Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como usar a mesa digitalizadora em sala de aula?

Como usar a mesa digitalizadora em sala de aula?

Olá, leitor!

Se quando você pensa em uma sala de aula vem a sua mente, várias mesas em filas e uma professora dando aula na frente da sala, você precisa atualizar seus conceitos.

Atualmente as configurações da sala de aula estão se modificando, mesmo que lentamente aqui no Brasil, mas há várias inovações e principalmente a utilização da tecnologia na sala de aula.

O uso de novas tecnologias tem levado os professores a se atualizarem, buscarem informações e a adaptarem para utilizar estas inovações em salas de aula.

Hoje preparamos este artigo trazendo uma dessas possibilidades, o uso da mesa digitalizadora em sala de aula. Acompanhe!

O que é uma mesa digitalizadora?

mesa digitalizadora

Fonte: Shutterstock

As mesas digitalizadoras disponíveis no mercado variam em tamanho e funções, mas são dispositivos que, essencialmente, permitem aos usuários se conectarem a um computador ou notebook e desenhar diretamente na tela.

A mesa digitalizadora funciona com software de desenho gráfico, permitindo que o usuário desenhe diretamente na tela ao invés de utilizar um mouse ou outro método de entrada.

Os profissionais que mais utilizam as mesas digitalizadoras são: o ilustrador e o designer gráfico. Atualmente, algumas escolas investem em tecnologia ao adotarem a mesa digitalizadora em sala de aula.

Como funciona uma mesa digitalizadora? Como usar?

A mesa digitalizadora se conecta com qualquer computador que tenha o sistema operacional Mac ou Windows atualizado por meio de uma porta USB.

O usuário irá utilizar a mesa digitalizadora com uma caneta sem fio como se estivesse desenhando com uma caneta no papel. O uso é parecido com um mouse, o usuário aproxima a caneta na tela da mesa sem tocar na superfície, ao fazer isso, a própria caneta emite um sinal sonoro indicando a área útil de desenho.

Quando o usuário movimenta a caneta sobre a mesa, o cursor se movimente na tela e ao tocar na mesma, executa algum comando como pintar, selecionar, arrastar, etc. Todas as ações feitas nessa área útil aparecem no computador.

Se o usuário estiver utilizando um programa de desenho, o programa irá direcionar os recursos. No entanto, caso o usuário não tiver um programa de desenho, a caneta vai funcionar como um mouse.

Programas para mesa digitalizadora

A mesa digitalizadora funciona muito bem com programas compatíveis, confira alguns destes programas:

  • Adobe Photoshop, Photoshop Elements e Adobe Creative Suite da Adobe;
  • Nik Color Efex Pro – este aplicativo é um complemento para Adobe Photoshop ou Photoshop Elements. O aplicativo oferece uma série de filtros que podem ser aplicados;
  • Corel Painter – oferece vários recursos de pintura e ilustração digital. Veja detalhes no site da Corel;
  • Sketchbook Pro – é um software desenvolvido pela Autodesk, é usado para pintura, desenho e adição de texto, outra opção é o Maya 3D, para animação, modelagem, simulação e diversos efeitos visuais;
  • GIMP – é um software livre (gratuito), um programa similar ao Adobe Photoshop;
  • Inkscape – também é gratuito, similar ao Adobe Illustrator e Corel Painter.

A marca líder de mercado de mesa digitalizadora é Wacom que disponibiliza em seu site uma lista com os programas compatíveis.

Como utilizar a mesa digitalizadora em sala de aula

A mesa digitalizadora permite aos professores, bem como aos estudantes, fazerem o que costumava ser apenas uma experiência de “caneta e papel” e transformá-la em uma experiência digital.

Utilizando aplicativos e programas de desenho gráfico há varias formas de uso, desde criar a mão livre algum esboço até desenhos mais elaborados em duas ou três dimensões.

Explorar as apresentações

Já se foi o tempo que o mais moderno era utilizar o PowerPoint com canetas de laser. Atualmente as mesas digitalizadoras oferecem recursos que podem ser utilizados para fazer desenho, gravação e animação em tempo real durante uma apresentação.

O professor pode interagir com os alunos, andar pela sala, circular, destacar ou escrever e projetar ao mesmo tempo. Quando terminar, é possível salvar a apresentação que pode ser enviada por e-mail aos alunos.

O mesmo recurso pode ser utilizado pelos alunos na apresentação de projetos, monografias e trabalhos diversos, uma forma de aliar tecnologia ao conceito de sala de aula invertida.

Explorar diversos projetos de desenho

A mesa digitalizadora pode ser utilizada para ensinar os alunos a esboçar idéias, desenhar, pintar, projetar e interagir para criar vídeos, jogos, produtos e outros projetos relacionados as diversas disciplinas como matemática e ciências, até mesmo criar modelos que podem ser impressos em impressoras 3D.

Arte digital

Utilizando uma mesa digitalizadora é possível estimular a criatividade e ensinar os alunos a fazerem combinações de cores e utilizarem aplicativos de desenhos, criar pequenos projetos, incluir noções de design de interiores, onde o aluno pode mapear seu projeto, fazer o desenho e depois compartilhar as galerias com outros alunos.

Aulas de design gráfico interativas

Os alunos dos cursos de design gráfico terão ótimas experiências se tiverem acesso aos recursos de desenhos digitais feitos com uma mesa digitalizadora, que são utilizadas por estúdios e agências de publicidade. É uma forma de valorizar o currículo do estudante.

Outros cursos que utilizam a mesa digitalizadora em sala de aula são:

  • Animação 2D/3D, edição de vídeo e gráficos de movimento;
  • Ilustração e Web Design;
  • Fotografia, Design de jogos e Design de moda.

Aulas de desenho digital com a mesa digitalizadora

Os cursos de Design Industrial, Arquitetura e Engenharia, também podem se beneficiar com aulas de desenho digital utilizando a mesa apropriada.

Gravar vídeo-aulas

Uma das possibilidades de uso da mesa digitalizadora é para gravar uma videoaula, com o intuito de explanar algum conceito e demonstrar com um desenho gráfico 2D ou 3D, ou mesmo fazer um tutorial passo a passo.

Se você é professor e se motivou a utilizar a tecnologia em sala de aula, mas sente que precisa se atualizar mais sobre o assunto, veja essa dica de curso gratuito com o título “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental” que compartilhamos aqui no Canal do Ensino.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo