Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como trabalhar “traços, sons, cores e formas” na Educação Infantil?

Como trabalhar “traços, sons, cores e formas” na Educação Infantil?

Olá, leitor!

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil propõe cinco Campos de Experiência essenciais para a formação das crianças, sendo que o 3° campo engloba traços, sons, cores e formas. Como o documento da BNCC é recente, muitos professores têm dúvidas sobre como trabalhar esses itens com os alunos.

Contudo, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos explicar um pouco sobre a BNCC e trazer sugestões para abordar o 3° campo de experiência. Acompanhe!

O que é a BNCC?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que descreve os aprendizados que os alunos devem desenvolver na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A proposta se baseia no Artigo 9° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o qual impõe que os órgãos públicos federais são responsáveis por estabelecer uma formação básica comum.

A BNCC começou a ser elaborada em 2015, quando 116 especialistas indicados por secretarias estaduais e municipais analisaram os currículos usados nas escolas do país. Entre 2015 e 2016, foi instituída uma consulta pública sobre o projeto, possibilitando a participação da população. A iniciativa resultou no envio de 12 milhões de sugestões para o Ministério da Educação (MEC).

No ano seguinte, o documento foi aprovado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e reconhecido pelo MEC. A intenção é que, até 2020, os currículos e os PPPs (Projetos Político-Pedagógicos) de escolas públicas e particulares sejam revistos. Também estão planejadas reformulações na formação dos professores, nos materiais didáticos e nos sistemas de avaliação.

O que são os Campos de Experiência?

Traços, sons, cores e formas na Educação Infantil

Fonte: Reprodução

A BNCC determina cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que descrevem habilidades e valores que as crianças devem adquirir até os cinco anos de idade. Cada campo traz os objetivos de aprendizagem divididos por faixa etária, ajudando o professor a planejar as atividades com os alunos.

Os Campos de Experiência propostos pela BNCC são:

  1. Eu, o outro e o nós: este campo procura estabelecer diretrizes para que a criança construa a subjetividade e a alteridade, entendendo os elementos que compõem sua personalidade, os grupos aos quais pertence e sua relação com o professor e os colegas.
  2. Corpo, gestos e movimentos: ajuda os pequenos a se posicionarem no espaço e a entenderem os limites do próprio corpo. Aqui, o professor pode sugerir práticas como brincadeiras, representações teatrais e danças.
  3. Traços, sons, cores e formas: este campo tem a intenção de estimular o contato com diferentes formas de arte, desenvolvendo a percepção estética. Valoriza a análise e a produção de músicas, desenhos, pinturas, esculturas, entre outros meios de expressão.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação: o foco é trabalhar a linguagem verbal, escrita e falada. Para tanto, são estimuladas a comunicação entre os alunos, a leitura, a escrita para retratar situações cotidianas e a representação de histórias criadas pelas crianças.
  5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: os aprendizados deste campo desenvolvem nos alunos a noção de espaço, envolvendo o corpo, os objetos e o ambiente, de tempo (físico, histórico e cronológico) e de tamanhos, além de mostrarem as transformações sofridas por estes conceitos e as relações entre eles.

Como trabalhar “traços, sons, cores e formas”?

O campo de experiência “Traços, sons, cores e formas” prevê aprendizados que ajudarão as crianças a adquirirem sensibilidade artística. O desenvolvimento desta percepção desde a infância impactará na criatividade, comunicação e expressividade que o pequeno demonstrará durante toda a vida.

O professor pode trabalhar o 3° campo de experiência incentivando o contato com obras artísticas nacionais, internacionais e permitindo que as crianças conheçam representações de realidades diferentes da sua.  A seguir, traremos algumas sugestões mais detalhadas.

Traços

Uma forma de ajudar os pequenos a desenvolverem percepção estética é promovendo atividades que envolvam desenhos, com diferentes cores, tamanhos e instrumentos de escrita. Uma dica é incentivar a criatividade do aluno, deixando-o livre para desenhar com materiais pouco convencionais.

Sons

Tendo contato com diferentes sons e gêneros musicais, as crianças compreendem melhor os ambientes em que estão inseridas. Por isso, é interessante estimular que os alunos reconheçam e produzam sons, por meio de brincadeiras, danças e cantigas tradicionais.

Cores

Desenhos, pinturas e colagens são meios de unir as crianças e as cores. Aqui, é importante desempenhar atividades que promovam a atmosfera lúdica e a interação entre os alunos, como ilustrar uma cartolina em grupo ou decorar a sala de aula junto com os colegas de classe.

Formas

Desenhos, colagens, esculturas ajudam os alunos a compreenderem as formas que os cercam. Para refinar ainda mais esta percepção, é possível incentivar as crianças a interpretarem artisticamente os objetos da sala de aula.

Gostou das nossas sugestões? Ao propor uma atividade para seus alunos, é muito importante tentar trabalhar várias habilidades simultaneamente, envolvendo mais de um Campo de Experiência na mesma tarefa.

Você tem alguma outra ideia para trabalhar traços, sons, cores e formas na Educação Infantil? Deixe aqui nos comentários!

Boa aula e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo