Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como usar o QR Code em sala de aula

Como usar o QR Code em sala de aula

Os QR Codes unem o mundo fisico com o mundo virtual, oferecendo acesso a recursos em tempo real para objetos e lugares. Desta maneira, os códigos oferecem apoio a aprendizagem virtual, podendo desta maneira brindar a experiência fisica com a aprendizagem. Oferecendo um valor pedagógico ampliados aos exercicios que os estudantes realizam, facilitando assim a criação e contribuição do conteúdo.

É necessário mesclar esta aplicação tecnológica as salas de aula. Dentro dos QR codes podem estar texto, URL, números de telefones, SMS, etc. Ao final de uma aula o professor pode registrar sua explicação em uma URL a partir de um QR Code. Desta forma os alunos podem fotografar o QR code e ter acesso aos exercícios que o professor passou.

Infelizmente os QR Codes não funcionam em todos os dispositivos móveis. No entanto, parece que cada vez mais, um novo dispositivo entra na lista de compativel com tecnologia QR Code. Por isso, é certo dizer que é questão de tempo para que o Qr Code esteja disponivel para a maioria dos ceulares com camera.

Algumas ideias de integração

  • Lição de casa/ Plano de estudos: O professor pode criar um QR Code para tarefas semanais. Uma ótima maneira de economizar papel.
  • Aulas de música ou instrumentos: Pode criar vinculos com arquivos MP3.
  • Curriculos: Os estudantes podem criar seus curriculos e apresenta-los em uma entrevista no formato QR Code. Além de ser uma ideia diferente, o recrutador pode considerar uma inovação.
  • Votação: Os estudantes podem participar das pesquisas que são realizadas nas aulas para aprender sobre algum ponto de vista, e simplesmente tirar uma foto a partir do seu telefone celular para a resposta que eles consideram.
  • História / Ciência: Os estudantes podem criar um QR code de uma imagem e quandos as pessoas fizeram a leitura com o aplicativo, imediatamente verias informações importantes sobre a imagem.
  • Avaliações online: É possível criar avaliações interativas, que poderiam ser publicadas “online” para que o estudante  fizessem em tempo real, fornecendo assim sua nota instantaneamente.
  • Avaliações físicas: Realizar uma avaliação tradicional no papel no qual haveria 3 modelos diferentes, em que os alunos podem usar seus telefones celulares para decodificar um QR Code que seria um dos questionarios recebidos, é dado a eles um tempo para entregar o quiz, desta maneira podem analisar um paragrafo ou situação descrita no link fornecido para responder o questionário.
  • Assinar um canal de noticias RSS.
  • Incluir e facilitar a distribuição de materiais digitais para reforçar o intercambio entre as classes.

Finalmente, a maior importância ods QR Codes não está na sua aplicação específica, mas as oportunidades de usá-los como dispositivos de entrada em ambientes de aprendizagem.

Fonte: mlearningpedia

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo