Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como Usar as Redes Sociais na Aula? 

Como Usar as Redes Sociais na Aula? 

Olá, leitores

Não há dúvidas sobre como as redes sociais dominaram as gerações mais novas. É como se as crianças já nascessem junto com o seu perfil no Facebook. É até mesmo um desafio fazer com que eles parem de usar essas redes sociais para prestar atenção nas aulas. Mas e se o desafio fosse outro?

E se o desafio fosse, ao invés de tentar tirá-los das redes sociais, tentar trazer a educação por meio da rede social? Com o poder de comunicação e interatividade dessas novas mídias, existe maneiras interessantes de usá-las como ferramenta de educação. Existe uma série de coisas que podem ser feitas através das redes sociais e que podem ajudar a melhorar o estudo em sala de aula.

Veja como usar as redes sociais em sala de Aula

A melhor forma de usar uma rede social em sala de aula é aproveitando o seu grande alcance de público. Com a rede social você pode alcançar qualquer pessoa em qualquer do mundo. Já imaginou falar sobre algum ponto importante da história e poder ter a participação de algum renomado historiador durante a aula?

Como o Facebook isso se torna um pouco mais fácil. É possível conseguir entrevistas através do próprio chat das redes sociais. Isso é muito prático para uma aula, também é possível usar as redes sociais como uma extensão da aula.

Por exemplo, você usa os 50 minutos que tem para dar uma aula sobre história, falando sobre o século XVII. Ao invés de continuar o assunto e responder as dúvidas na próxima aula, você decide criar um resumo da aula em um grupo de Facebook onde os alunos podem conversar entre si, discutir suas dúvidas e serem respondidos pelo professor, isso tudo sem limite de tempo, sem limite de lugar.

Muitos alunos têm vergonha de fazerem perguntas em sala e as redes sociais podem contribuir para ele se sintam mais soltos para participarem da “aula”.

Dessa maneira a participação dos alunos aumenta e a administração do tempo das próximas aulas melhora bastante, esse é apenas um exemplo, as possibilidades são apenas limitadas pela criatividade do professor e da classe na hora de desenvolver uma aula interessante como essa.

As dificuldades de introduzir redes sociais em aulas

A primeira dificuldade na hora de introduzir esse tipo de ferramenta é o fato de que nem todo aluno tem um computador ou celular com acesso à internet, por mais que a tecnologia fique cada vez mais barata, a inclusão digital não está totalmente integrada no Brasil. Portanto é preciso pensar primeiro nesse aspecto, enquanto em uma escola particular é certeza de que todos os alunos podem acessar uma rede social, essa é uma realidade bem diferente em algumas escolas.

Enquanto as redes sociais podem sim ajudar com uma aula mais completa e interativa, ela não pode se tornar mais uma ferramenta de exclusão dentre da sala. Fiquem sempre de olho nisso!.

Quer algumas ideias de como redes sociais podem ser usadas dentro de aula? Confira 10 ideias para professor utilizar as Redes Sociais na escola

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo