Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Como transformar uma criança um leitor assíduo

Como transformar uma criança um leitor assíduo

Olá,

A leitura é fundamental para qualquer pessoa, o adulto que lê consegue se expressar melhor, fala bem, tem conhecimento mais amplo, entre outras coisas. Mas um adulto só vai ter todos esses resultados e benefícios se for uma criança que lê, por isso não deixe de mostrar as crianças a importância da leitura.

A criança deve querer ler e gostar de ler por motivos simples, porque a leitura proporciona um lazer agradável, porque ela se interessa pela história e porque muitas vezes pode viajar mesmo sem sair do lugar, mas já vamos dizer que não é fácil transformar uma criança num leitor assíduo.

Com as dicas que vamos mostrar aqui vai ficar mais fácil trabalhar a leitura com a criança, não importa se você é professor ou pai / mãe, as dicas vão funcionar para todos e será bem fácil trabalhar. É necessário dedicação para transformar uma criança num leitor assíduo, por isso veja as dicas que vão ajudar bastante.

Dicas para transformar uma criança num leitor assíduo

Para que a criança seja um leitor assíduo você precisa motivar a leitura, fazer isso não é complicado, mas precisa de estratégias. Por isso se você não sabe como fazer para transformar uma criança num leitor assíduo, veja as dicas que separamos.

Leia com elas – Por mais que seu filho já saiba ler, é importante ter um momento de leitura com eles, no caso dos professores, criar um momento de leitura na sala e deixar cada aluno ler uma parte do livro é interessante. A leitura em grupo é algo que deve ser valorizada, o livro pode ser compartilhado, todos podem fazer a leitura, por mais que muitas vezes a leitura seja algo mais solitário, criar uma dinâmica de leitura em grupo é interessante. Mostrar que todos estão lendo vai ajudar a incentivar a criança.

Adquira livros sempre – Essa é uma dica para os pais, os professores podem criar formas diferentes de dar livros para as crianças, pode ser até com uma forma de premiação, mas é função dos pais também dar livros para a criança, você pode comprar ou baixar os livros. Se a criança souber que vai ganhar livros sempre, ela vai ficar motivada para ler e também já vai pensar no próximo livro que vai querer.

Mostre que você também lê – Uma outra dica para os pais, para conseguir transformar uma criança num leitor assíduo é necessário que ela veja os pais lendo. Um pai que mostra o filho a importância da leitura, mas não pratica, não está sendo um bom exemplo. É a mesmo coisa de falar com a criança que ela não pode xingar o colega e quando você está dirigindo xinga todos os motoristas. A criança aprende muito com o exemplo, é mais fácil mostrar como faz do que falar, ela vai querer te copiar, por isso mostre que você também lê.

Cobre a leitura – Não deixe de cobrar, é função dos pais também cobrar a leitura das crianças, você precisa mostrar para ela que é importante e perguntar se já leu o livro novo. Mas encontre formas de cobrar a leitura sem precisar impor demais, você pode perguntar o que está achando da história, pode pedir para contar um pouco para você, entre outras coisas. Crie formas diferentes de cobrar a leitura sem parecer que essa é uma obrigação, as crianças não gostam de fazer nada obrigadas, por isso não torne a leitura uma obrigação, precisa ser algo prazeroso e de que ela goste.

Com essas dicas pode ter certeza que vai transformar uma criança num leitor assíduo, ela vai querer ler sempre e quando crescer vai continuar com essa prática. Os benefícios da leitura são muitos, já falamos sobre isso aqui, não deixe que seus alunos ou seus filhos fiquem sem esses benefícios.

Se souber de mais alguma dica que vai ajudar a transformar uma criança num leitor assíduo deixe seu comentário que vamos gostar de saber, agora é só compartilhar com outras pessoas sobre esse assunto. 

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo