Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Como será a nova tecnologia 5G?

Como será a nova tecnologia 5G?

Com a chegada da nova tecnologia 5G, a conexão com a internet móvel apresentará mudanças significativas na sociedade

Olá, leitores!

A nova tecnologia 5G promete revolucionar a forma como nos relacionamos com a internet ao fornecer uma conexão de internet mil vezes superior ao 4G que utilizamos nos tempos atuais.

A tecnologia dominante no Brasil ainda é o 3G, pois o 4G ainda está em fase inicial em nosso país e em muitos outros países pelo mundo. Contudo, isso não impede que empresas e países desenvolvam e testem tecnologias da quinta geração.

Antes de falarmos sobre o 5G, precisamos ter uma ideia do que se trata, então, vamos lá!

O que seria o 5G?

O número 5 antes da letra G refere-se ao numeral referente a geração da conexão, portanto se trata da quinta geração tecnológica de conexão móvel sem fio.

Contudo, ainda pode haver mudanças e outras fases dentro da tecnologia 5G, porque até mesmo o 4G possui dois padrões e seus antecessores, 3G e 2G, também se apresentavam com variações dentro do mesmo modelo.

Quais são as possibilidades da tecnologia 5G?

A quinta geração da internet móvel trará muito mais do que uma velocidade de alta frequência na rede e vídeos de qualidade de resolução 4K carregados quase que instantaneamente.

O 5G fará com que a internet esteja presente em todos os pontos de nossas vidas, a era da internet das coisas. Devido a isso, a demanda de dispositivos móveis e coisas conectadas à internet aumentará tanto que necessitará de uma rede de alta capacidade de conexão, pois estima-se que 7 trilhões de dispositivos estarão conectados quando os objetos tiverem acesso à tecnologia 5G.

Essa nova geração está sendo tratada pelos cientistas devido a todas as promessas e revoluções que a tecnologia promete, dentre elas: carros e cidades inteligentes conectadas à internet, cirurgias a distância, o uso da robótica em nosso cotidiano e a integração de vários produtos e objetos do dia a dia no mundo digital – para se ter uma ideia, muitas casas inteligentes, onde tudo poderá ser controlado através do celular, estão sendo criadas baseadas na conexão 5G.

A modo geral, o 5G trará inovações tecnológicas que irão além das telecomunicações.

Aspectos gerais da nova tecnologia 5G

elementos-de-tecnologia

Apesar de todas as mudanças citadas acima que serão possíveis a partir da tecnologia 5G, separamos alguns pontos principais para vocês que se interessam em saber mais sobre o assunto. Confiram:

Velocidade

Os padrões da velocidade da conexão 5G ainda não estão definidos, mas logo nos primeiros testes foi possível estimar uma média de transferência de 1 gigabyte por segundo, uma velocidade extremamente superior ao 4G, algo equivalente a mil vezes a sua capacidade de conexão.

Conexão

Outro ponto positivo da internet 5G deverá ser no quesito de conexão, porque os cientistas pesquisadores sobre o assunto dizem que a conexão não apresentará falhas, ou seja, sua internet móvel não vai “cair”. Sendo assim, o 5G também apresentará mais segurança na conexão e por isso será aplicada em áreas mais específicas e importantes como no trânsito (através de carros com pilotos automáticos) e na medicina (através de cirurgias à distância).

Custo

Como toda nova tecnologia, com certeza, pelo menos nos tempos iniciais, estima-se que a conexão 5G não será nada barata – ainda mais no Brasil, onde há o histórico de uma das maiores taxas de cobrança pelo uso da internet.

Mas também não será um valor muito elevado, estima-se que seja cobrado um pouco a mais do que o valor cobrado pelo o uso do 4G atualmente. Contudo, ao tempo que a tecnologia for se intensificando, existe a possibilidade de o valor baixar e tornar-se extremamente popular.

As empresas já discutem sobre isso e todas têm a mesma opinião ao quererem que o 5G seja acessível ao maior número de pessoas devido às mudanças tecnológicas que trará e às inovações na forma como nos relacionamos com a internet e com os objetos do nosso cotidiano.

Previsão

A previsão para a chegada da nova tecnologia 5G ainda não é exata. Contudo, estima-se que até 2020 todos os usuários estejam conectados nessa nova geração de internet móvel.

Mas existem outras pessoas que dizem que a tecnologia demorará algo em torno de 10 anos até chegar a países como o Brasil, porém, nunca se sabe, como a geração de dados em telecom muda a cada dez anos, pode ser que em 2020 os brasileiros estejam conectados através dessa nova tecnologia.

Contudo, as inovações sobre a internet das coisas ainda é uma promessa, apesar de haver vários estudos e produtos sendo desenvolvidos nesse sentido, nada ainda pode ser afirmado.

Mesmo assim, os governos ainda estão a debater os padrões do 5G, como também terão que se adequar a esses mesmo padrões para que estejam aptos a utilizar tal conexão.

A mudança acontecerá a longo prazo, é fato. Contudo não nos impede de imaginarmos como será o futuro da internet e como no futuro teremos uma integração de muitas coisas para as redes e o meio tecnológico.

Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo