Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como você deve fazer um teste de aptidão profissional?

Como você deve fazer um teste de aptidão profissional?

Olá, leitor!

O momento da escolha de uma profissão é crucial. Infelizmente, não existe uma fórmula simples para se fazer esta escolha. Para qualquer adolescente ou adulto, tomar uma decisão tão importante como essa pode ser um desafio, principalmente na era da informação digital. Por este motivo os testes de aptidão vocacional são tão relevantes.

Muita informação é encontrada pelos jovens e adultos, que estão saindo do ensino médio e tendo que escolher vestibulares e concursos para ingressar.

A confusão e a dúvida na hora de escolher o caminho a seguir é justificável, afinal são mais de 2.558 profissões reconhecidas pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Pode ser um desafio ter que decidir o que queremos fazer pelo resto de nossas vidas.

Além das milhares de possibilidades de escolha, a pressão da sociedade e muitas vezes da família, também é um fator determinante para uma decisão correta e tranquila.

Por esse motivo os profissionais recomendam que esta decisão não seja tomada completamente sozinho, mas com acompanhamento, seja pelos pais, professores ou por profissionais da área da psicologia.

O teste de aptidão profissional, também chamado de teste vocacional, é uma maneira de auxiliar na decisão de qual área a pessoa se adequa melhor e afunilar as muitas opções de carreira disponíveis no mercado.

Como você deve fazer um teste de aptidão profissional?

TESTE_VOCACIONAL

Não é difícil encontrar testes vocacionais na internet. Porém, recomenda-se fazer pelo menos um teste com o acompanhamento de um profissional de psicologia ou então conselheiros vocacionais.

O teste feito com profissionais e com o devido acompanhamento é o que vai demonstrar um resultado mais satisfatório. Claro que também é necessário o comprometimento por parte de quem realiza o teste, ser o mais honesto possível em suas respostas e realmente analisar o seu ambiente e a sua personalidade.

O objetivo principal de um teste vocacional é encontrar qual a área profissional em que a pessoa tem mais compatibilidade. Para chegar neste resultado é preciso fazer várias perguntas, para identificar características de personalidade que se encaixam em determinadas áreas.

O teste vocacional sempre trará um resultado que tenha relação com a realidade do mercado atual e com as expectativas realistas de uma pessoa.

O ponto importante de um teste vocacional não é na maneira de execução, mas sim o que ele representa. Como dissemos, não é difícil encontrar testes vocacionais gratuitos na internet, mas o importante é saber para que eles servem e como estes resultados devem ser interpretados.

Um teste vocacional até pode apontar para algumas profissões específicas, mas na maioria das vezes o resultado está relacionado a uma área profissional. Por exemplo: Alguns testes podem dar o resultado “Artístico” ou “Realista”.

É preciso entender o que os resultados querem dizer. Não somente pelo resultado “Artístico” que você precisa se tornar um músico ou um cantor. Isso apenas quer dizer que a sua personalidade é voltada para o trabalho artístico, coisas como designer, ilustrador ou até mesmo arquiteto.

É neste quesito que o acompanhamento profissional faz tanta diferença. Apenas obter o resultado do teste, sem nenhum entendimento do que aquilo realmente quer dizer, pode ser mais prejudicial ao estudante do que não fazer o teste.

Testes na internet são uma excelente opção, isso é verdade, principalmente porque são gratuitos. Mas podem gerar resultados diferentes e confusos.

Claro que para sanar uma dúvida ou ter um pequeno senso de direção, são interessantes, além de serem completamente gratuitos e fáceis de serem concluídos. Mas o recomendado mesmo, é contar com a ajuda de um profissional ou até mesmo um educador.

Além do Teste Vocacional, o que mais deve ser considerado?

O teste vocacional serve para nortear quem está buscando uma carreira a seguir, mas há outras maneiras de escolher uma profissão. A preocupação em relação a profissões do futuro por exemplo, é um fator interessante e que deve ser explorado, assim como a realidade do mercado atual e futuro.

A remuneração financeira também precisa ser levada em consideração na hora de escolher uma profissão. Infelizmente a sociedade atual não valoriza todos os tipos de profissionais, profissões como artista plástico, músico, poeta, escultor e muitas outras não possuem garantia financeira e na maioria das vezes, deve ser levada como um hobby.

O ideal é saber analisar este tipo de questão para uma escolha mais concreta e ter uma base estruturada para partir para profissões menos convencionais.

A opinião de parentes e amigos pode ser considerada também, mas com moderação. Muitas vezes as pessoas podem nos recomendar algo e dar opiniões que refletem mais as características delas próprias do que a nossa.

No fundo, qualquer profissional da área irá dizer, o importante é que você escolha uma profissão que vai satisfazer as suas metas e garantir plenitude. O teste de aptidão profissional pode ser uma excelente maneira de encontrar quais são suas metas e expectativas.

Lembre-se sempre de consultar um psicólogo ou conselheiro profissional para sanar suas dúvidas. Tenha em mente a importância desta decisão e lembre-se que nunca é tarde para tentar algo novo.

O que acharam destas dicas?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo