo sem fazer um contato antes.

Quando conseguir agendar para entregar pessoalmente, leve seu Currículo Lattes e salve seu portfólio num CD (e/ou pendrive) com uma apresentação em PowerPoint que descreva qualificações, referências e amostras da sua experiência de ensino.

9 – Invista em aprimorar habilidades além da de ensinar

Com certeza a principal característica de um bom professor é a preocupação com o aluno, com seu aprendizado, e suas experiências, seja no ensino de crianças ou na universidade, na orientação de teses, participação de bancas de TCC, correção de trabalhos ou preparação de aulas. A preocupação com o ensino de qualidade é a principal atividade na vida de um professor.

Mas além dessa, pense em atividades para fazer para a escola/instituição que vão além de ensinar, quais atividades vem à sua mente?

Invista para aprimorar habilidades, que podem ser com coaching, habilidades úteis para direção, liderança, produtividade e gestão do tempo, uso de tecnologias que podem fazer você se destacar da multidão de professores concorrentes.

Com o mercado cada vez mais concorrido, ser um professor apaixonado por educação não é mais suficiente. As escolas querem saber se o professor está preparado para executar atividades que envolvem novas tecnologias na aula e superar desafios, que saiba como lidar com inclusão e tratar com os desafios atuais da educação no Brasil.

Procure investir seu tempo para o desenvolvimento profissional, invista em cursos on-line e estude a possibilidade de se inscrever em programas de pós- graduação on-line ou mesmo presencial.

10 – Estude para concursos públicos

Responda: existem concursos públicos e processos seletivos para escolas municipais, estaduais, universidades na sua cidade ou região? Em caso afirmativo, em quais áreas? Caso contrário, você antecipa a abertura no futuro para vagas de professor universitário, professor de educação infantil, professor de escola técnicas?

Independente se há concursos para professores abertos neste momento você precisa se preparar para aproveitar oportunidades de emprego quando surgirem.

Então pesquise os editais de concursos anteriores e monte um plano de estudos, organize seu tempo para estudar para concursos públicos: acesse sites especializados, baixe aplicativos para questões de concursos públicos, apostilas para concursos e leia livros indicados para concurseiros.

Aqui no Canal do Ensino compartilhamos muitos materiais gratuitos na área de educação, aproveite cada oportunidade de curso on-line para professor e invista em você!

Até logo!

comentários (2)

  • Ray

    Olá, gostei muito da postagem, a melhor que li até agora, é tudo que preciso saber para investir na minha carreira como professora, com estes passos agora tem tudo pra dar certo ainda mais!

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá Ray. Tudo bem?
      Ficamos muito felizes em poder ajudar os profissionais da educação.
      Conte sempre conosco!

      Um forte abraço,
      Canal do Ensino.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo