Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como usar o LinkedIn para ser contratado

Como usar o LinkedIn para ser contratado

Olá leitores do Canal do Ensino,

Falar que as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas parece até desnecessário, de tão óbvio. Participar delas pode parecer divertido, mas e na hora de conseguir um emprego, será que elas também podem ser úteis?

Cada vez mais recrutadores e headhunters estão indo para o LinkedIn em busca de profissionais. Mas como você pode se aproveitar disso para criar mais oportunidades de crescimento na sua carreira? Confira 10 dicas que podem te ajudar a ser encontrado por essas pessoas:

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 1. Tenha um perfil completo

Assegure-se de que 100% das suas informações profissionais estão disponíveis no seu perfil. As chaves que levam os recrutadores até você são as empresas em que trabalhou e os cargos que ocupou. É assim que os headhunters procuram seus talentos.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 2. Torne-se uma pessoa conectada

Não tem o menor sentido ter um ótimo perfil na rede e mantê-lo escondido, sem se conectar com ninguém. Você pode desenvolver o seu próprio método e se conectar apenas com pessoas da sua indústria, do seu interesse. Seja qual for a sua escolha, o segredo é conseguir visibilidade.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 3. Entre em grupos profissionais

Ao fazer parte de um grupo, os outros membros (incluindo os recrutadores) passam a ter contato direto com você, por meio de mensagens pessoais e diretas. Participar ativamente das discussões e postar as suas ideias também ajudam a demonstrar conhecimento e se conectar com pessoas do seu interesse.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 4. Atualize seu status regularmente

Diga para as pessoas o que você está fazendo, poste links com comentários e opiniões. O intuito das redes sociais é interagir e ser sociável, então mantenha o seu perfil sempre atualizado. Mas fique atento para não se tornar chato, entediante ou repetitivo com seus comentários e publicações.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 5 Siga empresas

O LinkedIn é um dos melhores jeitos de se manter de olho nas empresas. Cada vez mais companhias estão participando da rede como canal de informações e em busca de novos profissionais.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 6. Siga as pessoas

Isso não significa perseguir os recrutadores da empresa em que você pretende trabalhar, mas fique atento às atualizações de perfil tanto das companhias quanto dos headhunters e recrutadores. Tome o cuidado de não perder as novas informações sobre a indústria em que você atua.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 7. Abrace outras plataformas de mídias sociais

O LinkedIn te permite trabalhar com plataformas como o Twitter e outros blogs. Se você tem tempo e paciência, participe de ambos e dê aos recrutadores a chance de conhecer mais sobre você. Mas lembre-se de manter uma atitude profissional para evitar constrangimentos.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 8. Adicione aplicativos

O LinkedIn não permite apenas adicionar informações profissionais, mas também o uso de outras ferramentas como o SlideShare, My Travel, Box.Net e outros. Com eles você pode expor o seu trabalho e aumentar a colaboração com seus contatos.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 9. Peça recomendações

É importante que as pessoas que acessam o seu perfil saibam quais são as suas qualidades como profissional. Peça aos seus antigos chefes e colegas de trabalho que façam recomendações suas. Promova-se por meio das palavras de terceiros.

Para ser contratado por meio do LinkedIn: 10. Ajuste as configurações do seu perfil

Configure a sua página de acordo com os seus gostos e as suas necessidades. É possível restringir o recebimento de convites, as oportunidades de carreira, etc. Mas lembre-se que quanto mais possibilidades você oferece no seu perfil, mais facilmente será encontrado.

Fonte: Universia Brasil

Um abraço e até a próxima

Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.

Divulgue este artigo!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo