Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como você pode aprender novas expressões em francês todos os dias

Como você pode aprender novas expressões em francês todos os dias

Olá, leitor!

O francês é considerado um idioma complexo por conta da sua pronúncia distinta e a maioria das pessoas imaginam que aprender o francês formal é a primeira coisa a ser feita no processo de aprendizagem.

Mas se a sua intenção é dialogar com nativos ou conhecer o país, saiba que conhecer as expressões em francês mais utilizadas no cotidiano é um dos primeiros passos para se dar bem no idioma. Isso porque aprender a maneira espontânea e natural de conversar com alguém pode evoluir sua fluência.

Novas expressões podem ser aprendidas a cada dia e com isso elencar vários outros assuntos que podem agregar valor ao seu aprendizado de francês. As expressões aumentam o vocabulário, melhoram sua capacidade de comunicação e te ajudam a aprender o idioma muito mais rápido.

Separamos nesse artigo, algumas dicas de como estudar expressões em francês e aproveitamos para citar as mais importantes que você precisa conhecer. Confira!

Como aprender francês utilizando expressões cotidianas?

expressoes_em_frances

Para quem quer aprender francês de forma rápida, uma dica é começar a se dedicar mais ao modo falado no cotidiano dos franceses. De nada adianta passar horas e horas estudando regras e técnicas formais que raramente são usadas, como em festas, por exemplo.

A partir do momento em que você tem uma ampla noção de como conversar com alguém no dia a dia, é mais fácil praticar depois as regras mais complexas. Isso porque você já estará habituado às regras básicas e já terá boa noção de pronúncia.

Contudo, manter um cronograma de aprendizado diário é fundamental para que você aprenda com qualidade. Não há segredos para aprender novas expressões em francês todos os dias, mas você precisará se dedicar, pesquisar bastante, ter muito contato com a língua e principalmente colocar tudo em prática.

6 dicas para aprender novas expressões em francês todos os dias

1 – Estude uma expressão por dia

Uma dica interessante é montar um planejamento, escolher as principais expressões em francês que você quer estudar e separar por dia. A cada dia você estuda e elabora lições relacionadas àquela expressão.

Vale a pena até separar expressões que se referem ao dia da semana ou mês. Assim, você terá várias ideias de elaborar exemplos práticos que ficarão marcados na sua memória. É uma forma de estudar por assimilação com acontecimentos reais.

2 – Explore toda a utilização da expressão

Antes de partir para o estudo de outra expressão, vale a pena explorar tudo o que essa expressão pode te ajudar. Por exemplo, estude o significado da palavra, em seguida as situações em que essa palavra pode ser usada, a formação de frases com essa expressão, conjugação de tempos verbais, plural se houver, pronúncia, etc.

A partir daí você pode fazer o mesmo processo com as outras expressões. Dessa maneira, seu cérebro irá fixar facilmente essas palavras e você se lembrará muito mais fácil. Essa é uma forma eficiente de estudar francês e você não estará aprendendo somente as expressões e sim muitas outras regras do idioma.

3 – Separe as expressões por temas

Da mesma forma que você irá separar as expressões por dia a estudar, tente agrupá-las em temas específicos para facilitar o seu aprendizado. Por exemplo, separe expressões que se relacionam com viagem, festa de aniversário, compras no shopping, etc.

Isso irá te ajudar muito na hora de elaborar questões e exercícios para praticar. Uma ótima dica para alavancar seus estudos é criar hábitos para estudar francês e começar pelos temas que você mais gosta. Também uma forma de ajudar na memorização.

4 – Aprenda as gírias

As gírias são utilizadas para substituir uma palavra, termos ou conceitos que normalmente são usados pela sociedade. É um tipo de linguagem popular que geralmente se concentra em grupos de pessoas ou classe social.

Algumas gírias são derivadas da época e sofrem pequenas variações ao longo do tempo. Já outras são decorrentes de um acontecimento na sociedade, tendência, e acabam se tornando parte do vocabulário.

Dessa forma, é importante conhecer as gírias em francês mais usadas, pois, assim você conseguirá desenvolver uma conversa mais natural com qualquer pessoa que esteja aprendendo o idioma ou até mesmo com um nativo. Veja a seguir as principais gírias:

  • Tenir au courant: refere-se ao ato de manter alguém informado ou manter-se informado.
  • Bosser: refere-se ao ato de trabalhar duro.
  • Le pinard: refere-se a um vinho barato.
  • Avoir la flemme: refere-se ao ato de ter preguiça.
  • Balaise: refere-se a uma pessoa forte, robusta.
  • Peinard: refere-se a uma pessoa que “está numa boa”, tranquila.
  • Assurer: significa “arrasar. Refere-se a uma pessoa que é muito boa no que faz.

5 – Treine as pronúncias dessas expressões

Aprender a pronunciar corretamente o francês é um trabalho que requer muita atenção. Afinal, é a maior característica do idioma, sua pronúncia distinta. A melhor maneira de treinar a pronúncia das expressões é ouvir várias vezes antes de arriscar a pronunciá-las.

Essa é uma etapa dos estudos de idioma que as pessoas encontram mais dificuldades e se sentem mais inseguras. Existem sites que podem te dar esse apoio e você digita uma palavra ou frases extensas e ouve como é feita a pronúncia.

O site mais popular para te ajudar nisso é o próprio Google Tradutor. Contudo, você ainda pode contar com o Forvo, Oddcast e Imtranslator. Insira no seu cronograma de estudos aulas práticas e exercícios de fixação focados em pronúncia. Nessas aulas, vale a pena até incluir materiais divertidos como músicas ou filmes.

6 – Faça revisões periódicas

Como sabemos, para aprender um idioma de forma consistente é preciso estar em contato com as palavras e expressões todos os dias. Sendo assim, sempre no final do mês ou em um período que você determinar, faça revisões de tudo o que você aprendeu.

O ideal é manter uma organização exatamente como é feito em sala de aula. Tenha um caderno para fazer suas anotações, ou se preferir faça no computador, mas deixe todos seus estudos registrados.

Dessa maneira, quando tiver alguma dúvida, você não precisará fazer toda a pesquisa novamente e facilitará para que você realize essas revisões. A revisão irá fixar novamente as palavras em sua memória de modo que você se lembre de utilizá-las nas frases do dia a dia.

Lista com 30 expressões em francês para treinar

Expressão em francês Significado
On se capte plus tard Equivale ao nosso “até mais”.
Une arnaque Significa roubo.
Bouffer Significa encher a boca de comida.
Ferme ta gueule Equivale ao nosso “fecha o bico” ou cale a boca
Avoir le bras long Significa que uma pessoa é influente.
Être um bourreau des coeurs Refere-se a um mulherengo, conquistador.
Avoir le coeur sur la main Significa ser gentil, generoso.
Se mettre le doignt dans l’oeil Significa estar redondamente enganado.
Partir ventre à terra Refere-se a alguém que está com muita pressa para ir embora.
Avoir le cafard Significa estar deprimido.
Poser um lapin à quelqu’un Significa dar um bolo em alguém.
Manger les pissentits par la racine Equivalente ao nosso “bater as botas”.
A tout à l’heure Significa até breve.
Tu t’appelles comment? Significa qual é o seu nome.
Ne vous en faites pas. Significa não se preocupe.
C’est simple comme bonjour Refere-se a algo muito simples de fazer.
On n’est pas sorti de l’auberge Refere-se a uma situação difícil de se resolver.
Mettre les points sur les i Equivalente ao nosso “colocar os pingos nos is”.
Tondre des oeufs Equivalente ao nosso “mão de vaca”.
Tirer les marrons du feu Significa fazer alguém de bobo.
Mettre quelqu’un en boîte Significa tirar sarro de alguém.
Tourner autour du pot Equivalente ao nosso “fazer rodeios”.
Payer les pots cassés Significa “pagar o pato”, sofrer as consequências.
Avoir l’air d’une poule qui a trouvé un couteau Significa estar confuso.
Sauter au plafond Significa estar muito bravo.
Être complètement allumé Significa estar louco.
Une histoire à dormir debout Refere-se a uma mentira, lorota.
Avoir des lettres Refere-se a uma pessoa culta.
Coincer la bulle Significa tirar uma soneca, cochilar.
Envoyer  quelqu’um  aus pelotes Equivalente ao nosso “vá plantar batatas”.

Não deixe de pesquisar novas expressões e anotar em um caderno ou armazenar no seu computador para a criação de novas aulas. Isso fará com que você aumente o seu vocabulário, o conhecimento e o domínio no francês.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo