Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como você pode aprender francês com música efetivamente

Como você pode aprender francês com música efetivamente

Olá, leitor!

A linguagem é um modo de comunicação complexo. Quando você aprende uma língua não está apenas aprendendo como se comunicar em um determinado local, mas também está conhecendo toda uma cultura.

Isto é extremamente benéfico e uma bela forma de entender aqueles diferentes de você. Conhecer um idioma é sempre um aprendizado útil.

Quando se trata do francês, o aprendizado da língua se torna recheado de charme e também repleto de grandes descobertas. Não há nada melhor que sentir em um passeio em pleno pôr-do-sol em Paris, ou em uma encantadora cidadezinha bem no meio do Haiti. Na sua vida profissional esta língua também poderá ser um grande diferencial.

Existem diversas maneiras para você aprender um novo idioma. Uma das mais divertidas e eficazes é por meio da música. Ela pode ser uma grande aliada na hora de aprender o idioma de Victor Hugo.

Veja como a música ajuda na aquisição de uma língua estrangeira e aproveite para encantar a todos na sua próxima viagem. Saiba mais!

Por que aprender francês?

frances_com_musica_frances_lingua_estrangeira_

Toda a língua que você aprende é um mundo de possibilidades. Isto também é verdade com o francês. Existem diversos motivos pelos quais você deve aprender esta língua.

Para quem busca expandir seus horizontes e alavancar seu futuro profissional, o francês é uma língua fundamental para atingir estes objetivos.

O francês é considerado a língua do amor e isto não é por acaso. Um dos idiomas mais ricos do planeta, também é um dos que mais podem ensinar você e que farão com que o aluno descubra todo um mundo novo. Este idioma é um dos mais aconselhados a se aprender.

O francês é uma língua falada em muitos lugares, devido a França ter colonizado muitos países. Hoje, essa língua é falada nos 5 continentes e em cerca de 70 países. Ele é o nono idioma mais falado no mundo.

Para quem quer estudar, ele também é essencial já que além de áreas importantes como história, conhecimentos sociais e relações internacionais, o francês também é a segunda língua da internet.

Desta maneira, além da sua vida profissional, ele também poderá fazer diferença no quesito acadêmico. Além disso, existem diversas possibilidades para quem fala o francês conseguir estudar na frança. Só por este motivo já é um excelente investimento.

Quem pretende aprender outros idiomas latinos, como o espanhol ou até mesmo o inglês, também poderá encontrar uma vantagem ao aprender francês, já que esta língua facilitará muito na hora do estudo desses idiomas.

Quando você aprende uma língua, é mais fácil se acostumar com o ritmo de aprendizado e com toda a nova informação adquirida com o novo idioma.

Seja na vida profissional, seja apenas por curiosidade, aprender francês fará toda a diferença na sua vida.

Não deixe de aprender esta que é uma das línguas mais bonitas do mundo.

Aprendizado de Língua estrangeira está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

O aprendizado da língua estrangeira é tão importante que está, inclusive, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estes parâmetros curriculares são referenciais e orientações pedagógicas para os profissionais docentes da educação infantil.

Segundo estes parâmetros, “da mesma forma que o ensino da língua materna, o ensino de Língua Estrangeira incorpora a questão de como as pessoas agem na sociedade por meio da palavra, construindo o mundo social, a si mesmos e os outros à sua volta”.  Nos PCNs, ficam claro o quanto é importante este ensino da língua logo na primeira infância.

Nesta referência, utilizada por muitos educadores da educação básica, ainda está assegurado que “a aprendizagem de Língua Estrangeira oferece acesso a como são construídos os temas propostos como transversais em práticas discursivas de outras sociedades”.

Aprender uma nova língua como o francês, pode abrir um novo mundo para as crianças e isto fará com que, no futuro, sejam seres humanos mais tolerantes e dispostos a entender seus semelhantes.

Técnicas que ajudam você a aprender melhor o idioma

Existem diversas maneiras pelas quais você pode aprender uma nova língua. Além das escolas de idiomas e centros educacionais, hoje existem aplicativos e técnicas que o estudante utiliza não só se aprimorar, mas para manter vivo o idioma em sua mente,

Atualmente a tecnologia é uma aliada infalível na hora de aprender um idioma. Você pode assistir séries com legendas no idioma original, pode utilizar aplicativos para conversar com nativos. Aplicativos como o Duolingo, por exemplo, ajudam você aprender novas palavras todos os dias.

As técnicas para aprender uma nova língua são muitas, no entanto, nenhuma delas é tão eficaz quanto a música. Muitas escolas de idiomas e outras organizações já descobriram o poder que ela tem na hora de aprender o francês.

Além de funcionar muito bem com crianças, ela também é uma das melhores formas para adultos e jovens compreenderem o idioma de uma forma mais prática e eficaz.

Música, verdadeira aliada na hora do aprendizado

A música é uma das maiores aliadas quando se trata de aprender algo novo. Em um processo complexo como a linguagem, ela é ainda mais vital. A música trabalha com áreas diferentes do cérebro e uma delas é onde fica armazenado nosso conhecimento linguístico.

Em uma pesquisa realizada pela pedagoga Roseni Aparecida Coelho de Souza, Graduada em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua portuguesa e Inglesa pela UNIFLOR e especialista em Especialização Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Portuguesa e Inglesa pelo Curso de Letras da UNEMAT, apontou que a música torna a aula mais agradável e produtiva, a música em sala de aula facilita o processo de ensino/aprendizagem.

Segundo a pesquisa realizada pela linguista, ao utilizar a música, a compreensão da Língua Estrangeira torna-se mais significativa, voltada pelo interesse e a capacidade dos alunos.

Contribuindo com o ensino, tornando uma aula atraente e interessante. A pesquisa de Souza ainda apontou que a música de certa forma está presente no cotidiano do aluno e, ao ouvir, ele consegue assimilar uma palavra a outra com significado, facilitando a compreensão do aprender das palavras.

Muitos pedagogos apontam que a música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões. A música trabalha com o cotidiano, com palavras que são utilizadas no dia a dia e ela ainda engloba toda a cultura inserida naquela sociedade.

Desta forma, aprender um idioma com música pode ser uma das melhores técnicas para se conseguir falar fluente e perfeitamente não só o francês, mas qualquer outra língua a qual você se disponha a aprender.

Francês na ponta da língua na hora de cantar

O Francês, como qualquer idioma, possui suas características e peculiaridades. Esta é uma língua em que a oralidade possui tons únicos e a escrita pode se diferenciar muito da pronúncia.

Principalmente para os nativos de línguas irmãs como os brasileiros, a pronúncia pode ser um processo mais trabalhoso na hora de se aprender a falar bem o francês.

Além de tornar seu aprendizado mais divertido, a música será essencial para que você possa aprender corretamente o francês. Esta técnica ajudará o estudante do idioma em 2 aspectos fundamentais da aprendizagem da língua. A fala e a audição.

Ouvindo música e utilizando canções para compreender melhor o francês, você estará acostumando seu cérebro a ouvir e compreender a língua. Sua audição começará a compreender como algo familiar, uma língua que não é a sua materna.

Quanto a fala, o estudante poderá prestar atenção no modo como as palavras são pronunciadas e em seus significados. Perfeito para quem não quer passar vergonha em um país estrangeiro falando errado.

Utilize a música e descubra tudo o que ela pode oferecer a você. Com certeza essa técnica poderá fazer toda a diferença no seu aprendizado.

Músicas que tornam seu processo de aprendizado mais fácil

A língua francesa é muito rica e sua produção musical não fica longe. Existem diversas canções, produzidas por artistas de todos os gêneros, que você pode utilizar para aprimorar seu aprendizado da língua. Aproveite para conhecer o melhor que esta cultura magnifica tem a oferecer.

Uma das dicas é a música “Quelqu’un m’a dit”, de Carla Bruni. A modelo e ex primeira-dama da França tem uma voz melodiosa que, com certeza, encantará você e tornará seu primeiro acesso ao francês mais fácil.

Zaz é outra cantora muito interessante para quem quer aprender a língua utilizando música. Músicas como “ Je Veux” e “ Paris Sera Toujours Paris” e  “Les Passants” são animadas, cheias de ritmos e palavras novas.  Perfeita para quem quer aumentar seu vocabulário.

Outra dica de cantos e músicas para quem quer aprender francês, é Michel Sardou. Este é um cantor francês que fez sucesso dos anos 70 aos 80. Suas músicas também têm um ritmo alegre e com diversas palavras novas para quem está aprendendo usar e abusar do idioma.

Música é uma das artes mais completas criadas pelo seres humanos. Aproveite para utilizá-la para conhecer um novo idioma. Quando você perceber, estará falando francês.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo