Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como usar o Snapchat na educação

Como usar o Snapchat na educação

Olá, leitores!

Mais uma vez falaremos um pouco dos benefícios que podemos ter ao levar a tecnologia para dentro da sala de aula, e utilizá-la como aliado, e não como um vilão na educação.

Essa tecnologia reflete também em uma ferramenta muito usada ultimamente, o snapchat, um aplicativo criado para Android e IOS, com o objetivo de ser uma rede social de mensagens instantâneas que, diferentemente do whatsapp, ele destrói as mensagens após um certo tempo.

Além disso, com o snapchat também é possível enviar fotos e vídeos que podem ser comprometedores para o usuário com a certeza de que o conteúdo não será copiado e enviado para outras pessoas sem a sua autorização.

Entretanto, o snapchat também pode ser usado para coisas úteis, como auxiliar professores, alunos e até mesmo os pais, o que ajuda a todos no processo de ensino e aprendizagem.

Snapchat na educação

livros-com-funil-no-celular

Como falamos inúmeras vezes, a tecnologia está disponível para ser utilizada em benefício do processo de ensino e aprendizagem. É importante que essas inovações tecnológicas estejam disponíveis dentro da sala de aula, e que os professores compreendam que eles são a chave de acesso para que o alunos utilizem essas ferramentas para aprender e não apenas para diversão e entretenimento.

Um exemplo de como o snapchat foi utilizado em prol da educação, foi o projeto “Socorro, meu filho não estuda”, nele estão reunidas dicas práticas para os pais melhorarem a relação dos seus filhos com os estudos.

Outra ideia super interessante, foi a criação do perfil “SOS tenho prova”, nele são colocadas dicas para vestibulandos com linguagem simples e de fácil compreensão. Esse perfil do snapchat, também tem um tópico de sugestões rápidas que duram apenas 10 segundos.

Ou seja, o que falamos aqui não está errado, realmente, se usado com sabedoria, a tecnologia pode levar incontáveis benefícios para a sala de aula.

Como aproximar professores e alunos do snapchat?

O universo tecnológico está intensamente presente na vida e na mente dos jovens. Podemos observar isso em casa mesmo, eles passam grande parte do tempo na internet, seja jogando ou usando algum aplicativo de mensagens, como o próprio  snapchat.

Por outro lado, muito educadores não tem contato com esse universo, e também não se interessa em fazer parte dele, o que é um fator negativo, pois, como vimos acima, podemos sim usar tecnologia em benefício da educação.

Vamos nos aliar a esse universo e usá-lo, pois ele não deixará de existir. É preciso que haja integração entre aluno-professor-tecnologia, e o snapchat pode ser uma grande oportunidade de se iniciar esse processo.

É preciso abrir a mente, e permitir que o novo seja bem-vindo!

O papel das redes sociais na educação

O uso de redes sociais como plataforma de ensino é uma excelente maneira para permitir a interação e o relacionamento entre alunos e professores, seja para trocar experiências, seja como um plantão de dúvidas, seja para a realização de avaliações.

É uma questão do uso da criatividade e da vontade de aprender e ensinar, ou seja, depende do professor e do aluno fazer um bom uso das ferramentas disponíveis na internet para a educação.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo