Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como você pode aprender espanhol com nativos?

Como você pode aprender espanhol com nativos?

Olá, leitor!

Se você quer aprender uma nova língua, parece que isso só é possível quando se tem o contato com pessoas que falam a língua, ou seja, os nativos.

Nem sempre é possível fazer um intercâmbio para aprender com os nativos, mas existem outras maneiras. E se o seu foco é aprender espanhol saiba como! Confira como aprender espanhol com nativos pode ser importante para seguir uma carreira de sucesso!

Aprender espanhol

aprender_espanhol_com_nativos_espanhol_aprender

O espanhol pode não ser uma língua difícil de aprender, ainda mais para os brasileiros. De origem latina como a nossa língua, as duas são muito semelhantes, pode acreditar!

Dessa forma, há várias pessoas investindo no aprendizado do idioma. Mesmo sendo um idioma fácil de aprender, não quer dizer que logo você estará dominando a língua. É necessário muito estudo e dedicação.

Uma das vantagens de aprender espanhol é que depois de aprender o idioma, fica mais fácil aprender italiano e francês, por exemplo.

Observe que o espanhol pode ser o início para que você se torne poliglota. Isso porque, ao treinar as estruturas próprias da língua, você tem mais facilidade para aprender outras.

Inclusive pode facilitar o entendimento do inglês porque muitas vezes os conceitos de inglês podem ficar mais claros para aqueles que dominam a língua espanhola.

Por que aprender espanhol?

Assim como o inglês, o espanhol é uma língua muito valorizada no mercado de trabalho brasileiro. Uma das motivações em aprender uma nova língua é a valorização que isso traz para o currículo profissional.

Tanto é que o espanhol é a segunda língua mais valorizada no mercado de trabalho. Isso se deve ao Crescimento econômico e ampliação dos negócios de empresas do Mercosul.

Além disso, a língua espanhola é a língua oficial de 21 países no mundo, e outras pessoas de diversos locais do mundo conservam a língua materna. Sem contar que nos EUA, 19 milhões de pessoas falam espanhol. Perceberam a importância?

Para quem é da área acadêmica, sabia que a indústria de livros na Espanha e em outros países de fala espanhola, é uma das primeiras do mundo em qualidade e em quantidade? Ou seja, muitos artigos científicos, bem como livros, são encontrados neste idioma.

Como aprender espanhol

Com tanta tecnologia disponível hoje, não é mais desculpa para não aprender um novo idioma. Inclusive, não é necessário gastar com um cursinho preparatório. Lembre-se, algumas maneiras de você aprender:

  • Aulas de espanhol online;
  • Aplicativos para assimilar o espanhol se divertindo;
  • Professores particulares de espanhol nativos;
  • Cursos online gratuitos;
  • Vídeos no YouTube;
  • Futuramente, uma possibilidade de organizar uma temporada linguística para aprender espanhol na América Latina ou na Espanha.

Claro que para aprender espanhol de forma rápida é preciso praticar sempre em todas as suas formas: falar, ler, entender e escrever! Sem dúvida alguma, conhecer o país ou ter o contato com frequência com os nativos, continua sendo a maneira mais eficaz para progredir.

Aprender espanhol com nativos

Aprender espanhol com nativos pode ser a melhor forma de aprender este idioma de forma mais rápida. Se não é viável no momento viajar para um país hispanófono, procure por nativos no país e na sua região.

Ás vezes é possível contratar um professor de espanhol brasileiro que já viveu em um país hispanófono. E a internet facilita este processo. Hoje é possível ter aulas online. Mas saiba que dependendo do professor e do tempo, você pode acabar gastando um pouco mais se comparado a outro curso preparatório.

Assim, ele vai poder te passar dicas sobre a gramática que nós temos mais dificuldade no aprendizado da língua, hábitos e costumes do povo latino hispanofalante. Sem dúvida, as aulas particulares são indicadas para todos os níveis, idades e objetivos.

Se escolher um professor nativo é bem provável que você aprenda as noções da base da língua e ainda vai aumentar seu vocabulário e a fluidez nas suas trocas linguísticas. Isso realmente permite uma fluidez em sua fala. Mas é importante aprender os seguintes tópicos:

  • Aulas de gramática espanhola;
  • Aulas de conjugação espanhola;
  • Aulas de vocabulário espanhol;
  • Lições e exercícios em espanhol.

Não conheço nativos? E agora?

Se realmente fica difícil o contato com os nativos, há outras formas de aprender e desenvolver a língua espanhola. Pra quem não teve a oportunidade de aprender o idioma na infância, precisa aprender agora o idioma com rapidez. Fique atento a essas dicas:

Cante e escute músicas em espanhol: as músicas latinas caíram no gosto dos brasileiros. Aproveite para aprender com as músicas. E em sua maioria, as músicas espanholas possuem um ritmo lento e fácil de acompanhar.

Assista a novelas mexicanas: e quem diria que as novelas mexicanas não poderiam ser úteis? Se não gosta das novelas, assista a programas em espanhol onde é usado frequentemente as legendas!

Leia tudo: o mais interessante em aprender uma nova língua, é poder mergulhar profundamente na cultura deste idioma. Então, se você gosta de livros, aproveite para ler os escritores espanhóis e aprenda com eles. Se preferir, veja revistas e livros de receitas!

Isso ajudará a sua mente a ler as palavras e entendê-las mais facilmente. Alguns escritores espanhóis são os seguintes: Pablo Neruda, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Miguel de Cervantes, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa.

Aproveite todo tempo disponível: se está difícil sentar para estudar, aproveite o trajeto no ônibus para fazer download de podcasts em espanhol e ouvi-los no caminho. Meia hora por dia te ajudará mais do que pensa!

Traduza e faça exercícios: ninguém aprende apenas lendo, é importante colocar em prática. Aproveite e traduza textos, faça diversos exercícios, isso consequentemente vai ajudar você na fixação das palavras e um entendimento sobre a língua.

Estes sites podem lhe auxiliar:

Agora os aplicativos indicados são os seguintes:

  • Babbel em espanhol;
  • Nemo espanhol;
  • Mosalingua espanhol;
  • Duolingo espanhol.

E dicas de canais de televisão são os seguintes:

  • La1
  • Antena3
  • Telemadrid

Tenha foco: se você quer mesmo aprender espanhol tenha foco. Seja disciplinado em sua rotina de estudos. Se deixar para amanhã, talvez passe o ano e você não levou a sério o estudo. Por isso, é tão importante ter um objetivo.

Você também verá mais progresso se mantiver uma estrutura organizada e consistente durante um longo período de tempo.

Você sabia?

  • Com cerca de 500 milhões de falantes, o espanhol é, depois do chinês, a segunda língua do mundo por número de usuários e o segundo idioma de comunicação internacional, atrás do inglês.
  • A língua espanhola ocupa uma posição determinante no cenário mundial e cada vez mais desperta o interesse de quem deseja aprender uma segunda língua.
  • A exigência do espanhol no mercado de trabalho, cresce à medida que aumenta o volume de negócios entre empresas brasileiras e companhias internacionais, que têm o espanhol como principal língua.
  • Sabendo português e espanhol, podemos nos comunicar com 10% dos seres humanos.
  • Em 7 países com os quais o Brasil faz fronteira se fala espanhol.
  • É considerada atualmente a língua materna de mais de 420 milhões.

Aprender a falar espanhol pode lhe trazer inúmeros benefícios. Primeiro que falando espanhol, o número de países que você poderá visitar será muito maior. Sem contar que pode aumentar o destaque do seu currículo profissional.

Há quem defenda ainda que o espanhol é uma das línguas mais bonitas, melodiosas e românticas que o mundo já teve a felicidade de ouvir. Mas deixando as brincadeiras de lado, o idioma é importante e é possível aprendê-lo mesmo sem contato com os nativos.

Claro que a convivência, estudo com os nativos da língua pode facilitar e enriquecer ainda mais a aprendizagem do idioma, mas nem sempre isso é possível.

Porém, se você tiver oportunidade não deixe de aprender espanhol com nativos, mesmo que não seja do seu interesse no momento aprender este idioma, você pode ter uma oportunidade única em suas mãos.

E se você busca uma aproximação com os nativos, pergunte em universidades e até nas prefeituras, se eles sabem lhe informar a respeito de nativos em sua cidade ou região.

Falar e entender espanhol aprofundará seu conhecimento da cultura latina. Por ser uma língua que pertence à mesma família de línguas que o português, o espanhol não é difícil para os brasileiros.

Com um pouco de fantasia, às vezes dá para você deduzir as palavras espanholas com base no vocabulário português. E não dizemos isso para te encorajar a se contentar com um portunhol, mas é uma boa dica de estudo, focar no que é parecido nas duas línguas e não no que difere.

Aprender espanhol significa poder conhecer lugares maravilhosos sem medo de não saber se comunicar e entender melhor esse universo fascinante. Foque no estudo e aprenda!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo