Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Como ter boa comunicação entre pais e professores

Como ter boa comunicação entre pais e professores

Olá, leitores!

Todo professor sabe que crianças e adolescentes com pais envolvidos na escola são melhores alunos, os pais também precisam saber disso. É claro que eles não precisam estar o tempo todo conversando com os professores, mas precisam participar, saber o que está acontecendo na escola, como está sendo a aprendizagem dos filhos, entre outras coisas.

A reunião de pais e professores já ajuda muito, a boa comunicação começa nesse momento. Os professores e pais precisam se comunicar ao longo do ano letivo, por isso, para ajudar tanto os pais quanto os professores, resolvemos mostrar aqui como pode ser essa comunicação e a importância dela.

Já falamos que os pais envolvidos na escola, que se comunicam com os professores, têm filhos mais comprometidos. Isso acontece porque os pais cobram mais, eles estão atentos, sabem o que os professores estão ensinando, ajudam os filhos com dificuldade, entre outras coisas. Todo professor sonha em ter alunos com pais mais presentes e atuantes no ensino do filho, essa preocupação dos pais é não só importante como necessária.

Como pode ser a comunicação?

professor-e-estudante-conversando

A comunicação pode acontecer de diversas maneiras, os pais não precisam ir na escola o tempo todo para ter uma boa comunicação. Se você participa das reuniões da escola, quando tem dúvida manda um bilhete através do filho ou quando precisa resolver algo vai até a escola, já tem uma comunicação muito boa com o professor.

Existem diversas situações que pais e professores precisam se comunicar, essas situações não são necessariamente ruins, pode ser sim por alguma dificuldade do aluno ou por indisciplina. Mas existem situações como falta por viagem ou doença, nesse caso se o aluno perdeu algo importante ou até mesmo uma prova os pais precisam conversar na escola para resolver a situação.

Estamos falando aqui apenas dos pais procurando os professores e a escola, mas o contrário também pode acontecer. Um professor pode desejar conversar com os pais de um aluno por diversos motivos também, pode ser para falar sobre o comportamento, dificuldade na matéria, falta de compromisso, entre outros motivos. É claro que o professor pode chamar os pais também por boas razões, alguns alunos demonstram facilidade em determinadas matérias e o professor pode indicar algum curso ou algo a mais para esse aluno se sobressair.

A intensidade entre a comunicação entre pais e professores vai depender da situação de cada aluno, alguns pais conversam com os professores apenas nas reuniões, tem uma ótima comunicação e isso é o bastante. Outros pais têm mais envolvimento, além disso a idade do aluno também influencia muito nessa comunicação, quanto mais novo, maior a comunicação entre pais e professores.

As mães adoram saber o que os filhos mais novos estão fazendo na escola, como estão se comportando, se sentiram falta, choraram, sobre trabalhos e outros assuntos. Nesses casos, os professores e pais têm mais envolvimento, a comunicação acontece quase que diariamente quando os pais vão buscar os filhos na escola. A medida que a criança vai crescendo algumas conversas já não são mais necessárias, os pais não precisam acompanhar tanto o ensino dos filhos nem cobrar o dever de casa. Mesmo assim, é preciso estar atento e observar como está o estudo dos filhos.

Por fim, devemos falar sobre o papel do estudante, ele também pode contribuir e interferir na boa comunicação entre pais e professores. Em alguns casos o próprio aluno pode resolver alguns problemas e não será necessário a ajuda dos pais, ele também pode facilitar essa conversa. Quando o professor solicita os pais na escola o próprio aluno pode adiantar aos pais o assunto ou o contrário. Além disso, ele vai ajudar entregando um bilhete dos pais para o professor ou do professor para os pais.

Nem sempre é fácil lidar com alguns pais e professores, mas é muito possível ter uma boa comunicação, além de ser importante para o aluno. Ter pais presentes na escola é fundamental para que o estudante tenha um bom ensino, é necessário cobrar os filhos e professores. Lembramos também que o professor deve cobrar os pais o acompanhamento escolar dos filhos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo