Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como usar as redes sociais para criar grupos de estudos?

Como usar as redes sociais para criar grupos de estudos?

As redes sociais podem ser um aliado? Como criar grupos de estudos e turbinar seus estudos!

Olá, leitor!

Com a popularização da internet e os preços mais acessíveis dos dispositivos moveis, é cada vez maior o número de usuários nas redes sociais e com isso crianças e jovens a utilizam cada vez mais cedo. A disponibilização de novas redes sociais e de novos aplicativos norteiam a vida das pessoas.

Antigamente muitas crianças e jovens tinham o sonho de ter uma bicicleta, hoje é o celular que tomou conta do mercado e a cada novo modelo muitos são condicionados a trocá-lo, pois não podem ficar de fora desta nova tecnologia.

Atualmente as crianças são expostas ao mundo virtual por meio de jogos, aplicativos e uma infinidade de recursos. Fazendo com que sua exposição ao mundo virtual seja feito de forma prematura, parte dessa exposição deve-se a alguns pais que não medem esforços em postar fotos de seus filhos no mundo online. Confira como esse ambiente virtual pode beneficiar nos estudos!

Descubra como o mundo virtual pode ajudar nos estudos

redes_sociais_

Rede social: Orkut

O Orkut foi criado pelo Google em 2004 e desativada em 2014. Possuía como público alvo inicial os Estados Unidos, mas obteve seu maior sucesso no Brasil e Índia. Os usuários compartilhavam fotos, vídeos e mensagens. Poderiam instalar jogos e criar grupos.

Esta rede foi desenvolvida por “Orkut Büyükkökten” um engenheiro de software turco. A rede foi um projeto independente enquanto estudava na Universidade de Stanford. Vejamos um exemplo de utilização na educação.

Em 2010, uma professora relatou que todos os alunos da classe faziam parte de um grupo no orkut e a maioria estava jogando um jogo para gerenciar uma fazenda. A professora começa a jogar com os alunos e promove problemas de matemática envolvendo as quatro operações com base neste jogo.

Com o uso do jogo a maioria dos alunos melhorou o raciocínio matemático e a professora afirmou em reunião aos pais, que avançou nos conceitos para aquela faixa etária trabalhando até probabilidade.

Os pais e responsáveis ficaram admirados em saber que o jogo estava auxiliando nas aulas de matemática. Além de promover a socialização dos alunos mais tímidos. Esta foi uma iniciativa que teve resultados positivos.

Porém, é de fundamental importância que o professor estabeleça regras e normas de conduta, para que nenhum aluno fique excluído.

Rede social: Facebook

O Facebook é considerado uma mídia social e rede social virtual, foi lançada em 2004 por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin (Brasileiro), Dustin Moskovitz e Chris Hughes alunos da Universidade de Harvard.

Inicialmente era uma rede social fechada aos alunos desta universidade, mas com o tempo se expande para as demais faculdades de Boston. Em seguida, para os demais alunos universitários.

Com o aumento da demanda permitiu-se o cadastro a usuários a partir de treze anos de idade com a condição de haver um e-mail valido e a tutela de um responsável.

O Facebook tornou-se a maior rede social do mundo e em 2012, possuía 1 bilhão de usuários ativos. Este número é crescente, hoje são mais de dois bilhões de usuários ao redor do mundo.

Em contrapartida sabe-se que muitas crianças menores de treze anos possuem cadastro nesta rede social, violando os termos de serviço do próprio site. Cabe aos pais e responsáveis esta tutela e monitoria, pois há conteúdos impróprios para esta faixa etária.

Atualmente pode-se criar grupos de estudos na rede social facebook, basta somente ter uma conta ativa e seguir estes passos:

  • Clique no logotipo do Facebook na parte superior direita e selecione Criar Grupo;
  • Insira o nome do seu grupo, adicione seus amigos e escolha o tipo de privacidade do grupo. Pode ser grupo aberto, privado com senha, apenas convidados;
  • Clique em criar;
  • Uma vez com o grupo criado, você pode personalizar com uma foto de capa, descrição, entre outras configurações.

YouTube

O YouTube também foi criado nos Estados Unidos em 2005. Com a idealização de que todas as pessoas poderiam transmitir, ou televisionar seu cotidiano. Foi criado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da PayPal.

Foi vendida para a Google em 2006, que realizou algumas modificações e hoje movimenta milhões de acessos simultâneos. Sem contar com o mercado publicitário que promove propagandas específicas aos vídeos transmitidos.

Muitos professores gravam suas aulas e disponibilizam no Youtube, com isso você pode assistir aulas de qualquer matéria e nível de estudo. Como por exemplo:

  • Adição para crianças;
  • Adição de fração;
  • Adição inequação;
  • Adição matrizes;
  • Geometria Analítica: Adição de Vetores e Propriedades.

O YouTube hoje tem como principal característica os vídeos on-demand e on-live com transmissão ao vivo para o mundo inteiro, alguns especialistas dizem que a televisão como conhecemos hoje está com seus dias contados.

Rede social: Instagram

O Instagram foi criado como uma rede social para celular. Porém, ele pode ser utilizado nos computadores convencionais como Desktops, Notebook, Tablets, etc. Sua idealização era o compartilhamento de fotos e vídeos entre as pessoas de forma instantânea.

O facebook comprou o instagram em 2012, com isso tudo o que é compartilhado pela rede social, também pode ser vinculada com a conta do usuário no Facebook.

Após esta data a rede ganhou maior versatilidade, como por exemplo: as fotos podem ter proporções diferentes, há possibilidade de postar vídeos em outros formatos e Stories, entre outros recursos.

Muitas empresas e escolas possuem o Instagram e a fanpage no Facebook, promovendo uma maior divulgação de seus serviços e cursos. Por conta da ampliação da rede social se tornou muito mais fácil a sua utilização, pois é uma ótima oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual.

Alguns professores utilizam para divulgar seus materiais de estudos e vídeos das aulas. Os alunos podem acessar os conteúdos gratuitamente e assistir as aulas onde quiser.

Essa tecnologia facilita muito o aprendizado nas regiões mais remotas do planeta, basta apenas tem um telefone com internet.

Twitter

O Twitter é considerado uma rede social no formato micro blogging. Foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass nos Estados Unidos. A rede permite ao usuário enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, mas os textos eram limitados à 140 caracteres.

Esta rede perdeu parte de sua popularidade após 2009. Atualmente, é mais utilizada por programas de televisão e artistas. Alguns programas postam enquetes e os telespectadores as respondem, também é utilizado como noticiários, atualizações de reality shows, informações de jogos de futebol e outros programas.

O Twitter pode ser utilizado como ferramenta tecnológica para as aulas de línguas. Vejamos alguns exemplos:

  • Realização de exercícios de síntese e a coesão textual;
  • Construção coletiva de um texto de determinado assunto;
  • Argumentação sobre uma problemática;
  • Criação de sinopse, após os alunos terem assistido um filme.

WhatsApp

O WhatsApp ja pode ser considerado uma rede social de mensagens instantâneas. Foi criado como uma alternativa para o SMS, após atualizações é possível compartilhar não apenas mensagens de textos, mas também fotos, vídeos, links, documentos, localização, mensagens de voz, entre outros.

Se tornou popular pela sua facilidade e praticidade na utilização. Basta ter um Smartphone com uma linha telefônica ativa, instalá-lo, conectar a internet e utilizar. Os professores podem criar grupos de discussão sobre determinado assunto convidando os alunos, vejamos o passo a passo:

  • Abra o WhatsApp e vá até a tela de Conversas;
  • No topo da tela de Conversas, toque no botão Novo Grupo;
  • Adicione participantes ao grupo selecionando-os a partir da lista ou digitando os nomes na barra de busca;
  • Adicione uma imagem ao grupo tocando no ícone de câmera;
  • Adicione um nome ao grupo e está pronto.

Em 2017, acrescentou uma inovação que se chama “WhatsApp Status”, por meio do Stories o usuário pode acrescentar informações temporárias ao seu perfil e todos os seus contatos a recebem instantaneamente. O professor pode escrever por exemplo: “Leiam a página 10 para amanhã” Todos os alunos receberam esta notificação.

O WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014 pela exorbitante quantia de US$19 Bilhões de dólares, tornando historicamente a maior compra já realizada de uma aplicação móvel.

SnapChat

O Snapchat é considerado uma das mais recentes redes sociais de sucesso. É rápida e de fácil utilização, nela o professor pode compartilhar vídeos e fotos em segundos. Pode também, utilizá-la para tirar dúvidas ou promover debates rápidos entre os alunos.

A rede lançou o conceito de “stories” que depois foi incorporado pelas demais redes sociais, então é bom ficar atento e explicar aos alunos que todo material compartilhado desaparece depois de vinte quatro horas.

Portanto, é necessário ensinar aos alunos como funciona esta rede social antes de utilizá-la. O importante é que o professor pode explicar a tarefa para os alunos no momento da dúvida. Todos os alunos da classe podem conferir a explicação do professor e corrigir se for o caso.

Vale um pouco de atenção nesta rede, pois atualmente é mais utilizada para relacionamentos.

Cuidados quando se trabalha com as redes sociais

Mediação em grupos de estudo

O professor deve deixar claro a sua proposta para os alunos. Quando convidar os alunos a participar de grupos de estudo deve-se incentivá-los. Mostrar que esta é uma ótima oportunidade de conhecimento e de interação. É necessário que todos participem para uma melhor aprendizagem.

Em contrapartida as dúvidas dos alunos auxiliam o professor a replanejar a sua aula e a sua metodologia. Portanto, lembre-se que o professor é o mediador das discussões propostas e deve orientar os alunos.

Compartilhamento de conteúdo extras para os alunos

As redes sociais podem ser ferramentas úteis para compartilhar os materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos abordados em sala.

Além das redes sociais o professor deve compartilhar os materiais de apoio e exercícios na sala de informática e biblioteca, para os alunos que necessitarem realizar as pesquisas na escola.

Organize um chat para tirar dúvidas

Combine com os alunos um dia para tirar dúvidas sobre os conteúdos de uma avaliação por exemplo. Possibilite que este tira dúvidas online e seja disponibilizado para toda turma. Assim aqueles que não possam participar naquele momento podem assistir suas orientações depois.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo