Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Como usar RPG na educação?

Como usar RPG na educação?

Olá amigos do Canal do Ensino!

As aulas tradicionais onde o professor utilizava lousa, caderno, livros e giz vem perdendo espaço com tantos recursos utilizados pelos estudantes de hoje, sendo assim cabe ao professor inserir outras ferramentas para dinamizar suas aulas e estimular seus alunos. E por que não inserir um jogo como RPG para complementar suas aulas?

O RPG é um jogo colaborativo onde os participantes interpretam papeis. Esse tipo de jogo aguça a imaginação, estimula o raciocínio lógico, a colaboração, interação e socialização dos alunos.

Nas escolas, o RPG pode ser utilizado como atividade extraclasse dentro do período de aulas. Realizado no horário de recreação dos alunos por exemplo, o professor pode explicar para seus alunos como funciona o jogo de RPG e estimulá-los a participar já que os mesmos nunca devem ser obrigados a participar.

O RPG como ferramenta pedagógica auxilia o estudante a dar sentido a tudo que ele aprendeu durante as aulas, por meio do jogo ele pode imaginar a situação e vivenciá-la conseguindo entender melhor todo conteúdo estudado.

Ao inserir o RPG o professor incentiva seus alunos a ler, escrever e pesquisar, embora seja um jogo que cabe ao participante compreender o assunto, a fim de criar e  interpretar seu personagem.

Em uma aula de história, por exemplo, onde os alunos estão aprendendo sobre o feudalismo, o professor vai  ministrar sua aula e auxiliar os alunos na construção de seus personagens, com isso os alunos buscam por mais informação e interagem mais entre si para compor seus personagens.

O professor pode montar uma equipe de RPG pedagógico, essa equipe será responsável por elaborar as aventuras de acordo com o que os alunos estão aprendendo e conforme sua serie, no RPG os fatos são apresentados pelo narrador que tem a função de descrever as situações e o cenário, os jogadores vão interagindo com os fatos descritos pelo narrador, assim eles vão vivenciando o que aprenderam nos livros e com isso assimilando o conteúdo que estão estudando.

E vocês? Já adotam o RPG na educação?

Até logo!

comentários (1)

  • Veronica do nascimento santos

    O jogo RPG parece ser bastante interessante e estou com muito desejo de aplica-lo na sala de aula espero arrumar tempo para ajudar meus alunos descobrirem o quanto é bom aprimorar seus conhecimentos.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo