Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como você pode aprender espanhol grátis de verdade

Como você pode aprender espanhol grátis de verdade

Olá, leitor!

Você quer aprender espanhol? Sabia que existem opções gratuitas para que você se torne fluente em mais esse idioma?

Aprender espanhol, atualmente, é muito importante tanto para sua carreira quanto para sua vida pessoal. Estamos, afinal, em um continente que fala majoritariamente essa língua, e esse conhecimento pode ajudar tanto em viagens quanto no relacionamento com clientes internacionais no seu emprego.

Por seu uma língua latina e muito próxima do português, é comum encontrar pessoas que negligenciam os estudos desse idioma.

A crença de que é possível “se virar” com o espanhol sabendo falar português é muito difundida.

No entanto, esse idioma possui suas particularidades, regras gramaticais e principalmente, muitos falsos cognatos. Por isso, é importante estudar essa língua com mais cuidado para evitar constrangimentos.

Quer começar um curso gratuito de espanhol para iniciantes? Leia também esse outro artigo aqui no Canal do Ensino.

A seguir, você vai encontrar as melhores dicas para aprender espanhol de maneira gratuita e eficiente! Continue lendo e descubra como!

Estudar sozinho dá mesmo certo?

como aprender espanhol grátis

Fonte: Shutterstock

Uma das principais preocupações dos alunos com cursos online, gratuitos ou com o estudo independente é o medo de não conseguir progredir tão bem quanto em um curso tradicional.

A verdade é que algumas pessoas realmente se dão melhor com salas de aula, mas é possível aprender a estudar sozinho de maneira eficiente.

No entanto, uma coisa é necessária: disciplina. Confira a seguir algumas dicas para desenvolver essa habilidade e estruturar seus estudos de espanhol:

  • Separe ao menos duas horas por semana para estudar gramática. Trate esse horário como se fosse um curso. Por exemplo: não marque compromissos nesses horários nem deixe de estudar por qualquer motivo;
  • Tenha um local separado para seus estudos. Você deve estudar sempre em um local confortável, limpo e organizado para potencializar sua concentração;
  • Separe dez minutos todos os dias para fazer exercícios de fixação. Eles podem ser feitos por meio de aplicativos especializados ou sites;
  • Pratique a imersão: ouvir músicas, assistir seriados e filmes e ler pequenos textos em espanhol ajudará a trazer a língua para seu cotidiano;
  • Crie necessidade: mude a língua de menus em eletrônicos, para que você precise utilizar a língua no dia a dia.

Se quiser mais dicas para aprender um novo idioma sozinho, pode conferir esse outro artigo aqui no Canal do Ensino. Dê uma olhada também nas nossas dicas para aprender Alemão! Muitas delas podem ser adaptadas.

Recursos e materiais grátis para estudar Espanhol

É claro, para aprender qualquer coisa, você precisará de material. Por sorte, existe uma ampla disponibilidade de material para aprender espanhol online. Para deixar esse novo desafio mais fácil para você, reunimos uma lista com as melhores fontes! Confira:

Canais no Youtube

O YouTube é uma ferramenta incrível para disseminar conhecimento. Os canais que ensinam espanhol trazem conteúdos interativos e interessantes. E o melhor: você treina a pronúncia e escuta ao mesmo tempo que está aprendendo gramática, ortografia e vocabulário.

Não é à toa que as aulas online estão cada vez mais populares!

Conheça alguns canais que disponibilizam aulas de Espanhol:

Sites com informações sobre gramática

Também é importante estudar gramática e ortografia. Algumas pessoas se dão melhor com textos que possam consultar e copiar, portanto, também separamos alguns sites que explicam bem como a língua Espanhola funciona:

Apostilas, cursos e livros gratuitos

Encontrar apostilas e livros de espanhol gratuitos na internet é mais fácil do que você imagina. Vários sites disponibilizam pequenos contos para leitura, apostilas e outros materiais de estudo. Confira alguns links:

Aplicativos

Os aplicativos para Smartphone são aliados poderosíssimos para aprender novos idiomas e, principalmente, para fazer exercícios e fixar os conhecimentos.

Conheça alguns Apps gratuitos que podem te ajudar a deixar o portunhol no passado:

Dicionários

Quando estamos estudando um novo idioma, é muito importante contar com um dicionário sempre à mão. Isso porque, é muito mais fácil expandir o vocabulário quando tentamos usar a língua.

Confira alguns dicionários online e em aplicativos que você pode usar para facilitar seu aprendizado:

Dicas de exercícios e métodos de estudo

Estudar sozinho exige estrutura, disciplina e criatividade. Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas com os exercícios e métodos de estudo mais eficientes para quem deseja aprender um novo idioma com mais rapidez.

Esses métodos devem ser usados em conjunto com os materiais que você encontrou nos tópicos anteriores. Dessa forma, você garante o melhor desempenho possível!

Confira as dicas e escolha aquelas que dão mais certo para você.

Cartões e notas adesivas

Uma forma de trazer o novo idioma para o seu dia a dia é colocar cartões ou notas adesivas nos objetos da sua casa, contendo o nome deles em espanhol.

Esse método é frequentemente utilizado por anfitriões de alunos de intercâmbio para facilitar a comunicação inicial.

Essa é uma forma eficiente de aprender, pois cria conexões mentais entre um objeto que você usa diariamente e a palavra correspondente para ele. É uma ótima maneira de ampliar o vocabulário e focar em uma comunicação prática.

Os cartões também podem conter figuras para representar palavras e objetos que não estejam na casa. Treine a associação de imagem com palavras para fixar o conteúdo rapidamente!

Tudo está em espanhol!

Sabe porque alunos que fazem intercâmbio aprendem o idioma do país tão rápido? Pela necessidade. Se não aprenderem, não conseguem se comunicar. Mas gastar dinheiro com uma viagem não é a única forma de criar necessidade.

Você pode mudar a linguagem dos menus em computadores, celulares e televisores. Além disso, jogar videogames em espanhol pode ajudar muito: para avançar, você precisará compreender o que foi dito.

Escrever um diário

Escrever um diário em espanhol é uma ótima maneira de expandir o vocabulário e treinar a estrutura das frases. No começo, faça apenas um parágrafo por dia. E não desanime!

É normal precisar procurar muitas palavras no dicionário no começo, e nas primeiras semanas a produção do diário vai dar muito trabalho.

No entanto, logo você perceberá maior facilidade para estruturar frases, lembrar-se de termos frequentemente usados e se expressar no novo idioma!

Encontrar nativos que possam conversar com você

Não adianta aprender um novo idioma e não tentar usá-lo. Principalmente ao estudar sozinho, é muito importante encontrar nativos para conversar com você logo no começo.

Isso porque, se você comete algum erro ou entende errado alguma regra, o equívoco pode se cristalizar na sua memória se não for corrigido.

Existem inúmeras comunidades online onde você pode conversar com pessoas de outros países. Não precisa se acanhar! Basta avisar que está aprendendo a língua e que ficaria feliz com críticas construtivas. A grande maioria das pessoas estará disposta a ajudar.

Se você procura comunidades específicas para pessoas que estão aprendendo Espanhol, pode tentar esses links:

Mapas mentais

Os mapas mentais podem ajudar muito a organizar os pensamentos e lições, melhorando a fixação de conteúdo. Se quiser aprender como usar essa ferramenta poderosa de aprendizado, dê uma olhada nesse outro post.

O mapa mental funciona tão bem por estruturar o conhecimento da mesma maneira que nossa memória trabalha naturalmente. Você pode utilizar ferramentas online para montar seus mapas, como o MindMeister.

Conclusão

Aprender espanhol pode ser um passo importante, tanto para sua carreira quanto para o seu desenvolvimento pessoal. Trata-se, afinal, da terceira língua oficial no âmbito da economia, cultura e política internacional.

Por ser muito parecida com o Português, é comum que brasileiros negligenciem os estudos nesse idioma. No entanto, para realmente se destacar, é preciso estudar bem a gramática e funcionamento dessa língua.

Estudar espanhol sozinho não é difícil. O próprio fato de ser um idioma de origem latina e muito próximo ao português facilita imensamente esse processo.

Além disso, é possível encontrar na internet uma enorme variedade de materiais, aulas gratuitas e exercícios para te ajudar nessa jornada.

Nesse artigo, você encontrou tudo o que precisa para começar a aprender espanhol de maneira gratuita e eficiente. Além de links para os materiais, demos várias dicas valiosas sobre como manter a disciplina nos estudos e como acelerar a aprendizagem desse idioma!

Quer mais dicas de como aprender idiomas sozinho e sem pagar nada? Leia também esses outros artigos aqui no Canal do Ensino:

E você, que materiais utiliza para aprender espanhol? Divida conosco nos comentários e não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida. E, claro, recomende esse material para os seus amigos que também estão estudando Espanhol!

Até logo!

comentários (2)

  • Zélia Prímola dos Santos

    Já estudo Espanhol pelo Duolingo, gosto do método que é usado, estudo também Inglês, vejo textos em Espanhol procuro fazer os exercícios, diariamente faço lições do Duolingo..

    Responder
    • Ariovania Silva

      Zélia, boa tarde! Tudo bem?
      Que ótimo! O Duolingo é uma das nossas sugestões para você aprender espanhol.
      Parabéns pela dedicação, Zélia!
      Ótimos estudos!
      Abraços,
      Canal do Ensino.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo