Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Como verificar a segurança digital em seus estudos

Como verificar a segurança digital em seus estudos

Olá, leitores!

A internet tem sido a maior fonte de desenvolvimento e inovação das últimas décadas, em todo o mundo. Hoje, pode-se dizer que o meio digital faz parte, de alguma maneira, de praticamente todas as atividades rotineiras.

Porém, junto com tamanha inovação, conectividade e todo esse mundo de possibilidades oferecido pela internet, existem também os perigos inerentes aos meios, que são os de ter informações acessadas por pessoas não autorizadas, roubadas e até mesmo adulteradas. Nesse contexto, surge a necessidade da segurança digital.

A importância da segurança digital

É de extrema importância que todos os usuários da internet tenham segurança de manter seus dados na privacidade desejada, mantendo seu sigilo e integridade na rede.

Em um mundo onde transações importantíssimas podem ser realizadas virtualmente, a segurança da informação se tornou uma das ações de maior destaque, vital para a ação de qualquer pessoa, empresa ou organização pública.

Com o advento de novas tecnologias de informação, que se atualizam constantemente, as informações passaram a ser cada vez mais rápidas e específicas. Por isso, a segurança das informações no meio digital tem sido cada vez mais complexa, de modo a permitir o mínimo de possibilidades de falhas ou invasões.

Basicamente ela se define pela proteção à integridade, confidencialidade e disponibilidade de uma base de dados, preservando o seu valor para o usuário de posse.

Por que ter uma boa segurança digital?

pessoa-usando-o-tablet

Por conta das incessantes inovações tecnológicas é praticamente impossível se desenvolver um sistema de total segurança de informações, enfatizando ainda mais a importância da criação e utilização de novas técnicas e ferramentas.

Tanto para pessoas físicas quanto para empresas, ter uma segurança digital de qualidade e que seja atualizada pode ser uma necessidade básica, pois, sem uma segurança, informações como transações bancárias, localização, dentre outras podem ser acessadas e utilizadas de forma maliciosa e fraudulenta, podendo custar até mesmo a existência de uma organização.

A importância da segurança digital nos estudos

Nos sistemas de ensino, a segurança digital também é de grande importância, uma vez que ela garante a integridade das ações tanto da instituição, quanto do aluno. Um ambiente virtual seguro garante a integridade das atividades realizadas pelos estudantes e de suas notas, evitando que sejam feitas adulterações nos sistemas.

Logo, qualquer escola de ensino a distância, para garantir a qualidade e veracidade de suas avaliações, precisa ter um bom sistema de segurança digital, protegendo assim a própria atividade e a integridade dos alunos envolvidos.

Como na educação a distância, na maioria das vezes, todo o processo de relacionamento com a instituição, pagamentos, aulas, avaliações e notas é feito virtualmente, sem nenhuma interação física, a segurança digital é a garantia da validade de todas as ações estabelecidas ali; a garantia da consistência interna da instituição.

Benefícios do estudo a distância

O ensino tem sido uma das áreas mais revolucionadas pelos ambientes digitais, por meio da educação a distância, que oferece uma gama imensa de benefícios tanto ao aluno, quanto à instituição.

Alguns dos benefícios que podem ser citados são: menor custo para ambas as partes, que torna o ensino acessível a uma rede maior de pessoas, possibilidade de se explorar diversas possibilidades que rompem as barreiras geográficas, como a possibilidade de assistir palestras e aulas de professores em diversos locais e alcançar estudantes de praticamente todas as partes do mundo.

Outro grande benefício é a mobilidade e versatilidade promovidas pelos sistemas de ensino a distância, uma vez que os alunos podem acessar as aulas e atividades de qualquer computador, no horário que preferirem; podendo se adequar às diferentes rotinas de cada estudante, que é mais um fator de acessibilidade.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo