Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Como utilizar o marca-texto de forma correta nos estudos para concursos

Como utilizar o marca-texto de forma correta nos estudos para concursos

Olá concurseiros,

O marca-texto é uma das ferramentas preferidas para quem estuda para concursos públicos. Isso porque, com ele, é possível destacar as principais informações de um texto, livro ou apostila. Afinal, marcar os trechos principais também facilita o retorno ao texto para as suas revisões.

Porém, para que essa ferramenta seja eficiente para seus estudos, é necessário aprender como utilizá-la. É comum cometer erros como marcar mais que o suficiente ou destacar informações que não são importantes.

Aprenda como utilizar corretamente o marca-texto

como-utilizar-corretamente-o-marca-texto

1 – Não marque por impulso

Um erro muito comum ao utilizar o marca-texto é ir destacando as informações do texto logo na primeira leitura. O problema desse método é que você pode destacar informações desnecessária, já que ainda não sabe sobre o que se trata o texto completo.

Portanto, antes de sair marcando qualquer informação, leia o texto todo. Após a leitura, pense nas informações que devem ser destacadas. Evite marcar frases ou parágrafos inteiros. Ao invés disso, destaque possíveis respostas para o que você precisa;

Pense que os termos destacados devem ser considerados palavras-chave de uma ideia ou argumento.

2 – Cuidado com informações duplicadas

Quem estuda para concurso sabe como são vastas as referências e, muitas vezes, a gente se depara com mais de um autor falando sobre o mesmo assunto.

Sendo assim, marque somente as informações novas e importantes. Ao se deparar com uma ideia muito complexa, analise se as informações já foram destacadas anteriormente.

Imagine que os termos em destaque devem se completar e formar um resumo. Assim, quando for rever o texto, os termos destacados chamarão mais atenção e a informação mais simples para o entendimento.

3 – Marque informações que devem ser memorizadas

Quando estudamos para concursos é aconselhável evitar a famosa “decoreba” e priorizar o entendimento sobre o assunto. Por outro lado, existem informações precisam ser memorizadas.

É uma boa ideia utilizar o marca-texto para destacar informações que devem ser memorizadas. Além disso, toda a vez que for revisar a matéria, a informação em destaque deverá provocar um estímulo no cérebro, facilitando a memorização.

Esse fenômeno se chama memória fotográfica, que é quando associamos uma informação com uma cor ou imagem, o que nos levará para a próxima dica.

4 – Utilize cores diferentes de marca-texto

Existem, atualmente, uma variedade de cores de marca-textos disponíveis, então, uma boa dica é ter uma variedade de cores para propósitos diferentes.

Melhor do que apenas marcar o texto é utilizar cores diferentes para fazer isso. O ideal é que você realmente utilize uma cor para cada categoria ou prioridade diferente.

Por exemplo, você pode grifar de amarelo as informações centrais de um texto. Já, dados como siglas, datas ou estatísticas podem ser destacados com o marcador rosa. Por fim, o verde pode ser utilizado para destacar nomes de autores.

Assim, seu cérebro ira associar automaticamente a classificação de cada informação, tornando o processo de memorização muito mais eficiente. Só tome cuidado para não ampliar muito as opções de cores, pois, em vez de destacar os assuntos mais importantes, você corre o risco de se perder com tantas referências e informações.

5 – Adicione seu gosto pessoal

As dicas acima irão ajudar a você otimizar seus estudos. Mas, isso não impede que você adicione seu próprio método pessoal para destacar as informações.

Analise sempre sua forma de estudar e se estão sendo eficientes para o aprendizado. Vá realizando ajustes até sentir que os estudos estão sendo produtivos.

O marca-texto aliado com atenção, organização e disciplina trarão ótimos resultados no seu aprendizado. Quer um curso online com plano de estudos prontos para seus estudos? Clique aqui e experimente grátis.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo