Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como utilizar o Google Drive na educação de forma efetiva?

Como utilizar o Google Drive na educação de forma efetiva?

Olá, leitores

O Google oferece várias ferramentas para os seus usuários. Elas são usadas principalmente para o trabalho em escritórios e outras áreas executivas. Porém, não é incomum que algumas delas sejam usadas na educação, um grande exemplo disso é o Youtube e suas vídeo aulas.

Existem alguns outros exemplos, mas hoje vamos falar do Google Drive, a principal ferramenta de armazenamento em nuvem do Google.

O que é o Google Drive

google-drive

Para entender como é possível usar o Google Drive para dinamizar a educação, primeiro é preciso entender o que ele é o como ele funciona.

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem. Ou seja, ele funciona como um cofre para guardar todos os seus arquivos, porém, ele faz isso em um servidor fora do computador.

Assim os arquivos não estão sujeitos a perda por problemas no computador local. Sem contar que o Google Drive permite que os arquivos sejam acessados de qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa com acesso a conta que guardou os arquivos.

Além de poder compartilhar os arquivos com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Google Drive também permite a alteração e edição dos arquivos sem a necessidade do uso de outros aplicativos como o Word, Excel ou outros.

O programa pode ser usado de forma gratuita com um limite de 5Gb. Porém, para documentos e imagens este é uma capacidade muito alta e que dificilmente será preenchida.

Como usar o Google Drive na educação

A primeira grande vantagem que o Google Drive oferece para os usuários na educação é a sua capacidade de armazenamento de arquivos.

Muitas vezes é necessário guardar uma grande quantidade de trabalhos, exercícios, vídeo aulas, explicações, fotos e outras coisas relacionadas à educação. Guardar isso de forma física ou no computador de forma local pode ser trabalhoso.

Sem contar que é bem fácil acabar deletando algum arquivo sem querer e é ainda mais fácil perder um pedaço de papel ou folha. Ou seja, uma das principais maneiras de usar o Google Drive na educação é usando a ferramenta para guardar e organizar todo o seu material.

Em caso de professores é possível usar para organizar os materiais de todas as turmas. Aliás, há como fazer muito mais do que isso e até mesmo agilizar as entregas de trabalhos e distribuição de tarefas.

Compartilhar documentos e tarefas de forma fácil

Como dissemos: É possível armazenar, organizar e agilizar a entrega de trabalhos e tarefas para os alunos e para o professor.

Isso acontece porque o Google Drive possui a função de compartilhar todos os arquivos armazenados em uma conta. Basta que a pessoa tenha acesso a conta para poder visualizar ou editar os arquivos.

Ou seja, é possível que um professor possa criar uma pasta na nuvem e dar o acesso para todos os alunos que precisam interagir com aquela lição ou trabalho. Sem a necessidade de ter que imprimir e entregar tudo pessoalmente ou então ficar mandando vários e-mails.

Esta facilidade também funciona para o professor, pois é possível que os alunos usem o drive para entregar trabalhos, listas e outras atividades cobradas. Assim, ao invés de ter que pegar um monte de papel ou receber dezenas de e-mails, está tudo ali no mesmo lugar.

Aumentar a dinâmica da aula

O Google Drive pode ser usado para aumentar significativamente a dinâmica da aula. A pasta de uma classe pode ser transformada em uma extensão da aula. Lá é possível que os alunos interajam com os arquivos e tenham um acesso as informações de forma mais rápida e a qualquer momento do dia.

Também é possível que o professor entregue um feedback das atividades através do drive, facilitando os alunos a entenderem suas dificuldades e a serem motivados. Nem sempre é possível fazer isso dentro de sala de aula, principalmente com o número de matérias e o pouco tempo destinado a cada uma.

O Google Drive traz esta excelente opção de flexibilidade de horário para a comunicação dos alunos com os professores, além é claro de ser uma ótima plataforma para a distribuição e entrega dos trabalhos e exercícios.

Com certeza esta ferramenta é uma opção mais viável do que as redes sociais que podem distrair muito.

Criação de aulas virtuais para os alunos

Criar aulas virtuais pode ser uma excelente maneira de estender as aulas para além da sala. O professor pode criar um plano de aula, fazer um compilado de informações ou até mesmo gravar um vídeo para passar informações extras para o aluno.

A maneira mais fácil de dividir essas aulas é através do Google Drive. A ferramenta oferece uma maneira fácil de alcançar todos os alunos de forma simples e sem muitas complicações.

Com o uso destas técnicas (e muitas outras que podem ser incorporadas por diferentes métodos de ensino) é possível criar um sistema de organização de trabalhos, assistência remota e correção de exercícios de forma rápida e centralizada.

Além de facilitar a vida do professor e do aluno, esta é uma ferramenta que pode melhorar a maneira em que o estudante recebe feedback sobre suas atividades, dificuldades e progresso escolar.

Portanto o Google Drive é uma excelente ferramenta para a educação e para o desenvolvimento de alunos.

Então leitores, gostaram destas dicas? Possuem mais alguma dica sobre como usar o Google Drive na educação?

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo