Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como testar o conhecimento dos alunos utilizando questionários online?

Como testar o conhecimento dos alunos utilizando questionários online?

Olá!

Se você já está familiarizado com os conteúdos do Canal do Ensino, bem sabe que já mostramos várias maneiras de coletar informações importantes dos seus alunos para melhorar a cada dia seus métodos de ensino. Várias dicas são bem vindas quando o assunto é ensino e aprendizagem, mas pode ter certeza, se você pretende dar um upgrade na sua metodologia, já está um passo adiante nessa estrada.

O primeiro passo para se organizar é fazer uma bela coleta de dados que lhe traga informação precisa sobre o que está funcionando, o que precisa ser modificado e o que precisa ser eliminado de sua sistemática de aulas.

Por esse motivo, hoje resolvemos dar o passo a passo de como elaborar um questionário que com capacidade de obter o máximo de dados e informações possíveis para os seus objetivos de ensino. O questionário online é a maneira fácil e mais rápida de se obter esses valores, tanto qualitativos quanto quantitativos. Isso porque sendo a plataforma digital uma das mais utilizadas hoje, se torna viável não apenas a disseminação quanto a facilidade de contabilizar e analisar dados.

Elaborar um questionário não é tarefa fácil, depende de tempo, esforço e paciência. Mas não fique preocupado, depois de nossas dicas, você estará apto a fazer um questionário online rápido e eficiente. Confira!

Como organizar as ideias para elaborar um questionário online?

questionario-online

Tenha objetivos claros

Antes de iniciar qualquer coisa que o professor se empenhe em realizar: projeto, planejamento, estratégias e até mesmo questionários é importante ter em mente objetivos claros. O objetivo geral, que a respeito de questionários pode ser a resposta hipotética de uma problemática é que direciona o alvo. Por exemplo, suponhamos que exista alguns atritos em sala de aula e o professor queira descobrir a raiz do problema, embora tenha ideia da causa, então o objetivo geral seria: entender causas de agressão em sala de aula.

Ainda falando sobre os objetivos, vamos para os objetivos específicos, continuemos com a mesma linha de raciocínio que havíamos iniciado: agressão em sala de aula.

Para mapear as questões e ter ideia amplificada de como usar as palavras corretas para obter respostas mais substanciais, é importante elencar alguns objetivos específicos como: conhecer traços de personalidade de cada aluno; analisar pontos familiares importantes; listar pontos peculiaridades em comum entre os alunos.

Os objetivos servirão como excelente guia no ato de elaboração das questões.

Defina instrumentos que auxiliem no acompanhamento das métricas e análise de resultados

Para que os resultados sejam medidos de maneira impessoal e com com maior probabilidade de acerte, e ainda transformar os resultados em gráficos; temos uma dica. O Survey Monkey é uma aplicação que funciona perfeitamente para medir resultados de pesquisas. Para usá-lo é necessário se cadastrar na página online, depois de realizar o cadastro você deverá inserir algumas informações requisitadas pelo site. O passo seguinte é seguir orientações até que se finalize as métricas.

Foco sempre nos estudantes

Parece clichê, mas frequentemente pode ocorrer que o foco saia do objeto de analise e se direcione para o observador. Lembre-se, se os estudantes devem responder aos questionários, o foco não pode de maneira nenhuma sair deles.

Mas, seguindo corretamente o tópico referente aos objetivos será difícil que o foco fuja deles. Contudo, é sempre bom ter em mente o foco.

Escolha cuidadosamente os termos-chave que desenvolverão o questionário

Os termos-chave são aquelas palavras que norteiam o contexto de uma pesquisa. No caso dos questionários deve nortear as questões. Eles são fundamentais para passar a ideia do que estão sendo pesquisados, deixando bem claro aos alunos sobre o eixo que eles devem seguir ao responder os requisitos do questionário.

Por exemplo, suponhamos que o questionário trate de comportamento agressivo, então o professor pode nortear o questionário usando os seguintes termos-chave: violência domestica; agressão psicológica; agressão verbal, comportamento agressivo; bullying.

Crie um cronograma para dividir tarefas

Caso seja necessário realizar estudos e pesquisas para elaborar o questionário, faça um cronograma: estudo e pesquisa, aplicação, análise de resultados, relatório final, apresentação. Distribua as atividades no tempo para qualificar o questionário da melhor forma possível.

Você sabe como elaborar um questionário online?

Confira agora as melhores e mais confiáveis ferramentas para fazer questionários online otimizados.

  1. TESTMOZ Este é uma aplicativo online gratuito, onde é possível elaborar questionários online. Perfeito para questionários destinados para o ensino fundamental e médio.
  2. QUESTIONPRO Este também é uma aplicação gratuita, além de pesquisas acadêmicas também é possível realizar pesquisas de mercado. Através dele é possível criar pesquisa online, distribuir as pesquisas e analisar as informações resultantes da pesquisa.
  3. QUIZ REVOLUTION Esse serviço não é gratuito, mas é interessante porque utiliza dados do Facebook, o que otimiza as informações coletadas.
  4. QUIBBLO Esse aplicativo permite que suas questões sejam compartilhadas facilmente, nas reses sociais.
  5. HOT POTATOES Se trata de um software canadense que permite que questionários, e até mesmo exercícios sejam planejados online. Através dele é possível fazer questionários acadêmicos em forma de: caça-palavras, múltipla escolha, palavras cruzadas e outros. Esse aplicativo é gratuito, mas precisa ser baixado em um computador.
  6. POLL & MATH Essa é uma das maneiras mais fáceis de se criar questionários e exercícios online. Além de facilitar a vida do professor é muito facil e agradável também para os estudantes.
  7. EDPUZZLE Se você propôs um filme ou documentário e quer saber o absorvimento do contexto, esse aplicativo é excelente. Ele oferece ferramentas capaz de promover trabalhos de edição áudio visual.
  8. CLASSMAKER Outra ferramenta gratuita, libera até 100 questionários mensais. Excelente aplicativos para professores que lecionam para turmas pequenas.
  9. QUIZSTAR Através dessa aplicação é possível que o professor produza testes e outros joguinhos, é ótimo para turmas muito complicadas de gerenciar.
  10. GOTOQUIZ.COM Outra opção para modernizar as atividades através dos quizzes. Este tipo de questionário é super dinâmico e eficiente.
  11. SOCRATIVE A melhor coisa deste aplicativo é que ele é adaptado para mobile, dessa forma seus alunos podem responder aos questionários com maior comodidade. Nele o professor além de elaborar questionários, pode criar também as provas.
  12. FLUBAROO Este aplicativo é excelente para professores que estão com tempo limitado, pois ele é capas de auxiliar na elaboração de questionários e ainda envia os resuntados para o email de cada aluno. Com ele se economiza bastante tempo, principalmente na correção de provas.
  13. QUIZ WORKS Esta aplicação também funciona muito bem para aquele professor que está sem tempo, ele ajuda na elaboração de questionário, provas e exercícios.
  14. PROPROFS QUIZ MAKER Este é mais um aplicativo perfeito para elaborar testes dinâmicos. Cria testes e questionários rapidamente e pode ser facilmente acessível quanto aos resultados.
  15. THAT QUIZ  O site, apesar de ser totalmente em inglês, pode ser utilizado para diversos níveis escolares e acadêmicos. Ele já seleciona algumas questões e temas para criar o seu próprio quiz e compartilhar com seus alunos.

Os questionários online representam uma ferramenta importante capaz de gerar dados e informações necessárias para determinados objetivos de pesquisa.  Na pesquisa cientifica é considerado um instrumento importantíssimo. E na Educação pode ser a base do melhoramento sistemático de planos de ensino. Além de ser um excelente canalizador para as pesquisas e trabalhos sociais.

A organização de ideias, tema central de pesquisa, objetivos da informação são alguns dos critérios importantes a ser levado em consideração no ato da elaboração de questionários. Além disso, a problemática deve ser levantada e muito bem definida para que os resultados obtidos através desse instrumento de coleta de dados sejá o mais próximo possível da melhoria que serão aplicadas posteriormente.

Mas, depois das dicas de hoje, com certeza não será para você nenhum problema, pelo contrário, será uma tarefa fácil e clara.

Veja o infográfico sobre como testar o conhecimento dos alunos utilizando questionários online!

como-testar-o-conhecimento-dos-alunos-utilizando-questionarios-online

Esperamos que este artigo possa lhe ser últil, não esqueça de compartilhar com os seus colegas de trabalho.

E se você tem interesse de outras dicas como essa, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo