Você está aqui:Home » Livros Grátis » Línguas e Idiomas » Como usar o dicionário para aprender um novo idioma

Como usar o dicionário para aprender um novo idioma

Olá, leitores!

O dicionário é um dos livros mais importantes de uma língua, porém, muitas vezes esquecido ou mal utilizado. Se você souber os recursos que ele oferece e como utilizá-lo, o dicionário pode ser uma grande base para aprimorar-se em um idioma, principalmente se você estiver conhecendo uma língua nova.

Nele, você encontrará o significado e origem das palavras, sua classificação morfológica (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, etc), lista de conjugação verbal, pronúncia, sinônimos, indicações semânticas (de contexto, regionalismos, etc), exemplos de frases, expressões idiomáticas, dentre diversas outras informações sobre a língua. Por isso, saiba como o dicionário pode te ajudar a aprender um idioma.

Como usar o dicionário

Usar um dicionário pode parecer difícil a princípio, mas fica muito fácil quando compreendemos sua estrutura de organização. As palavras do dicionário são ordenadas por ordem alfabética, da primeira a ultima letra do verbete. Como um ótimo guia rápido, na parte superior de cada folha você encontra indicadas: a primeira palavra daquela página no lado esquerdo e a última palavra indicada no lado direito da folha.

Como usar o dicionário online

Usar um dicionário online é ainda mais fácil que o convencional. Há vários dicionários online disponíveis na internet e o mais famoso deles é o Google Tradutor. Para utilizar, ao entrar no endereço do dicionário, basta configurar o idioma original da palavra que pretende escrever e o idioma que gostaria de traduzi-la. Depois é só escrever a palavra que ele traduzirá. Alguns dicionários mais completos ainda lhe mostram os sinônimos e o contexto de utilização de cada sinônimo, com exemplos.

Como usar o dicionário em intercâmbios

Se você está em outro país, o dicionário pode ser o seu melhor amigo! Nele, você pode consultar, além do significado das palavras, também o fonema delas – sua pronúncia. Em dicionários mais completos você encontra um verdadeiro guia, com frases mais utilizadas em contextos cotidianos, como em uma farmácia, supermercado, no aeroporto, etc.

Cumprimentos comuns, expressões específicas daquela região, etc. Um dicionário pode lhe ajudar muito nas horas difíceis quando não se fala o outro idioma com fluência. Só lembre-se de comprar um dicionário que traduza para a sua língua! Inglês-português, Espanhol-Português, etc.

Por que usar um dicionário como aliado no idioma?

dicionario-estrangeiro

O dicionário pode ser o livro mais importante quando se está aprendendo um idioma. Ele pode lhe indicar todos os aspectos de uma língua (significado, pronúncia, tradução, semântica, gramática, etc) de forma resumida e fácil de encontrar, isso sem contar as indicações culturais (expressões idiomáticas, frases mais comuns, etc.).

Se você está aprendendo um novo idioma, o dicionário deve ser um dos primeiros livros que você deve comprar e sempre ter por perto, pois ele tem o poder de tirar dúvidas e ajudar em situações inusitadas.

Quais são os dicionários em duas línguas

Esses são os dicionários que você precisa comprar quando ainda se está aprendendo um idioma e em um intercâmbio. O dicionário de uma língua tem um enfoque mais morfológico, com um maior aprofundamento sobre a estrutura das palavras, seus significados, exemplos possíveis, sinônimos, etc.

Já o dicionário de duas línguas tem um enfoque na relação entre os idiomas – tradução. Você encontrará duas listas com os mesmos verbetes, ordenados em ordem alfabética: a primeira lista é das palavras em português traduzidas para o idioma estrangeiro, e a segunda lista, são as palavras na língua estrangeira traduzidas para o português (no nosso caso, do Brasil). Além da tradução, você encontrará também uma transliteração do fonema, isto é, da pronúncia no outro idioma, para que você saiba como falar e ouvir a palavra, e uma lista de sinônimos.

No dicionário de duas línguas você também irá encontrar listas de situações cotidianas com frases comuns traduzidas para o idioma relacionado. Enfim, se você está aumentando o seu vocabulário em outro idioma, esse é o seu dicionário.

Gostou? Deixe seu comentário.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo