Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como solicitar uma bolsa de estudo para escola particular

Como solicitar uma bolsa de estudo para escola particular

Olá, leitor!

Todos os pais, naturalmente, buscam sempre oferecer o melhor para seus filhos, mas há momentos, principalmente no cenário político em que vivemos, onde tudo está mais caro e a crise econômica parece não ter fim.

Nessas horas, fica mais difícil para qualquer família manter o padrão de vida que estão acostumados, com por exemplo, pagar escola particular para seus filhos.

Por outro lado, o receio de colocar as crianças em uma instituição de ensino pública é grande.

Há ainda aqueles pais com os filhos estudando em escola pública, e que gostariam de oferecer um futuro melhor para eles, mas não sabem como fazer para colocá-los em uma escola particular.

Isso acontece porque, infelizmente, não há investimentos necessários destinados à educação por parte de nossos governantes, o que acaba prejudicando as crianças e os jovens que precisam de um ensino de qualidade.

O ensino particular, portanto, é a melhor alternativa para que os pais possam oferecer melhor qualidade de ensino para seus filhos e um futuro melhor.

Para as situações que foram apresentadas nesse post, existe uma solução simples: procurar escolas particulares que ofereçam bolsas de estudos parciais ou até mesmo integrais!

As escolas particulares oferecem bolsas de estudos por diversos motivos, entre eles, para reduzir a inadimplência, já que muitos pais mantêm seus filhos na escola, mas não conseguem pagar as mensalidades em dia.

Ao fazer isso, com as famílias pagando valores reduzidos, é mais difícil acontecer atraso nos pagamentos, ou seja, a criança não fica sem estudar em uma boa escola particular, e a escola consegue receber seus pagamentos em dia.

Além disso, muitas crianças possuem uma inteligência que chama a atenção de algumas escolas particulares.

Nesses casos, a instituição opta por oferecer uma bolsa de estudos integral, apostando que esse ato fará com que a escola seja promovida, uma vez que a criança poderá passar em vestibulares renomados e fazer com que a escola “ganhe nome” no mercado.

Esse reconhecimento no mercado, promove a atração de novos pais que querem que seus filhos sejam bem sucedidos como a criança que era bolsista.

Obviamente a escola não anuncia que foi mérito do aluno, e sim que a escola é de qualidade e levou esse aluno a chegar tão longe.

Você se interessou em conseguir uma bolsa de estudos em uma escola particular para seu filho? Continue lendo e saiba com fazer isso!

Tipos de bolsas de estudos em escolas particulares

bolsa_de_estudo_escola_particular

Para conseguir uma bolsa de estudos em uma escola particular é necessário, antes de qualquer coisa, conhecer os tipos de bolsas de estudos e assim, escolher a que melhor se enquadra no perfil da família e principalmente da criança.

Bolsa de estudos por mérito

Essa categoria de bolsa de estudos acontece quando o futuro aluno passa por um tipo de processo seletivo na escola, geralmente com algum tipo de avaliação de conhecimento.

A partir do resultado a escola determina qual o tipo de bolsa ele se enquadra, se é parcial, ou seja, paga uma porcentagem da mensalidade, ou se será integral, quando não paga nada para estudar.

Bolsa de estudos a partir da avaliação socioeconômica

Essa modalidade de bolsa de estudos é destinada aqueles alunos que não têm condições de pagar integralmente uma escola particular.

Nesse caso, as escolas avaliam a situação socioeconômica da família e concedem descontos a esses alunos.

Programas de bolsas de estudos

Existem ainda, alguns programas de bolsas de estudos oferecidas tanto por instituições particulares quanto pelo governo.

Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil é um projeto de inclusão educacional que permite que estudantes possam ingressar em escolas particulares, com descontos de até 70% em suas mensalidades.

Por meio dessas bolsas de estudo parciais, 15 mil instituições, entre universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas em todo o Brasil, estão disponíveis para receber novos candidatos a alunos.

Ao contrário do que muitos pensam, o projeto Educa Mais Brasil não é um programa do governo. Ele é na verdade um programa da iniciativa privada criada pelo Instituo Educar, que oferece bolsas de estudo de até 70% dos custos.

Anualmente esta Bolsa ajuda mais de 140 mil alunos, e torna em realidade o sonho de muitas alunos voltarem a estudar. As modalidades de cursos oferecidos pelo Educa Mais Brasil são diversas.

Melhor Escola

No site do MelhorEscola, os pais que não possuem renda suficiente para pagar o valor integral das mensalidades de uma escola particular, podem solicitar bolsas de estudo em escolas particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em todo o país.

Acesse o site e saiba como conseguir uma bolsa de estudos em escola particular para seu filho.

Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que proporciona bolsas de estudo em escolas particulares do país.

As oportunidades são destinadas para jovens entre 12 e 15 anos de idade, com acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.

Acesse o site e saiba como conseguir uma bolsa de estudos em escola particular para seu filho.

Escola Germinare

A instituição oferece bolsas de estudo de até 100% para os estudantes aprovados no processo seletivo. O processo possui provas de matemática, português, produção textual, teste cognitivo e entrevista.

A instituição é mantida pelo Grupo J&F, controlador de empresas como JBS e Vigor.

O projeto acadêmico da Germinare tem como missão, a formação de líderes e gestores em negócios preparados de maneira efetiva, conectada à realidade empresarial, desenvolvimento de habilidades de liderança, orientação para resultados, capacidade de inovação, visão sistêmica e conduta ética.

Acesse o site e saiba como conseguir uma bolsa de estudos em escola particular para seu filho.

Solicitando uma bolsa de estudos

Na maioria das vezes, para solicitar uma bolsa de estudo para uma escola particular são exigidas as seguintes documentações:

Carta de recomendação

Uma carta de recomendação é um documento no qual são apresentadas as habilidades e principais característica dos alunos com o objetivo de convencer a escola particular de que está apto a fazer parte do grupo de alunos bolsistas.

A carta precisa ser bem elaborada e detalhada, mas de forma sucinta, para que a pessoa que for estudar o caso, não pare a leitura por se longa demais, ou pouco convincente.

Passo a passo para elaborar uma carta de recomendação

A primeira parte da carta deve conter as informações pessoais do aluno, como nome completo, idade, endereço, telefone, data de nascimento, série em que está matriculado e qual série quer ser matriculado naquela escola particular que está solicitando a bolsa de estudo.

Insira também as informações sobre os pais, como nome e profissão, além disso, coloque informações das escolas que a criança estudou anteriormente, como o nome, tempo de estudo naquela instituição, endereço e contato da escola.

Na segunda parte, você pode falar sobre os méritos da criança, como:

  • Prêmios ou campeonatos;
  • Reconhecimentos;
  • Competições, apresentações ou recitais;
  • Reconhecimentos Especiais;
  • Cópia de históricos escolar.

Na última sessão da carta de recomendação para bolsa de estudo em escola particular que você está elaborando, você pode colocar as características especiais da criança, como sua habilidade em matemática, ou em algum esporte, se a criança é facilmente sociável. Aqui você pode evidenciar os pontos fortes de seu filho.

Você não precisa enviar a primeira versão para a escola particular que você vai requerer uma bolsa de estudo para seu filho.

É interessante que você faça alguns rascunhos, leia e releia, para depois fazer a última versão da carta de recomendação.

Os benefícios de se ter uma bolsa de estudos em escola particular

Muitos pais acreditam que os dois únicos benefícios de se conseguir uma bolsa de estudo em uma escola particular para seu filho, é a economia, já que pelo menos um desconto na mensalidade é garantido, e o fato da criança ter um ensino de melhor qualidade em uma escola particular.

Entretanto, se pensarmos um pouco mais longe no futuro da criança, os benefícios são maiores, quer um exemplo? Quando essa criança se tornar um adulto e for procurar um emprego, ele pode citar que foi bolsista em escola particular.

Pode não parecer mas isso chama a atenção das empresas, pois entendem que esse candidato sempre se dedicou aos seus objetivos, que sempre se esforçou. Essa é uma característica bastante valorizada pelas empresas hoje em dia.

Outro benefício está na questão pessoal da criança, ela vai crescer sabendo que com seu empenho e dedicação, terá méritos e poderá ser beneficiado e valorizado por seu esforço.

Essa criança vai aprender a se valorizar e lutar sempre pelo seus sonhos, pode parecer simples, pois, é “só uma bolsa de estudo”, mas no íntimo da criança, isso é algo mais, é uma conquista.

O que você achou desse artigo? Seu filho tem algum tipo de bolsa de estudo em escola particular? Conte para nossos leitores com você conseguiu esse benefício para seu filho.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo