Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como tomar medidas preventivas contra o bullying?

Como tomar medidas preventivas contra o bullying?

Olá, leitores!

O bullying sempre existiu e isso é fato. Por causa disso muitas pessoas usam esse fato para não dar o valor necessário a esse problema. Alguns afirmam que isso é comum entre crianças e adolescentes, mas ao se tornarem adultos, conseguem viver normalmente sem marcas negativas, mesmo tendo passado por essa situação. Mas não é bem assim que acontece e isto precisa acabar, por mais que o bullying sempre apareça nas escolas, ele fere e machuca, internamente e externamente.

Você que é aluno e sofre ou pratica o bullying, esse artigo é para você! É necessário conscientizar as pessoas sobre esse problema que não pode ser comum e normal nas escolas brasileiras. Vamos falar aqui as medidas preventivas contra o bullying e, o que seria isso. O fim desse problema pode começar com as suas atitudes.

É muito bom ver o quanto esse assunto tem ganhado destaque, importância e visibilidade. E para você que não conhece o significado correto desse termo vamos explicar. A palavra bullying é um termo inglês, ele não tem uma tradução na nossa língua, mas é usado para descrever atos de violência (física ou psicológica). Geralmente para se tornar bullying o ato de violência precisa ser intencional e repetido muitas e muitas vezes, eles são praticados por uma ou mais pessoas com o intuito de intimidar e agredir alguém.

Esse é um comportamento encontrado em muitas escolas, nas quais muitas crianças ou adolescentes sofrem ou fazem bullying com as outras. E o motivo é muito diversificado, se a criança ou adolescente é diferente ou faz algo diferente isso já é motivo para sofrer com esse problema.

Quais medidas preventivas

punho-fechado-e-uma-mulher-ao-fundo

 

Para prevenir e acabar com o bullying, é necessário tomar algumas medidas preventivas, essas medidas são simples e ajudam muito nessa luta dentro das escolas. A primeira medida é a conscientização. É importante explicar aos alunos o que é bullying. Muitas vezes os alunos têm atitudes erradas, mas nem imaginam o que estão fazendo e que isso pode ferir muito uma pessoa.

A conscientização e conhecimento são os primeiros passos para prevenir o problema. Esse precisa ser um tema presente dentro da escola e da sala de aula, é preciso debater sobre o assunto. Essa sensibilização e conhecimento deve partir para toda a escola, para alunos, professores, coordenadores, pessoas que trabalham na limpeza, todos precisam conhecer o bullying e conseguir identificar quando ele acontecer.

Outra medida preventiva contra o bullying é desenvolver o relacionamento de confiança entre pais e filho e professores e alunos. Se este relacionamento existe, a criança ou adolescente se sente mais livre para contar o que está acontecendo na escola. Portanto é fundamental que as crianças e adolescentes tenham confiança em um adulto para conseguir expor o que está acontecendo ou começou a acontecer.

Uma medida preventiva muito importante é a supervisão dentro das escolas. Os pais não conseguem ficar dentro da escola vigiando seu filho para saber se está tudo certo, mas a escola pode fazer isso. O coordenador e os professores precisam ficar atentos a qualquer ato de bullying, uma simples presença de um adulto ou pessoa de autoridade já evitam muitas confusões, os jovens já sentem receio em praticar qualquer ato de violência contra outra aluno.

Essa é uma medida preventiva simples e que diminui em grande parte o problema do bullying dentro das escolas. Por último vamos citar a responsabilização. Quando o bullying acontece e a pessoa que cometeu não é responsabilizada e punida, outros se sentem mais livres para agredirem também. Em todo caso de bullying, seja ele leve ou não, o agressor deve ser responsabilizado e punido pelo seu comportamento. Atitudes que passam impunes só aumentam o medo das vítimas.

Agora você conhece as medidas preventivas que podem ser tomadas dentro da sua escola contra o bullying, não deixe de mostrar isso onde estuda e propor uma conversa com os alunos. O bullying é grave e precisa ser evitado de todas as maneiras, não faça e nem sofra calado, as crianças e adolescentes podem viver em harmonia com suas diferenças, isso é importante e deve ser incentivado a todo momento.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo