Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como solicitar e fazer uma carta de recomendação profissional?

Como solicitar e fazer uma carta de recomendação profissional?

Olá, leitores

A conquista de uma vaga de emprego não é algo muito simples, principalmente com tanta concorrência como acontece hoje.

Justamente por isso, construir uma carreira com ótima reputação, sempre buscando fazer o melhor trabalho possível em seu emprego atual é muito importante, para que no futuro você tenha uma boa referência por parte do seu empregador atual. Essa indicação é oferecida através de uma carta de recomendação profissional.

Confira dicas para você solicitar uma carta de apresentação profissional e também como fazer uma para indicar alguém.

O que é uma carta de recomendação?

As cartas de recomendação profissional são um tipo de documento ao qual os antigos empregadores atestam as qualidades profissionais e pessoais de um ex funcionário e o recomenda para quem tiver interesse.

Esta carta poderá ser feita pelo departamento pessoal, diretor, gerente ou mesmo chefe imediato.

Em universidades também se utiliza cartas de recomendação para indicar alunos para pesquisa ou para estágio.

O que vale destacar é que a pessoa indicada confirme o que está escrito, já que na maioria das vezes estas informações são checadas. Por isso quem escreve uma carta de recomendação precisa se atentar a escrever fatos que possam ser verificados.

O que deve ser destacado na carta de recomendação profissional?

Quem irá elaborar uma carta de recomendação precisa se atentar ao conteúdo, escrevendo sobre:

  • período que o profissional trabalhou;
  • função e atividades realizadas;
  • desempenho na realização de tarefas;
  • qualidades profissionais, destacando os pontos fortes e o potencial do ex funcionário por exemplo.

Ao final da carta, deixar os dados de contato de quem escreveu entre eles o nome, o cargo, telefone e assinatura.

Para quais profissionais a carta de recomendação é solicitada?

Para algumas profissões onde a experiência é bastante exigida a carta de recomendação pode ser solicitada como parte do processo de seleção e pode fazer toda a diferença para o candidato. São os casos de cuidadores de idosos, babás, seguranças, empregados domésticos entre outras situações.

Como solicitar uma carta de recomendação profissional?

carta-recomendacao-emprego

Normalmente, a carta de recomendação é pedida a antigos professores ou a pessoas com quem se tenha trabalhado anteriormente. Mas isso não significa que todos seus ex-colegas o possam fazer da melhor maneira.

Escolha alguém que o conheça o suficiente e que saiba reconhecer as suas qualidades profissionais e, além disso, também tenha uma boa reputação profissional, pois um profissional que seja refêrencia em sua área irá contar pontos a seu favor.

O candidato pode pedir uma carta de recomendação por meios indiretos como email e telefone para deixar as pessoas confortáveis quanto ao pedido, ou então pessoalmente.

Aborde a pessoa e pergunte:

  • se ela se sentiria confortável em escrever uma carta de recomendação e contribuir na sua procura de emprego;
  • se ela terá disponibilidade para escrever uma carta de recomendação e ser uma referência a curto prazo;
  • se ela conhece bem o seu trabalho e lhe pode destacar qualidades em uma carta de recomendação profissional.

Mesmo que você receba uma resposta negativa agradeça a pessoa pela atenção e passe para a próxima opção.

Sempre tenha à mão um currículo atualizado para relembrar o seu trabalho e facilitar para que a pessoa destaque pontos importantes da sua trajetória profissional no período em que trabalharam juntos.

Não se esqueça de agradecer à  pessoa pela ajuda e procure manter contato ao longo do tempo, isso irá contribuir para fortalecer seu networking.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Modelos de Carta de Recomendação Profissional

Para os profissionais ou empresários que estão procurando um exemplo de carta de recomendação, abaixo relacionamos modelos de carta de recomendação profissional que podem ser adaptados com algumas modificações e também formatados no Word para imprimir.

Modelo 1 – Carta de recomendação profissional

“Nome do remetente

Cargo/Empresa

Endereço

Contato

Data

Sr. [Nome futuro empregador/empresa que esta se candidatando],

Tive o privilégio de trabalhar durante meses com [Nome candidato] na empresa [Nome empresa] . Estivemos juntos em alguns projetos. Como colega de trabalho, é bom colega, sincero, líder, contribui com grandes ideias, apresenta sempre opções/alternativas quando surge imprevistos.

Tem iniciativa para novos projetos, tem uma boa dinâmica de trabalho. Estou satisfeito/a por ter tido a oportunidade de trabalhar com ele/a. Ele/a tinha boas relações com todos os colegas e estava sempre pronto/a para ajudar. É uma pessoa muito acessível.

Posso recomendar [Nome candidato] fortemente para o cargo que ele/a ambiciona.

Atenciosamente,

[assinatura]”

Modelo 2 – Carta de recomendação acadêmica

“[Dados de contato]

[Data]

A quem possa interessar:

Estou escrevendo esta referência por solicitação de [Nome do Aluno], que está se inscrevendo para um estágio de verão na [Nome da Empresa]. Conheço [Aluno] há [período] em minha função de professor na [Nome da Escola]. [Aluno] participou de [Nome do Curso] e [Nome do Curso], ministrados por mim, e obteve notas altas nesses cursos. Com base nas notas, na presença e na participação em sala de aula de [Aluno], classifico seu desempenho acadêmico em minhas aulas como excepcional.

[Aluno] tem vários pontos fortes a oferecer a um empregador. Ele está sempre interessado em ajudar outras pessoas. Por exemplo, [adicione um exemplo de experiência específica]. [Aluno] também aprende muito rápido. [Adicione outros pontos fortes].

Concluindo, recomendo [Aluno] sem ressalvas. Se o desempenho dele em minha aula for uma indicação do desempenho que ele teria no cargo disponível, [Aluno] será uma adição extremamente positiva à sua organização. Se precisar de informações adicionais, entre em contato comigo pelo número [telefone] ou por email em [endereço de email] a qualquer momento.

Atenciosamente,

[Nome e Assinatura]”

Modelo 3 – Carta de recomendação para profissionais autônomos

A quem possa interessar:

O sr(a). (NOME DO PRESTADOR DE SERVIÇOS) trabalhou para mim no período de __/__/____ a __/__/____, na função de (FUNÇÃO), desempenhando as atividades de (ATIVIDADE 1), (ATIVIDADE 2) e (ATIVIDADE 3), nas quais demonstrou competência profissional e lealdade.

Nesse período, foi uma pessoa idônea, cumpridora dos seus deveres, sendo acessível e com boa comunicação.

Sendo assim, é com satisfação que o(a) recomendo como sendo uma ótima contratação.

Fico à disposição para maiores detalhes.

(NOME DO ANTIGO CONTRATANTE)

ENDEREÇO: (ENDEREÇO)

TELEFONE: (TELEFONE)

ASSINATURA

Modelo 4 – Carta de recomendação para empregada doméstica

Para: [Colocar o nome do futuro empregador]

Prezado Senhor [Empregador]:

A Senhora [Nome da Empregada Doméstico], portadora da cédula de identidade RG: [inserir número da documentação], trabalhou em minha residência durante o período de [dia da entrada] a [dia da saída], no cargo de Empregada Doméstica e desempenhou durante este tempo todas as rotinas de maneira exemplar, prestando serviços com eficiência e demonstrando total aptidão profissional, demonstrando extrema facilidade em desempenhar novas funções, além de transmitir exemplarmente seus conhecimentos aos outros colaboradores.

Veio por meio desta, confirmar que honestidade, capacidade, competência, determinação e idoneidade são atributos explícitos na trabalhadora. Entendo ser minha obrigação recomendá-la como uma excelente nova posição em sua residência ou empresa, na qual terá muito a acrescentar.

Atenciosamente,

[Nome e assinatura]

Aproveite esses modelos e demonstre iniciativa quando for solicitar uma carta de recomendação.

Revise e mantenha seu currículo atualizado. Aproveite estes 8 Modelos de Currículo para Você Baixar aqui no Canal do Ensino.

Estas são etapas que farão diferença na sua participação de processos seletivos.

Veja o infográfico de como solicitar e fazer uma carta de recomendação profissional

Como solicitar e fazer uma carta de recomendação profissionalmarcadagua

Sucesso!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo