Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como você pode aumentar seu vocabulário de francês

Como você pode aumentar seu vocabulário de francês

Olá, leitor!

Pra você que está aprendendo francês e quer aumentar o seu vocabulário, saiba que existem dicas e técnicas que poderão ser usadas para ampliar seu repertório e melhorar sua fluência nesse idioma.

Pra saber mais sobre isso continue lendo esse artigo!

Dicas de como aumentar seu vocabulário de francês

vocabulario_de_frances_estudantes

Não só para francês, mas estudar para qualquer idioma, o treino em conversação e a realização prática são exercícios fundamentais. Nesse momento você tem a oportunidade de fixar o que aprendeu teoricamente.

No entanto, outras dicas são aliadas importantes no processo de aquisição de novas palavras. Seguem algumas:

1 – Ler em francês 

Quando você lê um texto por inteiro, sem se preocupar a princípio com a questão gramatical mas tentando entender o contexto, percebe a necessidade de se compreender pelo menos as palavras-chave.

Nesse momento, poderá encontrar palavras que fecham o sentido do texto mas  ainda não sabe seus significados. Enquanto lê, sinônimos poderão aparecer e assim você notará a ligação, podendo descobrir por conta própria o significado, bastando apenas conferir depois.

Saiba mais sobre essa técnica no texto que escrevemos aqui no Canal do Ensino:

Como aprender francês instrumental e como utilizá-lo ao seu favor 

2 – Ouvir músicas francesas

No estudo de inglês costuma-se utilizar muito desse recurso, aprender por meio de músicas. Em outras línguas também é possível.

Enquanto cantarola a música, aproveita para anotar as palavras que desconhece: seu uso, se faz parte da língua formal, ou se é gíria, dialeto. Descobrindo se é uma música contemporânea ou folclórica, se é antiga ou de determinada região do país.

Além de ouvir por conta própria, sintonizando em uma rádio francesa ou em alguma playlist de músicas francesas, existem canais no YouTube que ensinam francês por meio de música, como por exemplo:

  • Professor Jérôme Guinet, do curso Francês Fluente, na playlist: aprendendo francês com música, ensina duas músicas em francês, dando explicações gramaticais e os significados dos vocábulos;
  • O canal CocktailF – dicas de francês traz muitas curiosidades sobre expressões e músicas e nessa playlist: cocktailFM, ensina francês através de músicas e contando curiosidades bem interessantes sobre elas;
  • Outra dica é ler o artigo: 7 dicas de como aprender francês com músicas.

3 – Ver filmes em francês

Assim como ler os textos, ouvir (e cantar) as músicas, assistir filmes – tanto franceses como legendados em francês – mesmo que não seja francês, pois dá a oportunidade de associar o aprendizado, com o idioma do filme.

Esse exercício lhe possibilita adquirir mais vocabulário, enriquecido com pronúncias e trejeitos inerentes à fala, no transcorrer de um filme. Aqui no canal, também já demos dicas sobre filmes franceses:

12 Filmes franceses para assistir no Netflix

4 – Lexical Notebook (Caderno de Vocabulário)

Essa técnica é uma abordagem criada por Michael Lewis, em seu livro: Lexical Approach, indicado por professores de cursos de idiomas.

Trata-se de um caderno onde se faz a anotação de novas palavras à medida que for tomando conhecimento em seu dia a dia.

Para facilitar a consulta, organiza-se as palavras por situações de uso. Exemplo: no mercado, cumprimentos, no restaurante, entre outros. Em seguida o nível de formalidade (se é formal ou informal), a definição e quando se deve usar, dando exemplos.

Esse caderno será um auxiliar de grande importância para memorizar o maior número de vocábulos possível, podendo ser carregado pra qualquer lugar que esteja, formando assim seu dicionário personalizado.

Guia completo de como estudar francês sozinho

5 – Livro Ilustrado

Pode-se considerar uma ampliação do uso do caderno de vocabulários, porém de maneira mais lúdica. Esse pode ser o livro para servir de consulta em casa.

Consiste em colar ilustrações de objetos, animais, pessoas, países, vegetais, por exemplo, e escrever seu nome em francês. Pode colocar também a pronúncia e o significado para que não haja dúvidas.

Existem pessoas que têm mais facilidade em aprender utilizando a memória fotográfica. Se você é uma dessas pessoas, esse livro lhe auxiliará muito.

Pode ser feito com palavras que tem mais dificuldade de memorizar, por exemplo, ou nomes que costuma confundir.

Aproveite seus dias de folga, com as crianças, e construa seu livro que poderá ser utilizado até mesmo pela sua família e amigos curiosos. O importante é aproveitar a oportunidade para aprender palavras novas.

6 – Aplicativos

Evernote

Esse aplicativo é para quem passa a maior parte do dia em frente ao computador, estudando ou trabalhando e precisa manter um mínimo de organização. Com o Evernote, você conseguirá criar lembretes, por exemplo, com novas palavras em francês: vocabulaire.

Outra opção é fazer listas ou bilhetes em francês, com essa prática existe a possibilidade não só de descobrir novos nomes e seus significados apropriados, como também fixá-los por estar sempre consultando-os.

Esse aplicativo pode ajudá-lo a encontrar seu material de estudo em qualquer lugar do seu computador, smartphone ou tablet – onde estiver usando.

Colornote

Esse é um aplicativo de notas, pode ser usado como o anterior, porém mais simples e com o recurso de cores. Parecido com os Post-It (notas autoadesivas) só que virtual. Ótimo para ser usado em tablet e celular.

Você pode separar as notas por cores, para facilitar a localização depois. Por exemplo: notas referentes a cursos, ao trabalho, às atividades domésticas – tudo em francês!

7 – Conversação

A prática é a melhor forma para aprender um idioma. Por meio de exercícios escritos ou orais, o vocabulário é enriquecido durante o processo.

Alguns sites disponibilizam e-books para serem baixados gratuitamente, outros são plataformas com conteúdo que possibilitam essas atividades. Veja alguns exemplos:

Wikitravel – Guia de conversação francês

Mais do que um guia de conversação, o Wikitravel é um guia para viajantes feito por viajantes de diversos lugares do mundo. É explicativo, seguindo o modelo Wikipédia, de fácil entendimento.

A parte relacionada à França, um verdadeiro apanhado turístico sobre lugares e costumes, vale dar uma olhada mesmo que não pretenda viajar por enquanto, por ser um informativo e acima de tudo, cultural.

No guia de conversação tem alguns itens para serem consultados como: pronúncia, frases mais usadas, problemas, números, horas, duração, entre outros, mas está aberto a atualização que você mesmo poderá contribuir. Interessante acompanhar.

Dicionário Francês – Português Online – Lexilogos

Esse site trata-se de um dicionário virtual onde você pesquisa tanto francês-português quanto português-francês, dando oportunidade de escolher uma das marcas mais procuradas, ainda colocações gramaticais e exemplos de frases.

Além disso traz a pronúncia e links para outros recursos didáticos, inclusive, Manual de Conversação, guia de conversação, expressões idiomáticas, provérbios e outros.

Bibliothèque Nationale de France

O acervo da Biblioteca Nacional da França é composto por um patrimônio cultural de extrema importância em livros impressos, manuscritos, mapas, partituras, fotografias, documentos de multimídia e conteúdos enciclopédicos.

A biblioteca Digital Gallica possui mais de 4 milhões de documentos. Composta por 4 bibliotecas físicas situadas em Paris, podendo ser visitadas de segunda à sábado, inclusive, fazer visitas guiadas enriquecidas com a história dos locais.

Visite o site e navegue para conhecer um pouco mais sobre a cultura da França.  Leia mais no artigo:

15 Sites para aprender francês com nativos

8 – Podcast

Podcast é um recurso muito utilizado para quem quer estar sempre atualizado no seu tema preferido.

Assim como os feeds de sites, onde você recebe todas as atualizações da página, seguindo o podcast escolhido, também receberá suas novidades. Segue algumas sugestões para auxilar na sua busca por ampliar seus vocabulários.

9 – Exercícios

Por meio de exercícios online ou em livros terá uma grande oportunidade de encontrar novos termos com significados diversos e outras colocações em frases e expressões.

Exercício de francês – Bounjourdefrance

É uma página de exercícios com o objetivo de aumentar seu vocabulário em diferentes domínios e níveis que vai desde o iniciante (Debutante A1) até o Expert (C1).

Separados por categorias com temas como gramática, compreensão, vocabulário, fichas, conjugação, jogos, expressões entre outras.

Na página tem opções de ferramentas como karaokê, pronúncias e testes. Mais opções aqui:

Aprenda francês com esses exercícios gratuitos

Outras dicas

Como você pode ver existem várias opções para ampliar seu acervo lexical. Além dessas podemos incluir ainda:

  • Assistir shows com intérpretes de música francesa;
  • Assistir talkshows e telejornais da França;
  • Treinar a habilidade de escutar, ler e falar, de preferência com nativos do idioma francês;
  • Visitar a França e conhecer sua cultura, sua história e seu povo pessoalmente.

Esperamos que essas dicas de maneiras para aumentar seu dicionário francês possam lhe ser útil.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo