Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como você pode aumentar seu vocabulário de espanhol

Como você pode aumentar seu vocabulário de espanhol

Olá, leitor!

Se você está determinado a aprender novos idiomas, incluindo o espanhol, irá precisar de uma estratégia eficiente para aprender novas palavras.

O estudante de línguas estrangeiras leva muito tempo para dominar um novo vocabulário, e isso pode desmotivar alguns, que desistem de aprender um novo idioma.

Quando você está praticando ou falando em espanhol, você não consegue se lembrar de todas as palavras do seu vocabulário em espanhol e fica bloqueado por um instante?

Você já passou por isso?

Para te ajudar a desenvolver seu vocabulário de espanhol e habilidades em um novo idioma, vamos compartilhar dicas úteis para acelerar seu progresso e alavancar seu conhecimento prévio com alguns passos simples, porém muito eficazes.

Continue lendo para aprender como você pode evitar esses bloqueios e conquistar um nível de habilidade mais alto, praticando outras técnicas que vão além da simples memorização de vocabulário de espanhol. Confira!

Descubra como você pode aumentar seu vocabulário de espanhol

vocabulario_de_espanhol_vocabulario_espanhol_para_portugues_vocabulario_espanhol_para_viagem_palavras_em_espanhol_frases_em_espanhol_

1. Sempre aprenda novas palavras em espanhol no contexto

A maioria dos estudantes que iniciam um novo idioma como o espanhol, procura aprender novas palavras, o que é melhor para ampliar o vocabulário em espanhol o mais rápido possível.

Mas é importante aprender algo sobre a construção de vocabulário: há o vocabulário passivo e o vocabulário ativo.

Qual a diferença em vocabulário ativo e passivo de espanhol?

Estudantes com um grande vocabulário passivo aprendem um maior número de palavras em espanhol e têm um bom conhecimento de frases.

Já os estudantes que possuem um grande vocabulário de espanhol ativo têm um conhecimento mais profundo sobre as palavras e seus significados em contextos. E isso os ajuda a usar e recordar mais facilmente, e consequentemente fluem melhor na hora da conversação.

É importante que o estudante desenvolva tanto a quantidade quanto a qualidade do vocabulário de espanhol para que possa entender tudo o que ouvir (forte vocabulário passivo), mas também saber o suficiente sobre palavras e frases contextualizadas para saber como e quando usá-las adequadamente (vocabulário forte e ativo).

Aprender novas palavras em espanhol fora de contexto, com listas de vocabulário de espanhol em PDF, por exemplo, não irá contribuir muito, você perde muito tempo para memorizar uma lista de palavras e depois quando precisa recordar se frustra.

Isso ocorre porque o cérebro humano funciona melhor quando faz conexões.

Então aprenda novas palavras e faça conexões, ouça no contexto, leia no contexto, estude com diálogos em espanhol. Assim você irá aumentar seu vocabulário em espanhol e se lembrar com mais facilidade, pois irá construir tanto o vocabulário passivo quanto o ativo.

2. Aprenda novas palavras em espanhol com material de áudio

Você quer aprender um número maior de palavras e aumentar seu vocabulário de espanhol, aí resolve imprimir uma lista de verbos, uma lista de substantivos em espanhol, uma lista de adjetivos e fica lendo e repetindo a leitura mentalmente, não é mesmo?

Essa forma de aprender irá te dar uma sensação inicial de que está memorizando novas palavras em espanhol, mas como explicamos no tópico anterior, essa forma não é eficaz, pois você não aprende o contexto em que as palavras são utilizadas nos diálogos em espanhol da vida real.

Além disso, se você não estudar com áudio corre o risco de aprender a pronúncia errada. Se você deseja aumentar seu vocabulário de espanhol com qualidade procure fazer um dos 7 cursos online para aprender espanhol gratuitamente que compartilhamos aqui no Canal do Ensino.

Há muitos materiais didáticos para você aprender espanhol pela internet com inúmeros exercícios com áudios e diálogos em espanhol.

Prefira também os áudios que são gravados por professores nativos ou pesquise sites e locais que possa aprender novas palavras em espanhol com falantes nativos.

Dessa forma você aprenderá a pronúncia correta e também ouvirá as palavras em espanhol no contexto. Com certeza estudando desta forma, você irá se lembrar das novas palavras com muito mais facilidade quando ouvi-las, e com o tempo irá aprimorar não só a audição como também a fala.

3. Aumente seu vocabulário de espanhol dizendo as novas palavras em voz alta

Essa técnica irá realmente fazer uma grande diferença para você aumentar seu vocabulário.

Para colocar essa técnica em prática, baixe um aplicativo para gravar suas sessões de estudo de novas palavras. E para ser ainda mais efetivo, sempre utilize as dicas anteriores, siga os passos seguintes:

  • Faça exercícios com diálogos e novas palavras no contexto;
  • Ouça as mesmas frases e palavras com áudio de falantes nativos;
  • Agora leia em voz alta. Não fique preocupado que as novas palavras soem estranhas na primeira vez. Repita as frases de diálogos mais e mais, em voz alta, como se estivesse falando com alguém. Altere o tom de voz como se fosse um personagem e troque entre o locutor e interlocutor;
  • Faça gravações dos seus áudios após experimentar e ler os diálogos ou frases com entonações diferentes em voz alta;
  • Ouça as gravações de seus diálogos. Você irá perceber que a sua disposição para aprender novas palavras aumenta, que está aprendendo com mais eficiência e de forma muito mais divertida que apenas ler listas de palavras sem contexto.

4. Aumente seu vocabulário com atividades passivas

Os seres humanos têm a capacidade inata de transformar a linguagem e desenvolver o idioma.

Por meio da escuta, de forma passiva, depois de ouvir muitas vezes seus pais e pessoas ao seu redor você balbuciou as primeiras palavras individualmente e aos poucos formou frases.

Para aprender um novo idioma é valido utilizar a mesma estratégia, mas agora de forma consciente e intencional para aprender novas palavras e desenvolver a fluência.

Como colocar essa técnica em prática?

Adquira o vocabulário passivo, e gradualmente seu cérebro irá fazer as conexões e transformar o passivo em vocabulário ativo. Para isso invista em atividades e exercícios passivos:

  • Assista programas de TV em espanhol (noticiários, novelas, etc.);
  • Assista canais do YouTube em espanhol (vídeo clipes com e sem legendas em espanhol, vídeos de variedades, etc.); Confira essas 25 videoaulas gratuitas em espanhol básico que selecionamos para você aqui;
  • Ouça músicas em espanhol.

Não se preocupe em compreender tudo o que está ouvindo e vendo no primeiro momento, tenha o máximo de contato com o idioma durante as atividades do seu dia a dia: no trânsito, durante uma caminhada, enquanto faz ginástica ou cozinha.

Depois nas suas sessões de estudo, utilize os mesmos programas e vídeos com legendas em espanhol e transcreva as partes de diálogos e frases que não conhece.

Encontre o significado das novas palavras no seu contexto consultando um dicionário ou acionando a legenda em português.

Esta é uma forma de aprender primeiro de forma passiva e depois extrair partes do vocabulário e frases que serão úteis, aumentando assim seu vocabulário em espanhol.

Utilize a dica a seguir para tornar essa técnica ainda mais eficiente.

5. Faça revisões espaçadas e repetições

Quando você aprende uma nova palavra em espanhol poderá esquecer em breve, e terá que aprender de novo consultando seu dicionário em espanhol. O que você deseja é lembrar palavra sem ter que parar para “pensar” sobre a nova palavra.

Mas o fato é que isso é normal de acontecer, embora você seja inteligente e possa até ser fluente em outros idiomas, o espanhol é novo e o processo de aprendizado é gradual, é um processo que se tornará automático com o tempo, inicialmente irá esquecer eventualmente até as novas palavras ficarão retidas na sua memória.

E uma forma de garantir seu aprendizado e memorização do seu vocabulário em espanhol, é por meio da técnica de aprendizagem espaçada, fazendo exercícios de repetição e revisões programadas.

Como aplicar a técnica de aprendizagem espaçada para aprender espanhol?

Revisar os diálogos em seu curso, revisar todos os exercícios e voltar ao material para resgatar tópicos importantes. Calma, você não precisa fazer todos os exercícios da sua apostila de espanhol desde a lição número 1 até o capitulo atual de uma só vez.

A forma mais efetiva é utilizar essa técnica em todas as suas sessões de estudo utilizando aplicativos com cartões de repetições como o Anki.

Assim, quando você sentar em sua escrivaninha para estudar depois de fazer alguns exercícios, após assistir um vídeo clipe ou um vídeo em espanhol, e extrair palavras no contexto para aumentar seu vocabulário, você irá anotar essas palavras e frases no aplicativo para construir os flash-cards de repetições.

Grave as traduções para o português e as frases e diálogos em espanhol no Anki. Configure o aplicativo para revisar e depois utilize as coleções de frases para revisar.

O aplicativo irá te mostrar as frases em espanhol para que possa revisar e resgatar o significado, à medida que você acertar (sem olhar a resposta da tradução) o aplicativo irá diminuir a frequência daquele cartão.

Faça isso em todas as suas sessões de espanhol, introduza isso na sua rotina de estudo, reserve pelo menos 5 minutos para revisar os cartões no Anki diariamente e coloque pelo menos 10 novas frases em espanhol no aplicativo.

Dessa forma, para cada lição (texto, vídeo, exercício) que você estuda, está aprendendo novas palavras em espanhol, programando revisões futuras, e está revendo lições antigas, resgatando e reforçando palavras que já ouviu antes. Isso irá fazer você aumentar e muito seu vocabulário de espanhol. Experimente!

Essa é uma estratégia muito mais eficiente de aprender novas palavras em espanhol. Caso contrário, você terá que voltar e reaprendê-las, e isso levará muito mais tempo para você adquirir fluência em espanhol.

Com a fluência em espanhol você poderá aprender coisas novas, aproveitar oportunidades para viajar, fazer cursos ministrados em espanhol, como os 9 cursos oferecidos de graça na Universidade Austral que podem ser feitos a distância. Aproveite as oportunidades!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo